quinta-feira, 24 de junho de 2010

Philip "Linden" Rosedale volta para o Second Life, M Linden está fora!

Após 2 anos em que deixou o cargo de C.E.O. (Presidente) da Linden Lab (empresa que detém os direitos do Second Life), o criador do mundo virtual mais cultuado da Internet mundial, volta para seu posto original.

por Jean Liberato "Lindman"
Editor


Philip reassumirá a função, pelo menos em caráter interino, no lugar de Mark Kingdon (M Linden) que confirmou hoje a tarde os rumores de sua saída da empresa.

Em nota oficial, Philip Rosedale agradeceu aos quase dois anos de trabalho realizados por Mark, dando ênfase às melhorias de sistema, estabilidade no grid (servidores) e principalmente pela contratação de grandes talentos junto ao mercado, que formam um time de executivos de primeira linha e permanecerão na empresa.

Assim que Mark deixar a Linden, Philip contará com Bob Komin como seu novo parceiro na gestão do laboratório, ele será o novo C.O.O. (Vice-Presidente de Operações). Bob havia sido promovido a C.F.O. (Vice-Presidente Financeiro) da empresa, em janeiro passado, ainda na gestão de Mark Kingdon.

Em sua postagem oficial no blog do Second Life, Philip Linden confirma que este seu retorno terá foco no desenvolvimento tecnológico; sua capacidade de desenvolvimento é muito grande, ele foi o responsável por criar o sistema de áudio stream utilizado pelo Real Player. A ideia será tornar o Second Life mais fácil de ser utilizado e melhorar ainda mais as interfaces do mundo virtual.

Finaliza sua postagem confirmando que está com muita energia, muito entusiasmo e a mente aberta para o desenvolvimento necessário. Deseja que o Second Life continue a crescer, a surpreender e que mude o mundo!

"Isso é o que me motiva a levantar todas as manhãs. Apesar dos desafios que surgem com uma mudança tão brusca, estou feliz em escrever hoje neste blog, sentado em nosso escritório em São Francisco, rodeado pelos muitos Lindens que fazem de tudo possível. Aguardem que teremos muitas novidades", finaliza Philip.

Nota do Editor

O blog MundoLinden.Net acompanha a vida virtual no Second Life desde 2007 e nesses três anos e meio, vimos muitas mudanças. De um projeto totalmente novo, cheio de problemas e instabilidades, o mundo virtual da Linden Lab tornou-se uma grande economia virtual, onde milhões de pessoas compartilham suas vidas, suas experiências e geram relações verdadeiras, através da realidade virtual proposta pelo universo 3D.

Recentemente a empresa demitiu mais de 30% da base dos seus funcionários. Em nossa opinião, haveria apenas duas situações possíveis que justificassem esta decisão; uma mudança radical com a finalidade de reestruturar a empresa, ou uma outra possibilidade, que seria a preparação da empresa para que fosse vendida a algum gigante da Internet.

A saída de Mark Kingdon torna qualquer opinião acerca disso, mera especulação. Philip é um grande gestor de desenvolvimento, mas é também o principal interessado em fazer do
Second Life um projeto que seja eternizado, para isso, deve conseguir integrar ao projeto uma gigante da tecnologia. Poucas seriam as empresas com capital suficiente para adquirir o controle da Linden Lab, neste caso apenas 3 grandes concorrentes seriam os prováveis compradores da "Linden Lab": IBM, Google e Microsoft.

Sem querer especular, acredito que os movimentos recentes indicam uma possível venda da Linden Lab ou fusão com uma gigante da Internet. No passado o Google ofereceu cerca de US$ 100 milhões para tornar-se dono do
Second Life, o board diretivo da empresa recusou a proposta. Após anos de sucesso e crescimento contínuo estima-se que a empresa criadora do Second Life tenha atualmente um valor de mercado aproximado de US$ 566 milhões.

Mas uma coisa é certa, o
Second Life não fechará suas portas, pois, sua economia virtual movimenta mais de US$2,5 milhões ao dia, gerando um PIB superior a US$900 milhões/ano!!! Além disso, foi lançado recentemente o novo programa de acesso (viewer), considerado muito mais fácil de utilizar-se em relação à versão antiga.

O novo motor gráfico já está em funcionamento, sendo permitida a importação plena de mashup's 3D (objetos e personagens) de programas externos, como por exemplo Blender ou Maya. Isso causará um impacto enorme na capacidade de produção de itens, trará mais segurança aos desenvolvedores e agitará ainda mais este gigantesco mercado de bens virtuais.

Nos vemos no Second Life!

Jean Liberato
Editor

Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"

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