sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Linden Lab, Second Life e suas marcas!

Amigos do MundoLinden.net (até quando chamaremos assim, ainda não sei... eheheh), segue mais uma postagem de voz, onde descasco a lenha na política de "super" proteção de marcas, adotada pela Linden Lab em relação ao Second Life.

Para quem gostou da minha voz, aproveitem. Aviso que será mais comum me ouvirem (é mais prático falar do que escrever). E para quem não gostou, indico um amigo meu do Twitter: @realwbonner! Peçam para ele lhes dizer BOA NOITE! ahahaha :P

Antes da postagem audível (uiaaaaa), segue o link que comentei em audio: The Second Life® Brand Center.

Para ouvir a novissima "postagem falada", por mim, clique "play" neste simpático avatar abaixo:

Meu perfil no Gengibre. Alias usem o site, lembro que ele foi totalmente criado no Brasil e sempre vale a pena dizer: "parabéns para toda a equipe do Gengibre".

Quero ouvir vocês também! Cadastrem-se gratuitamente no Gengibre e mandem seu link para mim. Se for sobre o SL, postarei aqui no nosso MundoLinden.Net.

Comentem a postagem, a vontade. Nos vemos no Second Life!

Jean Liberato
Editor
Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"

6 comentários:

Destino disse...

Já acompanhei uma palestra sobre o uso de mídia (sons, fotos, filmes, etc.) dentro do Second Life.

Infelizmente quase tudo no SL tem copyright, ou seja os seus proprietários não deram nenhuma autorização por escrito para o seu uso.

Houve comentários de que poderia usar, pois os proprietários faziam vista grossa, ou era bom divulgar suas marcas no SL.

Uma solução eficaz seria usar a mídia disponível da Wikipédia.

Tudo o que lá está, é de uso livre ou possui muitas poucas restrições.

Basta acessar Wikimedia Commons e usar tudo que lá está.

Possuem catalogados 5.344.126 mídias em 23/10/2009.

Lá existe um exército de fiscais que vigiam e avaliam se dada mídia é livre.

Não sendo livre, a mídia é apagada.

Lá, apenas os logotipos da Fundação Wikimédia que tudo gerencia, possuem copyright.

Usem o Commons. Não usem o depósito de imagem que está na Wikipédia em inglês, pois lá fazem o uso do "fair use", o uso de mídias com copyright sob certas condições.

Tiamat disse...

acho muito exagerada, até porque outros como O Liberato ja tinham blogs, empresas, foruns utilizando os nomes protegidos... e então como é que fica? Devemos sim respeitar os nomes, mas acho que eles realmente poderiam ser mais flexíveis para os casos de quem ja vinha usando o nome antes da implementação dessa politica protecionista... o.O´´

bhrow disse...

Pois é. Complicado essa questão do uso do "SL", essa discussão pode dar pano pra manga. Pelo que entendi a Linden Labs faz restrição ao uso da abreviação "SL" seguida ou precedida de apenas um nome, porque faria referência direta a marca 'Second Life'. Se usar dois ou mais nomes "genericos" junto com SL, no critério deles não há problema.

Jean Liberato disse...

Destino, a questão do copyright é justa, até porque quem dispende tempo e dinheiro produzindo algo, deve ter seu retorno na justa medida.

Porém, em relação exclusivamente ao uso dos termos SL, 2ndLife, Linden, etc. Eu realmente acho ruim uma empresa dar liberdade de uso de sua marca em um momento de crescimento, quando não era nada e após crescer e tornar-se algo, simplesmente, retirar este direito de todos!

Foi isso o que aconteceu com o SL. Até setembro do ano passado tudo era permitido, até o uso da logomarca do produto Second Life, que não é a logo da marca Linden Labs. De repente, tudo é proibido e nem mesmo quem já tem nome conhecido no mercado pode manter seu trabalho corretamente.

Para mim não resta outra opção, a não ser, mudar o nome do blog, para dar continuidade ao meu projeto. Acho que isso ocorreu com muitos outros no SL.

Abração.
Jean Liberato
Editor - MundoLinden.net

Jean Liberato disse...

Tiamat,

também acho exagero e principalmente falta de respeito com quem na verdade construiu a marca Second Life no mundo.

Foi a comunidade que fez do SL o que ele é. E retiraram o direito da mesma comunidade de manifestar-se usando os termos de alusão à marca.

Para mim, no mínimo foi falta de respeito, porém, na questão meramente legalista, eles estão cobertos de razão. :(

Abração.
Jean Liberato
Editor - MundoLinden.net

Jean Liberato disse...

Bhrow,

é isso mesmo, se eu mudar para novomundolinden.com, por exemplo, poderei usar. Ou ainda criar um outro dominio e redirecionar para este, por exemplo: mundo3Dbr.com, mantendo o mundolinden.net como secundário.

Estou pensando no que fazer, mas o domínio atual será mantido como secundário!

Abração.
Jean Liberato
Editor - MundoLinden.net