quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Criador do The Sims agora está no Second Life



Will Wright, uma lenda no mundo dos games e considerado por muitos como sendo o maior gênio dos jogos de simulação (de sua mente saíram clássicos como The Sims, Sim City e Spore) agora é membro do Conselho de Administração da Linden Lab, empresa desenvolvedora do Second Life.

Escrito por Jean Liberato "Lindman"
Editor do MundoLinden.Net

Talvez esta seja a notícia mais importante para o Second Life nos últimos 3 anos. O mundo virtual da Linden tem ficado a cada dia menos atrativo para o grande público (mainstream), ou seja, saiu de moda. Porém com a chegada do atual CEO, Rod Rumble em janeiro deste ano, ex-Vice Presidente da Eletronic Arts, responsável pelo desenvolvimento do The Sims, muitas coisas começaram a  mudar, buscando fixar e ampliar o público do Second Life e deixá-lo cada vez mais ativo no metaverso. Rod foi o responsável pelo convite feito a Will Wright para ingressar no Conselho da Linden Lab.

O "deus" do The Sims acaba de "baixar" no nosso metaverso SL e ai o que pode mudar??? 

Tudo deve mudar a partir de agora. O cara é um gênio, criou a franquia de jogos de simulação  de maior sucesso na história e já havia tentado desenvolver um metaverso similar ao Second Life, quando lançou pela EA o The Sims OnLine que fracassou devido a natureza fechada do jogo. Natureza fechada esta que é inversamente proporcional ao modelo aberto e colaborativo adotado pelo SL. Onde residentes criam e comercializam livremente itens dentro do mundo virtual, os chamados bens virtuais, sem precisar para isso recolher taxas sobre o comércio, basta ser um residente Premium.

Em 2002, o editor do blog New World Notes, Wagner James Au entrevistou Will questionando-o sobre o que pensava do futuro dos jogos MMO (Massive Multiplayer OnLine) ao estilo The Sims e ele respondeu "eu acho que uma outra abordagem para MMOs é que você deve dar aos jogadores mais do que uma tela", Wright disse ainda que "é preciso deixar os jogadores criarem a história, o tema, o roteiro, tudo e a empresa deve se concentrar em ser inovadora por meio do desenvolvimento dos mecanismos do jogo". 

Ou seja, com base no que pensava Will Wright já há 12 anos atrás, podemos ver que a Linden Lab deve reforçar ainda mais o foco nas melhorias do sistema, do viewer (programa de acesso) e dos pacotes para residentes premium, tornando ainda mais atrativo manter terrenos e incentivando a assinatura mensal oferecendo maiores benefícios para quem é assinante.

Esta notícia é muito animadora para os desenvolvedores de conteúdo no SL (designers de avatares, programadores, administradores de regiões e ilhas, promotores de eventos, DJs, donos de lojas e etc).

Costumo dizer para meus amigos mais próximos, que espero pelo dia que uma empresa gigante da tecnologia compre o SL ou a Linden Lab e dê totais condições do metaverso espalhar-se pela Internet, rodando livremente browser (Explorer, Firefox, Chrome ou Safari). Isso para mim será o grande sucesso do SL, que entrará novamente no mainstream da Internet, mas de forma irreversível, trazendo muitas oportunidades para quem desenvolve conteúdo e o revende "in world".

A chegada de Will Wright reforça o que penso, pois, trazem para dentro do Second Life quanto negócio um nome de peso no cenário dos games de simulação, para ampliar ainda mais a simulação que ocorre no metaverso criado pela Linden Lab.


Informação oficial: Linden Lab

Nos vemos no Second Life!!!

Jean Liberato
Editor

Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"

Nenhum comentário: