quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Tectoy anuncia o lançamento do Zeebo, a quarta plataforma mundial de videogame

Previsto para chegar às lojas no próximo ano, o novo console põe fim à pirataria com um revolucionário modelo de comercialização de jogos.

Em breve, os brasileiros serão os primeiros consumidores do mundo a conhecer o Zeebo, um conceito revolucionário de entretenimento tanto em tecnologia como em modelo de comercialização. Desenvolvido pela Zeebo Inc. [leia mais no box ao lado], o console que vem sendo apontado pelos grandes publishers como a quarta plataforma de videogames do mundo, será lançado comercialmente no primeiro trimestre de 2009 no Brasil, onde será produzido na fábrica da Tectoy em Manaus (AM). Em seguida, será oferecido para licenciamento em outros países, com foco especial nos mercados emergentes.


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O Zeebo representa o fim da mídia física no universo dos videogames, porque todos os jogos são armazenados na memória do console e disponibilizados a partir de downloads feitos pela rede ZeeboNet 3G. O jogador não precisa usar um modem especial, ter acesso à banda larga ou pagar qualquer mensalidade. Basta ligar o console na TV. O Zeebo automaticamente conecta-se à rede wireless ZeeboNet 3G, que é totalmente gratuita e disponível onde há cobertura 3G no país (veja mapa de cobertura no site www.zeebo.com.br). “Este modelo de negócio é totalmente inovador e trata-se da primeira iniciativa realmente antipirataria do mercado de games”, afirma Fernando Fischer, CEO da Tectoy.

A pirataria é um círculo vicioso e o Zeebo rompe esse processo, ao oferecer jogos originais por preços extremamente competitivos e tecnicamente imunes à pirataria, já que não podem ser gravados ou transferidos para outros equipamentos ou mídias.

A idéia do Zeebo nasceu em 2006, dentro da própria Tectoy. “O Zeebo é um projeto global que envolveu empresas de sete diferentes países: Brasil, Estados Unidos, Argentina, China, Israel, Japão e França”, afirma Fischer.

De olho nos BRICs

O Zeebo foi pensado principalmente para os consumidores dos países emergentes. Segundo projeções do banco norte-americano Goldman Sachs, mais de 800 milhões de pessoas deverão ascender para a classe média na próxima década apenas no chamado mercado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). “Esses consumidores estão ávidos por uma opção de entretenimento e educação de altíssima tecnologia e preço acessível e o Zeebo oferece isso”, diz Fischer. Vale lembrar que não é só o consumidor que ganha com o Zeebo. “Todo ecossistema do negócio é beneficiado: o Publisher - seja um estúdio internacional ou um desenvolvedor local que dará empregos e alavancará a indústria de games nacional – o varejista, o governo arrecadando impostos”, afirma o CEO da Tectoy.


No Brasil, o Zeebo será lançado com 6 jogos instalados – Action Hero 3D, Treino Cerebral, Prey Evil, Quake e mais 2 jogos de um grande Publisher, que será anunciado nas próximas semanas. Além desses títulos, o catálogo inicial do Zeebo conta com mais de 10 jogos, todos desenvolvidos para essa plataforma e que custarão a partir de R$ 10,00. Um importante diferencial é que todos serão em português.

“Estamos trabalhando com franquias de renome, mundialmente famosas, como Activision, Sega, Namco, Capcom entre outras e a adesão desses players confirma como nosso projeto é inovador”, comemora Fischer. Esse é, porém, apenas o começo. Em 2009 serão mais de 50 jogos. ` Outra novidade é o acelerômetro, que já está sendo desenvolvido pela Tectoy. Esse joystick contém sensores especiais que detectam e captam os movimentos do jogador e transferem essas ações para o ambiente do jogo. E traz um recurso altamente desejado para uma plataforma de preço mais acessível.

Simples e seguro

Embora tenha como foco principal o público formado por crianças de dez a treze anos, o novo console pode ser usado por toda família, em qualquer lugar e a qualquer hora. Divertir-se com o Zeebo é muito fácil. Basta ligá-lo na tomada e conectá-lo a qualquer aparelho de televisão. Se o usuário quiser jogar um dos títulos já instalados, é só começar.

Para adquirir novos jogos e fazer o download, é necessário adquirir Z-Credits, num processo simples que é feito através do próprio console e da rede ZeeboNet 3G. Os Z-Credits podem ser comprados com cartão de débito, cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta corrente e ficam disponíveis na conta do usuário, que é associada diretamente ao console. Dessa forma, os pais podem comprar os Z-Credits e deixá-los à disposição dos filhos para que eles mesmos escolham que jogos vão comprar. Quando o usuário seleciona um título para download, o próprio sistema confirma se há créditos suficientes e, em caso afirmativo, confirma a compra e dá início ao download. Uma vez que o título esteja instalado, ele pode ser jogado em qualquer lugar.

A ZeeboNet 3G foi projetada por alguns dos principais especialistas em rede sem fio do mundo e é composta por dois tipos de servidores: os de game e os de Z-Credits. Nos primeiros, ficam armazenados os títulos disponíveis. Os segundos servidores são responsáveis pelas operações de compra de Z-Credits, que envolvem consultas aos bancos e às operadoras de cartões de crédito. O download dos jogos somente é liberado pelo servidor de games depois que o servidor de Z-Credits confirma a compra e o saldo de créditos. Cada download completado é registrado nos servidores e o pagamento dos royalties para o estúdio ou sua revenda local autorizada é efetuado automaticamente.

“Nosso modelo de comercialização de jogos é revolucionário e corajoso, não abre espaço para a pirataria e oferece uma experiência inovadora para os consumidores”, ressalta Fischer. Ainda este ano, os brasileiros em todo o país terão a oportunidade de conferir as vantagens do Zeebo pessoalmente. É o VIP Teste, que será realizado pela Tectoy em dezembro. A idéia é que eles avaliem e avalizem o console. Em março, o console será lançado comercialmente em uma das capitais brasileiras e, em seguida, será disponibilizado em todo o país.

A empresa americana Zeebo Inc tem como modelo de negócios o licenciamento. Cada país terá um licenciado, que será responsável pela comercialização do Zeebo. O primeiro licenciado é a Tectoy, que já está produzindo os consoles em sua fábrica em Manaus (AM).

Sobre a Tectoy - Fundada em 1987, com sede e fábrica em Manaus e filial administrativa em São Paulo, é líder nacional no setor de entretenimento digital, fabricando videogames sob licença da SEGA. Atua também no mercado de eletrônicos de consumo, produzindo DVDs Karaokês de alta qualidade e aparelhos para recepção de TV digital, sendo pioneira no segmento de recepção móvel. A empresa atua ainda na área de jogos para celular através da Tectoy Mobile (distribuição de jogos) e de seu estúdio de desenvolvimento de jogos para celulares e videogames (Tectoy Digital) em Campinas. No mercado de MMOGs (Massively Multiplayer Online Games), possui parceria com a empresa filipina Level Up! na publicação de jogos online. A Tectoy também tem participação majoritária na Zeebo Inc., com sede nos EUA, e dedica-se ao desenvolvimento de uma nova plataforma de videogames.

Opinião MundoLinden.com

Como pudemos ver no vídeo, o novo sistema é inovador apenas na forma de distribuição de seus games, o que realmente chama a atenção. É também um ponto de atenção que o desenvolvimento e a idealização do projeto tenha sido liderado por uma empresa brasileira (TecToy), que acabou tornando-se sócia majoritária da multinacional que controlará a operação de vendas e divulgação do novo console de games no mercado mundial.

Limitações de performance tornam o Zeebo apenas um game para iniciantes, como crianças e pessoas que não possuem condições de adquirir um top, como Wii, PS3 ou X-Box 360. Mas existem pontos positivos nisso, pois, a iniciativa traz um conceito inovador de integração do console com uma rede e dados 3G, o que poderá ser desenvolvido ainda mais para outras funções e outros sistemas, inclusive PC e plataformas grandes como as citadas acima.

Release: Rosa Arrais Comunicação
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Janaína Azzoni (MTb 46.219) – janaina@rosaarrais.com.br
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