quinta-feira, 5 de março de 2009

Linden Lab esconde dados econômicos

Desde o final de dezembro do ano passado, a Linden Lab ocultou de todos os links que davam acesso às estatísticas econômicas e demográficas de seu mundo virtual.

Especialistas em Second Life, apontam como principal motivo a necessidade da Linden Lab esconder a perda de território em seu mundo simulado. Após a mudança na política de preços para as antigas regiões Openspace (atualmente Homeastead, aquelas com 3750 prims em 65 mil m2); foi o principal fator que afetou em cheio a Linden Lab.

Estima-se que a perda de território no mapa mundial simulado foi de 20%, o que reflete na propriedade de terceiros sobre terrenos privados. Isso implacaria uma redução de faturamento de aproximadamente 10% para a Linden Lab, tendo em vista que estas ilhas eram de menor custo.

O impacto na falta de informações importante é enorme, pois, pessoas que acompanhavam dados estatísticos do mundo virtual, tiveram a sua principal fonte de informação retirada do site oficial do Second Life.

Eu mesmo aqui no blog MundoLinden, publicava regularmente, todos os meses, análises com base nessas informações. Porém, tornou-se impossível analisar os dados financeiros e demográficos do SL, após a mudança repentina na política da empresa.

Com a chegada de M Linden, o novo C.E.O. (Mark Kingdom), a transparência foi sumindo aos poucos. Inicialmente foi adotada uma política de repressão interna, desmotivando muitos funcionários (os chamados Lindens), inclusive causando a saída de pessoas importantes na concepção do projeto Second Life desde o início (como Cory Ondrejka, ex-VP de tecnologia e criador da linguagem LSL, base do sistema).

Veja abaixo, dados que foram ocultados pela Linden Lab, em relação ao Second Life. Esses dados eram públicos a mais de 4 anos:

Página da área de estatísticas



Dados sobre total de terrenos em uso

Dados financeiros em L$, de provisões e custos internos no SL

Total de transações entre residentes ao mês


Total de residentes que fizeram transações no mês

Total de pessoas que tiveram lucro em L$ no mês e o volume desse lucro

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

Nenhum comentário: