quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Efeito pós crise das Openspaces: Mundo 3D Encolhe!

Depois de reajustar os preços das ilhas conhecidas como OpenSpaces, conforme publicamos em uma série de postagens no decorrer de outubro e novembro deste ano, o primeiro efeito veio neste mesmo mês de outubro, com a primeira redução de tamanho dos terrenos simulados no mundo virtual.

por Jean Liberato.

Desde o princípio do Second Life, este é o primeiro registro de encolhimento no mapa mundial simulado do sistema. Porém, é bom registrar que não trata-se de uma redução na quantidade de residentes, mas apenas um efeito sobre a quantidade de terreno virtual administrado por estes.

Este efeito era previsível, pois a própria empresa permitiu a conversão de ilhas OpenSpace (Voids ou também conhecidas como Low Prims) em ilhas convencionais, sob o pretexto de que sua finalidade foi deturpada pelos residentes, que foram morar e fazer lojas em lugares inicialmente criados apenas para serem espaços vazios, gerando sobrecarga no processamento de dados.

Tecnicamente, como tenho conhecimento do funcionamento do sistema que é a base do SL, através do projeto LifeSim, posso afirmar que houve de fato redução na necessidade de hardware para processar as informações. Um servidor de boa capacidade pode processar até 20 ilhas com tranqüilidade e a redução inicial é de 1538 ilhas até o momento, o que significa cerca de 76 servidores a menos. Ou seja: sobrará esta capacidade para melhorar o processamento atual, sem a Linden Lab precisar investir mais em data centeres.

Conforme as imagens publicadas, com base no site oficial do Second Life, houve uma redução de 1538 ilhas, encolhendo o mundo virtual em 19% em comparação ao seu território anterior (de 1.404.048 m2 para 1.137.376m2). Resta saber se isso, de fato, vai melhorar a lentidão e os efeitos alegados pela empresa, para justificar o aumento de preços que adotou, como ferramenta de expurgo para os residentes que habitavam tais regiões.

Nossa previsão é uma redução ainda maior, até o final de dezembro, de aproximadamente 35% a 40% do tamanho do grid, anterior às medidas polêmicas da Linden Lab.

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

3 comentários:

GAME FOR PC disse...

Gostaria de saber e nos proprietarios de ilhas open que investimos milhares de lindens!
E agorra o que vamos fazer qual e a melhor alternativa para nois inventidores de baixo porte tipo eu que ja investi cerca de 200k em uma land open como vou ficar?
para poder compra uma land full na lindenlab tem que ser premiun para ser premio tem que pagar se eu nao me engano 79 dolares ate ai tudo bem ate que eu pagaria so que eles so aceitam cartao de credito internacional inclusive para a aquisisao da land que custa cerca de 1.000 dolares sem falar do tyer de uma full que e 390 dolares nos brasileiros como vamos consegui pagar isto tudo de tyer "ISTO E UM ABSURDO" ESTAO NOS ESPULSANDO DO sL.
Duron3oretorno bravin

Ecommerce in Brazil disse...

Risos...

Eu devolvi um void há 2 dias atrás.Tou pensando em devolver mais um.Vamos ver.

Só uma correção, Guru...Sabemos que o programa q simula as ilhas é um arquivinho besta de 600k e que só faz manipulação de XML e acesso a imagens.É possivel sim rodar umas 20 ilhas em um servidor até modesto.Só que na LL um sim de 15000 prims roda dedicado por processador.Então um core 2 quad virtualizado roda 4 ilhas cheias.E um servidor de um só processador sem virtualização roda 4 voids.

Abs, Henry

Mag disse...

Para o Game for pc: não é preciso ser premium para ter uma ilha full não. Você pode comprar um full sim da linden com uma conta básica, pois são cobranças separadas. A tier de uma ilha full custa 295 dolares por mes (alem do preço de aquisicao de mil dolares). Se vc nao quiser pagar a taxa de aquisicao pode alugar uma ilha sem precisar de cartao de credito internacional, basta comprar lindens ou negociar o pagamento em reais com algum brasileiro que aluga ilhas (tem varios!). Se vc tem uma openspace provavelmente sua tier vai aumentar, só isso. Converse com o dono real da ilha para ver o que ele pretende fazer, com certeza se vc pagar o valor de tier atualizado ele não irá entregar a ilha e vc não perderá sua land.

Marco, tb devolvi um void ha algum tempo antes de saber do aumento, mas devolvi pq era impossivel fazer qquer coisa nela de tanto lag.
Tem um opensim rodando num servidor na empresa em q trabalho há varios meses(so pra brincar mesmo, foi uma iniciativa da minha chefa pra "unir" a equipe na epoca). No começo só umas 3 ou 4 pessoas acessavam, era tranquilo. Agora tem dias que mais de 20 funcionarios estao logados e criando coisas lá, e a ilha ta cheia de objetos, tem uma replica do predio em q trabalho feita em detalhes e a galera tá sempre testando coisas. As vezes nem parece que estamos no open pois o lag eh igual ao do sl. Mas a parte engraçada eh q foi graças a esse open que algumas pessoas entraram no sl, pois antes nunca tinham se interessado pelo mundo 3d.