segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Estou de volta!

Olá amigos do MundoLinden.com, após tirar uns dias de descanso, bagunçar demais com meus filhos e descançar a cabeça dos problemas do dia-a-dia estou de volta, para trazer informações e gerar debates interessantes, sobre nosso tema, que é o Second Life e outros mundos virtuais.

por Jean Liberato

Assim que cheguei, percebi que muitas coisas aconteceram nos últimos dias.

1 - NOVO RECORDE de residentes simultâneos, registrado ontem, domingão 18/01/09. O grid fritou com mais de 81.000 residentes conectados. Fritou mesmo, pois foi também um dos maiores momentos de instabilidade do SL.

2 - na última semana problemas com o grid que há muito tempo foram superados, voltaram para assombrar todos os residentes. Teleportes não funcionaram, saldos financeiros zerados, inventários inativos, construção de objetos problemática, etc. De acordo com a Linden Lab, tudo já era previsto, pois estão realizando uma grande manutenção nos servidores. Será?

Sejamos todos bem vindos ao ano de 2009 dentro do metaverso. E este ano promete ser outro que "bombará" na vida digital. Uma enxurrada de noobies é esperada, pois, o SL será tema da nova novela das 8 na Rede Globo.

Particularmente acho que a Glória Peres é fraquíssima como autora e muitas vezes cria esteriótipos grotescos encarnados em seus personagens. Já vimos isso acontecer com vários segmentos sociais, onde ela cria uma vaga imagem da pessoa ou do grupo e transforma em um "monstrinho" que é explorado no horário nobre da Globo. Peões de Rodeio, Rockers Topetudos, Góticos, Caminhoneiros, Árabes, entre outros grupos já tiveram o "prazer" de passar pela experiência.

Pelo visto não nos resta muita esperança, pois, a personagem que será uma viciada em Second Life, segue firme como uma pessoa não muito bela na vida real que cria uma avatar gostosona no SL e vive uma "ilusão" entre os dois mundos. Como se isso fosse a realidade de todos os residentes.

Por que ela não colocou como personagem uma pessoa que venceu? Um investidor que fez do Second Life algo rentável? Temos vários exemplos, brasileiros que hoje administram continentes gigantes (com mais de 100 ilhas), lojas famosas que vendem milhares de dólares por mês, jogos de RPG que faturam rios de dinheiro virtual e geram lucro real. Mas deve ser melhor para a audiência criar o estereótipo de uma pessoa frustrada, feia que encontra paz no mundo simulado. Eu particularmente discordo desta fórmula derrotista.

Agora é esperar e ver como isso será recebido pelo público. Certamente muitos novos brasileiros vão querer experimentar o mundo virtual por causa da novela. Teremos a partir de hoje uma nova invasão de noobies brazucas e como somos os mais velhos nossa obrigação é ajudá-los para que não caiam nas mãos de golpistas, de griefers e de grupos mal intencionados.

Ainda nesta semana, publicarei a já famosa análise do ano de 2008, comparando-o com 2007. E adianto que ao contrário do que dizem os "profetas do apocalipse" de plantão, o SL cresceu, amadureceu e continua crescendo e muito, com uma taxa de 40% ao ano. Em época de crise econômica este número é impressionante.

Grande abraço e nos vemos no Second Life!

2 comentários:

Tiamat disse...

Benvindo de volta.. senti falta das matérias da Mundo linden.

Até onde vi no blog do SL eles tão mudando a infraestrutura dos servidores - que péssima hora para bater récordes de usuários online..hehehehehehe e pelo jeito essa bagunça ainda vai levar umas semanas para se resolver.

Não assisti a novela, mas quem viu disse que não eram cenas do SL, mas de outro mundo virtual.. acho que eles devem usar um ambiente controlado para evitar penetras na novela... o..O´

Bel Ragu disse...

Olá! adorei o blog e as materias!
realmente no domingo foi muito complicado para logar, logo vi que estavam organizando a bagunça!
bjão!