quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Japoneses já estão desenvolvendo sistema VoIP baseado no OpenSim

Sistema está em estágio beta, em um grid não-oficial conhecido por "Jin-sei". Os mesmos criadores do MovableLife.net estão encarregados do seu desenvolvimento.

O grupo japonês NGI informou há poucos dias que sua subsidiária 3Di desenvolveu um protótipo de comunicação por voz, que utiliza as tecnologias VoIP e SIP, para uso em sua plataforma virtual "Jin-sei", baseada no código de servidor aberto OpenSim, através da variante OpenMV Project. É a primeira função de voz desenvolvida para empregabilidade nos servidores "Second Life livres".

Como parte de sua expansão estratégica pela internet, a 3Di tem reunido diversas marcas japonesas, em diversos segmentos de negócios, na sua plataforma Jin-sei, segundo eles a primeira aplicação comercial baseada na tecnologia OpenSim. A companhia mantém estreito contato com a comunidade open source e dita os passos para expandir as funcionalidades do SL livre, tornando sua experiência o mais próxima possível do original da Linden Lab.

O anúncio marca um grande passo, esperado pelos desenvolvedores, no sentido de incluir um sistema de voz estável nos grids OpenSim. Pelas informações da nota, a 3Di não é nem um pouco modesta em afirmar que estará, com isso, dando um grande passo na construção de um "super-grid" não-oficial na Ásia, a partir de sua sede no Japão. A companhia pretende também revender know-how e suas técnicas na criação de metaversos particulares mais amigáveis e de menor custo. Daí o entusiasmo na adoção e no desenvolvimento de melhorias ao OpenSim Jin-sei. A idéia inicial é produzir um metaverso que englobe todas as companhias do grupo NGI, da qual a 3Di faz parte, implementando diversos níveis de serviços virtuais.

Ainda segundo a nota, grandes companhias norte-americanas estão discretamente muito atentas à evolução e aos desenvolvimentos da comunidade SL de código aberto. Em virtude disso, a 3Di confirma que manterá foco quase total no conceito de "metaversos abertos" e em "aplicações de internet 3D", pois acredita que é o futuro da comunicação online, como um todo. O objetivo da companhia é se manter como líder global no provimento destas aplicações, promovendo melhorias, incluindo novas funcionalidades ao código OpenSim e definindo padrões para os metaversos livres.

O Mundo Linden criou um fórum oficial de discussão sobre OpenSim no Orkut. Participe!
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44839152

Com informações do Businesswire.com
Publicidade:

Nenhum comentário: