terça-feira, 1 de julho de 2008

Encontro sobre a revolução digital inaugura série de eventos no NAVE

No próximo dia 5 de julho será inaugurado o projeto Descolagem, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (RJ) e o Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, que promoverá uma série de eventos na área “Usina de Expressão” do Núcleo Avançado em Educação (NAVE).

O tema da Descolagem de abertura é "A cultura digital e o impacto da tecnologia no mundo moderno", e será desenvolvido por Sílvio Meira, cientista-chefe do C.E.S.A.R., Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, que mescla tecnologia, educação, ensino e pesquisa de forma exemplar; Ronaldo Lemos, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV-Direito Rio, cujos trabalhos estão relacionados aos assuntos Direito, Tecnologia e Cultura; Lúcio Abbondati, médico e desenvolvedor de jogos, que prega os benefícios dos games para o desenvolvimento de um indivíduo saudável e criativo; e Fábio Seixas e Marco Gomes, empresários de sucesso cujos negócios tomaram forma na internet.

O evento contará ainda com uma apresentação multimídia e intervenções do VJ/DJ Nepal. O jornalista e blogueiro Beto Largman é o curador dos eventos e fará a moderação dos mesmos, junto com o pioneiro da internet brasileira Cris Dias.

Os convidados poderão conhecer também a Expo_Games, uma exposição com instalações sobre o universo dos jogos eletrônicos, cuja curadoria é do artista multimídia Batman Zavareze.

O QUE É DESCOLAGEM

Descolagem pode ser uma palestra, mas também uma mesa redonda, um filme, uma performance, um curso, workshop ou o meio de difusão de informação e conhecimento que mais se adequar ao momento, à proposta, ao assunto, ao século em que vivemos.

Na Descolagem, qualquer um pode ter a palavra. Os próximos temas serão anunciados com antecedência no site do NAVE, de modo que o participante que se considera expert no assunto proposto poderá se candidatar a apresentar seu trabalho - seja presencialmente, em vídeo ou em outros formatos adequados. Assim, a palavra é democrática, não se limitando apenas aos nomes conhecidos.

Os meios são a mensagem: uma vez que os temas serão ligados à tecnologia e ao pensamento inovador, as apresentações poderão ser feitas em vídeos gravados, videoconferência, demonstrações de softwares, acesso imediato a sites e até mesmo performances. Os participantes são encorajados a inovar em suas apresentações.

Perguntas podem ser feitas e opiniões podem ser dadas tanto presencialmente como à distância (sujeitas a moderação), uma vez que será possível acompanhar o evento ao vivo, via streaming, pela internet. Ferramentas de blog, microblog, SMS e e-mail serão fundamentais para a transformação da Usina de Expressão do NAVE num espaço de troca de experiências, fazendo com que a comunicação seja a principal tônica dos encontros.

O material das Descolagens (vídeos, estudos, apresentações) ficará disponível on-line após os eventos - assim, o projeto contribui com farto material de pesquisa, tanto para o público interno do NAVE como para o internauta interessado.

SERVIÇO
Sábado, dia 5 de julho de 2008
A partir das 14h
Rua Uruguai, 204 – Tijuca

Os interessados em participar devem enviar uma mensagem para descolagem@gmail.com com o título “Quero Participar” e no corpo da mensagem informar o nome, idade e ocupação. Como o número de inscrições é limitado, enviaremos uma mensagem confirmando o convite. O encontro contará com transmissão ao vivo pela internet, neste site, a partir das 14h30

NAVE

O NAVE é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que utilizem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio. No Rio de Janeiro, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O NAVE é formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários. Modelo similar foi implantado em 2006 pelo Oi Futuro no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, em Recife (PE) – escola pública de horário integral que desenvolve, entre outras atividades, uma fábrica de jogos, onde os alunos aprendem a produzir jogos eletrônicos. Para saber mais sobre a escola, o site www.onave.org.br compila as notícias relevantes sobre o projeto. Releases do NAVE e da Expo_Games seguem anexos.

PARTICIPANTES DA PRIMEIRA EDIÇÃO:

SILVIO MEIRA

Silvio Meira, mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutor em Ciência da Computação pela University of Kent at Canterbury (1985), atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, onde coordena projetos de pesquisa. Fundou o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), instituto dedicado à criação de produtos, processos, serviços e empresas usando Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

http://www.cesar.org.br/
http://www.cin.ufpe.br/
http://smeira.blog.terra.com.br/


RONALDO LEMOS

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo e Mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito - Rio. Presidente da organização internacional iCommons. Professor visitante na Universidade de Oxford. Professor-titular dos cursos de graduação e pós-graduação da FGV Direito - Rio e coordenador da área de Propriedade Intelectual na Escola de Direito da FGV. Autor, dentre outros, do livro Direito, Tecnologia e Cultura e de diversos outros artigos em publicações nacionais e internacionais. Colunista mensal da revista Trip.

www.direitorio.fgv.br
www.overmundo.com.br
www.direitodeacesso.org.br
www.creativecommons.org.br


NEPAL

DJ, videomaker e produtor musical, Nepal vem desenvolvendo seu trabalho na área de mídia digital desde 2000, com a formação do coletivo digital Apavoramento Sound System, formado por artistas multimídia como DJs, editores, VJs e designers, que tem movimentado o mercado carioca com projetos ligados à área de entretenimento e novas mídias para a TV, festivais de música, cinema e perfomances audiovisuais.

http://www.apavoramento.com/


FABIO SEIXAS

Fabio Seixas é empresário e analista de sistemas pela PUC-Rio. Possui 12 anos de experiência em projetos e empresas de internet, já tendo passado por empresas como iBest, Comunique-se, Tessera Internet e WeShow. Foi um dos criadores do Prêmio iBest e fundou sua primeira empresa de comércio eletrônico em 1997. Atualmente é sócio-diretor do Camiseteria.com.

http://blog.fabioseixas.com.br
http://www.camiseteria.com


LUCIO ABBONDATI

Médico homeopata, em 1989 Lúcio fundou o Além da Imaginação, centro cultural em Niterói que dispunha de uma biblioteca especializada em ficção científica, quadrinhos adultos, arte e ufologia, uma videoteca especializada em séries antigas de TV, espaços para jogos e atividades como coral e partidas de RPG. Hoje, além da clínica médica, Lúcio Abbondati desenvolve jogos eletrônicos e de tabuleiro, ministra palestras sobre o lúdico na educação (e suas variações) e tem, em parceria com sua mulher, Lúcia, um livro publicado e um programa no canal 16 da Net.

http://www.criadordejogos.blogspot.com/
http://programamultideias.blogspot.com/


MARCO GOMES

Desenvolvedor de projetos e interfaces para a internet desde o final dos anos 1990. É aficcionado por tecnologia e livros de ficção-científica. Praticante de Parkour, treina o desenvolvimento físico e mental para situações de emergência. Sócio-fundador da Boo-Box, trabalha para tornar o marketing na internet mais interessante e eficiente.

http://boo-box.com
http://marcogomes.com
http://meadiciona.com/marcogomes


BETO Largman

Jornalista e blogueiro especializado em tecnologia, internet e design, Beto Largman gerenciou projetos inovadores ligados a tecnologia e mídias eletrônicas, arte e cultura, além de ter editado revistas, colaborado em inúmeros programas para a TV e realizado projetos de produção musical. Beto Largman é o curador do projeto Descolagem.

http://oglobo.globo.com/online/blogs/largman/
http://br.youtube.com/feiramoderna
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDG83397-8382-15,00-FEIRA+MODERNA.html
http://profile.myspace.com/betolargman

Cris Dias

Um dos primeiros blogueiros do país, é diretor da Vilago, empresa com foco completo no mercado de blogs. Tem mais de 10 anos de experiência como analista de sistemas, sendo cinco deles como líder de equipe, passando por grandes empresas no Brasil, EUA e Canadá. É Administrador de Sistemas Linux desde 2002, com graduação técnica em Marketing.

http://www.crisdias.com/
http://www.vilago.com/


A Ilha Buzios apoia o evento.

Press-Release: Largman comunicação e Meta Mídia Digital
Publicidade:

Um comentário:

Kamila disse...

boo!

Obrigado por citar a boo-box em seu blog!

Você ja pensou em utilizá-la em todos os seus posts para deixá-los muito mais completos?