sexta-feira, 13 de março de 2009

Economia Virtual: O que é IPO? (Initial public offering) - Oferta Pública Inicial

Essa é a primeira fase de uma empresa na bolsa de valores. É uma fase onde as ações são oferecidas ao mercado por um determinado valor, e por um determinado tempo (por ex, 30 dias).

Uma vantagem de se comprar ações em IPO, é o fato de poder pagar menos em muitos casos. Partindo de você mesmo, se você tem confiança na empresa em que investiu, comprou as ações por L$ 10 cada por ex, por quanto você venderia essas ações? Obviamente, não por menos que L$ 10, ou sairia no prejuízo. Levando isso em consideração, podemos concluir que empresas com bom grau de confiabilidade tende a ter o valor das ações elevadas.

Considere os seguintes aspectos ao avaliar se vai investir numa empresa em IPO:

1- Total de ações da empresa: Quanto maior o número de ações, maior o número de acionistas provavelmente. Em geral, isso faz com que o mercado não aponte para uma elavação brusca no valor, porém, tem mais chance de ficar com valores estáveis.

Considere por ex que uma empresa colocou em IPO 300 mil ações a L$ 1 cada, você comprou 100 mil, e outras 2 pessoas 100 mil. Se vocês 3, não quiserem vender por menos de L$ 2 cada ação, e a empresa começar a mostrar bom resultado, provavelmente o mercado vai começar a comprar por sua ordem aberta de L$ 2… Esse é um caso em que investir na IPO pode ser muito lucrativo.

2- Total de ações em IPO: Leve em consideração que a diferença entre o total de ações da empresa e o total de ações em IPO, é o número de ações que já estão ativas na empresa. EX na OIG da ACE quando foi para IPO: Total Shares: 850.000 / Shares to issue publicly: 500.000… Logo, 500.000 ações foram para IPO, a OIG já funcionava com 350.000 ações, que neste caso, eram de Bencly Sewell. Ai você pergunta, o que isso tem a ver? Tem a ver, que eu poderia simplesmente ter criado a IPO, jogado todas as informações iguais, colocando no lugar de 850.000, um total de 1 milhão de ações por ex. Logo, eu teria 150.000 ações a mais. São detalhes a se ver no prospecto de uma empresa, para ver se está com o valor justo ou não.

3-Cash on hand (dinheiro em mão) + Tangible Assets (outros ativos): O total destes, deve refletir o patrimônio atual da empresa. Veja a diferença deste valor para a diferença do valor de ações já existentens na empresa. Se uma empresa leva a bolsa 1 milhão de ações no total, 500 mil para o público, e mostra nesse patrimônio que tem atualmente 100 mil, fica assim:

ATUAL

Ações Atuais: 500 mil
Patrimônio Atual: 100 mil
Valor real de cada ação atual: L$ 0,20

IPO

Valor em IPO das outras 500 mil ações: L$ 1 cada
Valor arrecadado no final da IPO (sem contar taxas): L$ 500 mil
Patrimônio total:
L$ 600 mil
Ações totais:
1 milhão:
Valor real de cada ação: L$ 0,60

Supondo que a mesma empresa tivesse 500 mil como patrimônio atual, daria:

Ações Atuais: 500 mil
Patrimônio Atual: 500 mil
Valor real de cada ação atual: L$ 1

IPO

Valor em IPO das outras 500 mil ações: L$ 1 cada
Valor arrecadado no final da IPO (sem contar taxas): L$ 500 mil
Patrimônio total:
L$ 1 milhão

Ações totais:
1 milhão
Valor real de cada ação: L$ 1,00

Procure ver se o prospecto da empresa está bastante claro. Enquanto algumas pessoas levam uma proposta para a bolsa, vendendo as ações por L$ 1 e tendo como valor real L$ 0,40 outras podem levar a mesma proposta com o valor real em L$ 1.

Por fim, a questão da liquidez das ações é muito importante. Algumas empresas levam propostas e ficam muito tempo para concluir a IPO, prendendo o dinheiro do investidor por várias e várias semanas, sem valorizá-las nesse tempo. Devido a esse problema de manter o dinheiro travado, algumas novas idéias estão sendo apresentadas no SL, como por ex a venda de ações em uma fase de IPO por um valor crescente (quem compra antes paga menos. Veja ex da e-capex: http://www.mercadolinden.com/prospecto.pdf)

Ex de prospecto na ACE: http://ace-exchange.com/symbol/OMG/profile

Por falar em prospecto, em breve começarei a divulgar no MundoLinden grandes oportunidades de investimento de empresas que já fecharam acordo com a E-Capex, como o RPG DarknesFall, a Virtual Lands e outras.

Um abraço,
Bencly Sewell - CEO OIG

http://www.oiglive.com

Um comentário:

Joana Flamand disse...

Leio esse blog faz um tempinho já hehe
adicionei nos links do meu
se puder visita :))