quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Regiões? Ilhas? Como isso é dividido?

O Second Life está divido em regiões (em inglês regions), áreas de 256 m x 256 m ou 65535 m². Estas áreas que também são conhecidas como ilhas ou sims(abreviação da palavra simulators), recebem nomes como Brasil, RJ City, Cosy Beach, HI5, Freebie Island, etc. e em muitos casos, estão ligadas entre si formando grandes blocos e até mainlands (continentes).

Para verificar se a região em que o seu avatar se encontra está ligada a outras, basta consultar o mapa (tecle Ctrl + M para visualizá-lo). Veja:

Utilize o mapa no Second Life e veja a distribuição das regiões próximas.

Quando duas ou mais regiões estão conectadas, podemos nos deslocar de uma região para a outra andando ou voando. Caso contrário, só é possível chegar ao local por meio de teleporte direto. Alguns locais como Ilhas de Orientação são sempre isolados, por questões de controle de acesso.

Cada região pode ser loteada entre um ou mais proprietários. Estes lotes são conhecidos como lands ou simplesmente terrenos e também podem receber um nome. O nome do terreno em que o nosso avatar se encontra é exibido na parte superior da tela, à direita das coordenadas X,Y,Z. Já o nome da região é apresentado à esquerda.

Nome da região, seguida das coordenadas, classificação e nome do terreno.

Um detalhe importante a ser notado é a classificação da região que também é apresentada na barra superior. Há locais com a classificação PG (abreviação de Parental Guidance) que indicam áreas livres de conteúdo com conotação sexual, violência, linguagem agressiva, etc. e áreas com a classificação Mature destinada a conteúdo adulto.

Tudo no Second Life possui um owner (em inglês proprietário), inclusive as terras. Se elas estão onde estão é que porque alguém pagou para que a região fosse criada e paga um valor mensal para que continue a existir. Isto é necessário para manter os servidores que rodam as regiões e o restante do sistema e as equipes de desenvolvimento e suporte do Second Life.

Em outras palavras, não há como chegar em um lugar e se apoderar do mesmo como tenta fazer o MST (Movimento dos Sem-Terra) no Brasil ou à bala como se fazia por todo mundo no passado. Quem quiser ter o seu terreno, precisa pagar por ele. É possível comprar terras diretamente da Linden Lab ou de terceiros.

No caso da terra de terceiros, não há a necessidade de ser usuário Premium, mas existem algumas restrições que você não encontrará em terrenos vendidos pela Linden. Em outras palavras, pesquise bastante antes de comprar e esteja atento, pois como já deve saber "o Diabo está sempre nos detalhes".

Para descobrir quem é o proprietário de uma determinada terra e se a mesma está à venda, basta efetuar um duplo clique sobre o nome do terreno ou da região na barra de informação. Note que em versões mais recentes do cliente do SL foi incluído um novo ícone na barra superior para sinalizar que o terreno no qual estamos se encontra disponível para a compra.

Inspecionando detalhes do terreno.

E para finalizar essa nossa overview sobre terrenos no Second Life, é importante ressaltar que uma terra pode pertencer a um único usuário ou a um grupo de usuários.

Origem: Second Life Radar
Adaptado do livro "Dominando o Second Life", autoria Claudio Ralha


Publicidade:

3 comentários:

Tiamat disse...

ah muito boa matéria. muita gente me procura para saber essas coisas e perco um tempo precioso explicando..acho que vou manter uma url do post para indicar para o pessoal que quiser saber mais detalhes.
muito bom!

Cláudio Ralha disse...

Oi, Jean

só faltou colocar nos créditos que adaptei o texto deste post do meu livro Dominando o Second Life. Para maiores detalhes, visitem:

http://secondliferadar.blogspot.com/2008/09/dominando-o-second-life-o-guia-ideal.html

Grande abraço,
Cláudio Ralha
Editor do portal Second Life Radar

Jean Liberato disse...

fala Cláudio

está corrigdo no post.

Valeu.

Jean Liberato
Editor