sábado, 26 de julho de 2008

Mundos Virtuais em análise

A KZERO, uma empresa de consultadoria em mundos virtuais com sede em Cambridge, Reino Unido, publicou recentemente um impressionante estudo que analisa os inúmeros mundos virtuais.

Apesar de desconhecer a metodologia e os detalhes da investigação (mas que podem ser solicitados por mail à KZERO), ficam aqui alguns gráficos para reflexão.

Registos em Mundos Virtuais 2003/2008 relacionados com a idade dos residentes:


Clique na imagem para ampliar.

Mundos Virtuais por Setores (2º trimestre de 2008) - 'Sports', 'TV/Film/Books', 'Content Creation' - relacionados com a idade dos residentes:



Mundos Virtuais por Setores (2º trimestre de 2008) - 'Socialising/Chat', 'Casual Gaming', 'Misc' - relacionados com a idade dos residentes:


Mundos Virtuais por Setores (2º trimestre de 2008) - 'Mirror Worlds', 'Roleplay/Fantasy/Quests', 'Toys/Real World Games' - relacionados com a idade dos residentes:



Mundos Virtuais por Setores (2º trimestre de 2008) - 'Music', 'Fashion/Lifestyle', 'Education/development' - relacionados com a idade dos residentes:



Mundos Virtuais por Setores (2º trimestre de 2008) - Visão Geral - relacionados com a idade dos residentes:


Clique na imagem para ampliar.


Dos dados apresentados pela KZERO na Virtual Worlds Expo em NYC em Abril deste ano, podem ser retiradas algumas (muitas) conclusões interesssantes. Sobretudo porque refletem uma sistematização profunda que, embora seja discutível, ajuda a contextualizar as discussões e comparações. Ficam apenas alguns números:

- 48 mundos virtuais estão em versão final ou 'beta' aberta
- 25 mundos virtuais estão em desenvolvimento ou em versão 'beta' restrita
- entre os 73 mundos virtuais analisados, apenas Second Life e HiPiHi destinam-se aos consumidores com 30 anos ou mais e ambos na categoria denominada 'Content Creation' (criação de conteúdo).

Origem: Discursos do Outro Mundo

Publicidade:

Nenhum comentário: