terça-feira, 8 de julho de 2008

IBM e Linden Lab anunciam finalmente interoperabilidade entre OPENSIM e grid oficial

As empresas anunciaram em conjunto ontem, que as suas equipes de desenvolvimento realizaram uma operação de teleporte oficial, partindo do mundo oficial da Linden (grid oficial) e chegando em um mundo de testes, hospedado em outro servidor, externo ao oficial.

Apesar de não parecer uma novidade, pois no mês passado tal fato já havia ocorrido através de desenvolvimento livre, conforme noticiamos em 08 de junho de 2008, o fato chama atenção por ser uma experimento oficial, envolvendo a Linden Lab e a poderosa IBM.

Em breve, todos os mundos virtuais estarão unidos, através do OPENSIM.

"Na verdade a Linden Lab começará um Open Grid Público Beta, no mês de julho, fazendo com que o Second Life Preview Grid (Beta Grid) tenha suporte para login e teleporte, no protocolo Open Grid (projeto Open Source oficial da empresa)", explicou Hamilton Linden, no blog oficial da empresa. "Esta primeira fase do Open Grid Público Beta foi criado para desenvolvedores que queiram testar a interoperabilidade de seus grids OpenSim com o grid oficial do Second Life.

Inicialmente apenas será permitido o teleporte entre os mundos, os objetos em inventário e valores em dinheiro (Linden Dollares ou dinheiro dos outros mundos) não serão permitidos ainda.

A IBM tem parte importante no projeto, pois, já contribui no desenvolvimento do projeto OpenSim e será a principal intermediária entre a comunidade de desenvolvedores e a Linden, facilititando ainda mais o processo de integração dos sistemas, que permitirá aos grids privados (outros mundos virtuais), conectarem-se ao protocolo do grid oficial da Linden - o metaverso Second Life.

Para as duas empresas, este é um passo no sentido da segurança, pois é inevitável que mundos virtuais comuniquem-se no futuro e a IBM deseja ser a garantidora da base de segurançpa neste processo. Já a Linden Lab terá sua plataforma distribuida livremente ampliando ainda mais o universo de utilizadores do Second Life.

Colin Parris da IBM, afirma que a principal característica deste processo é garantir a segurança na interoperabilidade de bens e valores (objetos e dinheiro virtual) entre os mundos virtuais, tendo como base o mundo virtual da Linden Lab (Second Life).

Finalizada a integração, um projeto iniciado no Second Life poderá ser concluído ou transferido para qualquer outro mundo virtual que tenha compatibilidade com o protocolo OpenSim.

A Linden Lab vê a chance de ter seu sistema adotado como padrão, para a futura navegação 3D on-line,"nós acreditamos que a interoperabilidade entre mundos virtuais hospedados em servidores distintos, é essencial para que nosso projeto atinja seu potencial pleno", explicou Hamilton Linden.

No Brasil, está em desenvolvimento o LifeSim (da StudioGrafics), um mundo virtual que utiliza o protocolo OpenSim e busca uma forma de permitir aos brasileiros explorar todo o potencial do Second Life, com custos acessíveis, bem como, customizar plenamente seus projetos, inclusive garantindo a segurança sob seu próprio firewall corporativo (hospedando o projeto nos servidores da empresa cliente). O projeto brasileiro está em fase de finalização e será aberto para testes até o final do mês de julho.

"Agora estamos certos que o OpenSim vá deslanchar, pois, com o apoio oficial da Linden Lab e da IBM, temos a certeza que nosso projeto está no caminho certo. A participação oficial da Linden, demonstra que eles desejam realmente descentralizar os servidores que fornecem acesso ao metaverso Second Life, desafogando a necessidade de manterem um data center gigantesco, pulverizando o acesso através de investidores privados pelo mundo. Este passo vai revolucionar a navegação 3D no mundo", afirma Rubiano Oliveira, CEO da StudioGrafics.

Origem: MundoLinden.com
Publicidade:

Nenhum comentário: