quinta-feira, 10 de julho de 2008

Google cria mundo virtual no estilo 'Second Life'

Usuários podem acessar o ‘Lively’ de outros sites, como redes sociais e blogs. TVs espalhadas no universo paralelo exibem clipes do YouTube.

O Google disponibilizou nesta semana o acesso a um mundo virtual chamado “Lively”, que segue o estilo de “Second Life”: nele, o internauta cria um avatar (personagem) para interagir com outros habitantes desse universo. A ferramenta em inglês é gratuita e dividida em salas (rooms) temáticas: ilha, descanso, velho oeste, World of Warcraft, ficção científica e utopia, entre outras. Para participar, o internauta deve ter mais de 13 anos.

O Google, diz a agência Associated Press, acredita que a novidade encoraja muitas pessoas a mergulharem em diferentes realidades, porque o programa não está amarrado a um site como o “Second Life”. Depois de instalar um pequeno pacote de software, diz a agência, o usuário pode acessar o ‘Lively’ de outros sites, como redes sociais e blogs.

O programa já é compatível com o site de relacionamentos Facebook e o Google trabalha para associá-lo ao MySpace. “Sabemos que as pessoas já passam muito tempo socializando, então queremos tornar essa experiência mais divertida”, disse Niniane Wang, engenheiro do Google que coordenou o projeto. A empresa tem planos de vender anúncios nesse mundo virtual.

Os usuários podem criar avatares do sexo feminino, masculino ou até espécies diferentes. Esses personagens assumem identidades novas, mudam de roupa e também expressam emoções. Além disso, é possível criar salas temáticas, que vão de cafeterias a ilhas exóticas: qualquer um desses ambientes comporta aparelhos de TV que exibem clipes do YouTube, selecionados pelo próprio usuário.

Visite no Lively os lugares brasileiros vinculados ao Second Life (basta ter uma conta Google e instalar um pequeno plugin):

Bar Mundolinden.com

Help Brasil

Ilha Brasil

Origem: G1 (globo.com)
Publicidade:

Nenhum comentário: