por Jean Liberato

Muita gente vai dizer que o Twitter tem 100 milhões de contas, o Facebook 200 milhões, etc. Porém estes exemplos não são a base que devemos comparar o SL, eles não são propriamente Mundos Virtuais. Na verdade são ferramentas sociais para a Web 2.0. E mais, o SL é um produto altamente rentável, lucrativo, já sabe como ganhar dinheiro, atingiu seu ITM há pelo menos 3 anos atrás e permite que seus usuários (na verdade "residentes") também lucrem explorando o mundo virtual.
Enquanto o Twitter e o Facebook ainda sofrem para entender como lucrar com seus respectivos produtos, o SL gera riqueza, lucra e distribui grande parte desta riqueza para seus "moradores". Portanto, não morreu e está longe de morrer.
O Second Life é o um verdadeiro Mundo Virtual simulado em 3D. E neste segmento reina absoluto, os concorrentes mais próximos ou pecam na complexidade do software que dificulta o uso massivo, ou ainda, não permitem a liberdade na criação e comercialização de itens, como é comum no SL.
Essa liberdade produtiva e comercial, movimenta diariamente mais de US$2,5 milhões em trocas de bens virtuais (incluindo aí sua moeda particular, o Linden Dollar - L$ - cotado atualmente em R$1,00 = L$135). O mercado mundial virtual do SL gera um PIB anual aproximado de US$900 Milhões. Caso o SL fosse um país, estaria melhor que muitos países reais e seria classificado pelo menos a frente de 30 nações pequenas, de acordo com dados do FMI em 2006. Se compararmos com a economia brasileira, o SL é tão rico quanto Palmas, Capital do Estado do Tocantis e mais rico e produtivo que 70% das cidades brasileiras - dados do IBGE em 2007.
Continuarei torcendo, trabalhando seriamente e divulgando o Second Life no Brasil, pois, acredito que seja a principal ferramenta em atividade, que propõe a realidade imersiva.
Em breve esta realidade imersiva poderá ser utilizada, massivamente, como a ferramenta adequada e de baixo custo, para projetos de formação social, profissional e educacional; ampliando os horizontes daqueles que tenham ideias mas não encontram as soluções viáveis no momento.
Parabéns Second Life, parabéns Linden Lab, continuem no seu caminho firme, que certamente nos tornaremos o padrão e a base tecnológica da futura WEB 3.0, permitindo o desenvolvimento da navegação em 3D para todos, servindo como alicerce desta mudança conceitual, da velhota Internet 2D, para a moderna Internet 3D.
Nos vemos no Second Life!
Jean Liberato
Editor
Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"
3 comentários:
Outro post?! Wow!!
E Parabéns ao SL!!
eheheheheheh estou tentando voltar a atividade de antes no blog, mas está difícil pacas!!!
Pelo menos uma postadinha por dia não vai me matar. Eu acho! eheheheh
Obrigado por ler o MundoLinden.net Tiamat.
Valeussssssssss ;)
Parabéns!
Postar um comentário