sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

EUA alertam para presença de células terroristas no Second Life

Segundo a IARPA, o metaverso da Linden e outros mundos virtuais podem já estar sendo utilizados para planos de ataque.

Terroristas podem estar utilizando o Second Life, e outros mundos virtuais, para intercâmbio de informações e recrutamento, afirmou ontem o relatório de uma equipe de experts em cybercrime da IARPA, agência governamental de inteligência e pesquisa dos Estados Unidos, subordinada ao DNI (Director of National Intelligence), que há algum tempo vem investigando prováveis atividades destes grupos.

"O mundo virtual é a próxima grande fronteira e, com todo respeito a quem o desenvolve, é um verdadeiro ambiente de 'oeste selvagem'", informou um porta-voz da agência. "Infelizmente, o que começou como um espaço onde as pessoas possam de sociabilizar e trocar informações, além de realizar fantasias, às vezes, impossíveis no mundo físico, está se tornando um local onde extremistas religiosos e políticos estão recrutando, treinando, remunerando e, finalmente, envolvendo pessoas comuns em uma guerra que, a princípio, não é delas. E com total impunidade".

A IARPA recomendou ao governo dos EUA que criem equipes "vermelhas" de inteligência in-world, afim de aperfeiçoar a investigação das ações destes grupos, para assim diagnosticar as ameaças potenciais. A CIA já conta com uma presença oficial no Second Life, em espaço utilizado apenas para teleconferências e treinamentos, por enquanto.

Entretanto, o relatório da IARPA tem sido questionado por militantes de organizações não-governamentais. Jim Dempsey, diretor de política do Centro de Democracia e Tecnlogia, salientou que o governo disse o mesmo, no auge do crescimento dos celulares e da internet. "O que querem é controlar esta tecnologia e torná-la ainda mais fácil de ser monitorada por eles, como já é na atualidade", ele disse. "Quando um governo é ineficaz, qualquer nova tecnologia que aparece é considerada, talvez sem bases de dados consistentes, uma poderosa ferramenta para uso em ameaças à segurança nacional. É preciso, com muita cautela, saber o que é verdade e o que é apenas uma mera paranóia, em cada caso", conclui Dempsey.

Publicidade:

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora fiquei preocupada! Porque se pensarmos bem... Uma das figuras que mais agitou o second life foi o Chapado Irata! E advinha com quem a foto dele do orkut se parece? Será ele o próprio Osama Bin Laden, descoberto pela Liden Lab? Será que esse foi um atentado terrorista afim de abalar a economia lindeniana? Realmente muito preocupante! Já rola até boatos que o governo dos E.U.A já planejam uma intervenção militar no Brasil, devido a esse enorme caos no SL que afeta a economia americana. Ou vocês acham que a crise econômicas nos E.U.A não tem haver com o escandalo das skins? Crise Imobiliária é conversa... Atenção logistas brasileiros, fiquem preparados para a grande crise que afetará todos os mercados do mundo.