sábado, 4 de julho de 2009

Jogador rouba do mundo virtual para pagar dívidas reais

Diante de dívidas no mundo real, uma pessoa que costumava ser confiável em um popular jogo online roubou dinheiro do banco virtual que dirigia e o converteu em dinheiro real no mercado negro. Diferente do Second Life, o EVE on-line não permite a livre negociação de valores por créditos do jogo.

O "crime" ocorreu no EVE Online, um jogo que conta com mais de 300 mil assinantes, cada um pagando 15 dólares ao mês para jogar. Eles ganham riqueza por meio de trabalho árduo, manipulações de mercado ou eliminação de rivais em um futuro distante no qual os seres humanos colonizaram as estrelas.

O EBank é a maior instituição financeira do EVE, com milhares de depositantes e está no centro do escândalo.

"Basicamente, o personagem dele é uma das pessoas que dirigem o EBank há algum tempo. Ele tirou dinheiro (virtual) do banco e o trocou por dinheiro real", disse Ned Coker, da CCP, a companhia islandesa que desenvolveu o jogo.

O presidente-executivo do EBank, um australiano de 27 anos que trabalha no setor de tecnologia e se identificava apenas como Richard, desfalcou o banco em cerca de 200 bilhões de créditos interestelares, a moeda virtual do jogo.

O jogador, que era conhecido online como Ricdic, violou as regras do jogo ao vender os fundos virtuais roubados por 5,1 mil dólares. Ele vendeu o dinheiro virtual para jogadores que preferem comprar créditos em vez de ganhá-los jogando.

"Foi uma decisão tomada por impulso", explicou o jogador, casado e pai de dois filhos, em uma entrevista.

Ele afirmou que recebeu um spam sobre um site de troca de créditos por dinheiro real e aproveitou a oportunidade para cobrir o depósito de sua casa e despesas relacionadas a problemas médicos de seu filho.

"Vi um caminho que poderia tomar e decidi que desfalcaria o banco para resolver (dificuldades) na vida real."

Informações sobre o roubo logo se espalharam pelo mundo de EVE. Usuários em pânico começaram uma corrida ao banco, preocupados com a possibilidade de perder o dinheiro acumulado caçando piratas ou minerando asteroides.

Ironicamente, se ele tivesse apenas roubado o dinheiro online, Ricdic poderia continuar no jogo. Mas ao trocá-lo por dinheiro real, ele violou as regras e a CCP suspendeu sua conta.

Origem: Reuters

2 comentários:

maurici0ferrer disse...

11 dias sem atualizar, sera o fim do blog?

Jean Liberato disse...

Não será o fim do blog.

Mas certamente é falta de tempo do editor eheheheheheh

Em breve eu volto. Estou com muitas coisas em andamento, principalmente desenvolvendo conteúdo novo no Second Life, mas em breve devo postar pelo menos 1 vez por semana.

Afinal de contas, somos o último remanescente no que se diz respeito a blogs sobre Second Life no Brasil.

:)

Abração.

Liberato
Editor - MundoLinden.Net