segunda-feira, 30 de junho de 2008

Congresso Second Life na Educação / RJ

Ocorreu no último sábado o Congresso Second Life na Educação, Capítulo Rio de Janeiro, na Faculdade CCAA. A edição carioca do congresso brasileiro sobre o uso do metaverso em atividades educacionais foi promovida simultaneamente na RL (real life ou primeira vida) e no SL.

Após o sucesso da primeira edição, ocorrida em São Paulo em dezembro de 2007, chegou a vez do Rio de Janeiro ser escolhido para sediar o mais importante evento acadêmico brasileiro sobre o uso do Second Life em atividades educacionais.

Embora conhecido por muitos, o SL ainda é um mistério para boa parte dos internautas e, principalmente, para os profissionais do ensino. O evento teve como objetivo, apresentar informações básicas sobre o Second Life como ambiente virtual de ensino e de novos ambientes utilizados na educação, reuniu palestrantes de diversos pontos do país, de instituições como a IBM, ABED, ESAB, Círculo Interativo, UBV e UFRJ.

O congresso foi idealizado pelos professores Carlos Valente e Rodolfo Nakamura e teve a coordenação do professor Marcos Pereira (no SL Archanjo Arcadia), faz parte do calendário de eventos brasileiros em comemoração aos 5 anos de existência do Second Life.

Na ocasião do primeiro evento, foi lançado o livro "Second Life e Web 2.0 na Educação", que apresenta uma parte teórica sobre o assunto e as vivências práticas dos autores, João Mattar e Carlos Valente, dentro desses ambientes. Nesta nova edição do congresso, os temas foram novamente abordados numa visão ampliada e complementada pelas experiências dos demais palestrantes.

Após a mesa redonda, foram lançados oficialmente a segunda edição da revista Avatar Mundos Virtuais e o Grupo de Pesquisadores Brasileiros de SL na Educação, da UBV.

O evento ocorrereu simultaneamente na RL e no SL. A parte física foi realizada no auditório da Faculdade CCAA e a virtual no Teatro Rachel Luzes da Universidade do Brasil Virtual (UBV) na ilha Fortes Perez Cultural.

Para maiores informações sobre o congresso e seus desdobramentos, acesse www.sleducacao.com.br.

Na RL (primeira vida):
Faculdade CCAA
Av. Marechal Rondon 1460 – Riachuelo
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20950-202
Fone: (21) 2156-5000


No SL:
Universidade do Brasil Virtual (UBV)
Teatro Rachel Luzes
Fortes Perez Cultural 139, 229, 30
Contato: Archanjo Arcadia

Origem: Mundolinden.com
Publicidade:

Nenhum comentário: