terça-feira, 24 de março de 2009

Nasce o primeiro banco real, criado a partir de um mundo virtual

A MindArk, empresa sueca que criou o metaverso Entropia Universe anunciou na semana passada que a autoridade financeira da Suécia concedeu licença para o seu banco virtual (Mind Bank AB) operar no mercado financeiro oficial do país.

Por Jean Liberato

Isso permite que o banco virtual do mundo Entropia, seja um banco com operações reais, facilitando ainda mais atividades dos residentes e ampliando os horizontes da simulação, que a cada dia passa a ser mais real.

Transações como troca de moedas reais por PED's (moeda virtual do Entropia), crédito de PED's em cartões de crédito, emissão de cartões de crédito, resgate de créditos por moeda real, abrir operações mistas de investimento em bolsas de valores reais, criar fundos de investimento com moedas virtuais, depósitos bancários com moeda virtual, e outras infinidades de operações possíveis. Tudo isso fiscalizado pelas autoridades estatais européias, sob o regime das leis bancárias da Europa.

A cotação atual oficial de troca, entre o Dólar Americano e o PED é de 10 PED's para cada US$1. Para ter idéia, comparada ao Second Life, com seus Linden Dollares, a moeda do Entropia é mais valorizada, porém tem menor liquidez (facilidade de circulação/troca). Cada dólar compra oficialmente cerca de L$231.

Como um país real, a Mindark tem atenção no controle da inflação de seu mundo simulado. Para isso lança mão de técnicas econômicas adaptadas para seu metaverso. A intervenção "estatal" está presente no controle de itens disponíveis no mercado, fazendo assim que certos ítens de jogo sejam muito raros, como alguns minérios ou até mesmo descobertas científicas simuladas, que podem simular até a descoberta de uma sequência de DNA de um ser extinto no mundo virtual a milhares de anos.

O Universo Entropia é formado por vários planetas, muitos deles iniciativas de investidores privados, que adquirem total direito de exploração dos recursos do game, sob remuneração de franquia repassada pela Mindark. Em todos os planetas haverá a presença do Mind Bank, com agências e caixas eletrônicos. Qualquer cidadão residente em Entropia já tem o direito de adquirir um cartão de crédito internacional, que permite saques dos PED's em moeda local através da Rede Cirrus, e tem um custo anual de US$30,00.

Vale a pena conhecer Entropia. Minha experiência nesse metaverso foi bem interessante, porém é um mundo virtual muito mais fechado e restritivo, em relação as possibilidades de criação de desenvolvimento permitidas pelo Second Life. Há a possibilidade de lucro no Universo Entropia, mas o investimento para que isso seja possível é alto, fechando demais o mercado para empresas e desenvolvedores que pretendam explorar comercialmente o sistema.

Origem: http://www.mundolinden.com/

Nenhum comentário: