quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Guerra virtual, treinamento real

Um sistema conhecido pelos game-maníacos viciados em combates realistas, chamado VBS (Virtual Battle Space) chegou para se consolidar como uma tendência. A empresa tcheca Bohemian Interactive Studios, desenvolveu seu jogo militar em 2001, o Operation Flashpoint, foi um grande sucesso, principalmente pelo realismo nas situações de combate.

Devido ao enorme sucesso, a empresa desenvolveu um sistema de treinamento bélico não presencial, que ocorre num mundo virtual, eis que nasceu então o VBS, que atualmente já é utilizado em treinamentos coletivos de combate, para fixar técnicas militares em pelotões e principalmente para dar experiência prática, mesmo que virtual, aos soldados dos EUA, da Austrália e da Nova Zelândia.

A novidade é que o VBS2 permite a partir de agora interatividade 3D mais realista e tem muitas opções de combate aéreo, o que é uma evolução para o sistema. Simuladores aéreos profissionais, são totalmente baseados em games famosos como o Fligth Simulator da Microsoft.

No Second Life existem simulações semelhantes, com grupos formados por militares e admiradores da estratégia bélica, como publicamos nesta matéria de 18 de julho de 2008, são os chamados Exércitos Virtuais. O mais conhecido pelo público brasileiro é o Exército Brasileiro, baseado na ilha Kierman, comandado pelo General Lucci (ou no SL, 2202Lucci Slade), que é um militar de carreira na vida real e trouxe para o Second Life sua experiência, compartilhando com outros militares e com pessoas que admiram as simulações bélicas. Para se alistar e participar do pesado treinamento simulado (exige bastante disciplina) e combater exércitos pelo mundo no Second Life, falem diretamente com o General Lucci.

Abaixo um vídeo demonstra o funcionamento do VBS2, totalmente imersivo e realista:



Se o vídeo não funcionar, clique aqui.

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

Nenhum comentário: