sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O Second Life não é mais o SEU mundo!

Não é novidade para ninguém que a Linden Lab vem mudando a sua política de marcas ao longo dos últimos anos. Bom, mas o que mais chama a nossa atenção é o fato de que a cada dia, o SL deixa de ser considerado por eles como um mundo colaborativo!

Por Jean Liberato

Na verdade, a cada mudança estão distanciando os residentes da propriedade da marca e do produto Second Life.

Em 2004, ainda era um mundinho de testes, mas o lema que fez deste mundinho de testes um mundo virtual a ser copiado, era: "Your World. Your Imagination.", Seu Mundo. Sua Imaginação!

Que bonitinho, não? O sucesso do mundo virtual certamente aconteceu baseado no "nosso" mundo e na "nossa" imaginação. Mas a Linden Lab sentiu-se atraída pela ganância! E talvez deve ter se arrependido por delegar a comunidade, parte da propriedade sobre o que é hoje o maior mundo virtual de todos.

Em 2005 mantiveram o mesmo Slogan, como podemos ver ao lado.

Mas as mudanças vieram e foram mostrando que a cada ano que se passava, a Linden Lab deixava os residentes mais distantes da "propriedade" do "seu" mundo virtual. Em 2007 criaram o programa "In SL", que proibia o uso das marcas do Second Life, até mesmo por blogs e pelos residentes. Essa atitude contrariou totalmente o que a própria Linden Lab incentivou no início.

Quando o SL não era nada, a empresa permitiu aos residentes que poderiam usar os termos relacionados como "SL" ou "2nd Life", ou ainda a logomarca com a "Mão e o Olho". Mas em 2007 pribiram esta prática e criaram um mecanismo de controle, para cadastrar blogs, sites e produtos que utilizavam-se do Second Life como meio de produção para seu conteúdo.

Um dos efeitos mais claros, foi a mudança do nome do maior site de vendas on-line para produtos do Second Life, o SL Exchange, que a partir desta mudança, passou a chamar-se XstreetSL.

Atualmente o banner ainda é focado no tema antigo, mas a nova versão de testes do novo site mostra que isso vai mudar. Já em 2009.

O novo site, é feio, limitado e para piorar, sumiram com o lema que fez do Second Life o que ele é!

Sem os residentes, criando o seu "mundo", não existiria o "Segundo Mundo", não existiria "SegundaVida", ou seja, o próprio Second Life não existiria.

Será que os Lindens estão tão arrogantes a ponto de não enxergar isso?

Sabemos e respeitamos que a criação e os direitos sobre a tecnologia é totalmente da empresa Linden Lab, mas, ela poderia ter o bom senso de expandir este sucesso e compartilhar tal êxito com quem realmente fez de seu produto algo interessante e de sucesso, que são os Residentes!

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

Nenhum comentário: