quarta-feira, 28 de maio de 2008

Análise financeira e demográfica do Second Life

Abril/2008

Após a publicação dos dados oficiais confirmados pela Linden Lab, divulgados em nosso blog ontem, postamos agora nossa opinião sobre o cenário nacional e mundial que envolve o Metaverso.

Total de horas gastas pelos usuários: houve uma queda considerável, o que demonstra a possibilidade de estar na hora dos usuários e da Linden Lab criarem algo inovador no que diz respeito ao conteúdo oferecido pelo sistema.

Aumento da população total: a quantidade de usuários continua crescendo, mas é verdade que em ritmo inferior ao ano passado. Vivemos um momento de estabilidade, porém, existe uma tendência de queda da população, caso não se tomem medidas para manutenção dos novos usuários.

Contas Premium: a insatisfação dos usuários que pagam pelo sistema (e não pagam pouco, cerca de US$10 ao mês) está clara (-1,47%), poucos serviços e dificuldades no atendimento. Bem como uma mudança radical no sistema de vendas e compras de terrenos, que prejudicou muitos desses usuários. A redução é um alerta, pois por dois meses seguidos a Linden tem um número negativo neste item, que reflete na receita mensal fixa da empresa. E este item responde por um faturamento médio de US$700.000 ao mês, mesmo após esta queda.

O Brasil registra quedas consecutivas no número de avatares ativos, este mês 13,40%, na verdade são 3381 residentes brasileiros a menos. Os brasileiros de fato não aceitam um sistema de atendimento falho, sem serviços que valham a pena. A Kaizen Games precisa urgentemente mudar a sua atuação junto ao mercado nacional, caso contrário o SL no Brasil ficará ainda menor. Hoje contamos com apenas 21.855 avatares ativos, caímos para a 7ª posição mundial. Será que não falta alguma coisa? Pelo jeito em 2 meses, nem mais estaremos entre os 10 maiores do mundo.

No Mundo houve uma redução no total de usuários ativos, 28.156 usuários a menos em relação ao mês passado, é um dado que demostra certa estabilidade, pois 5% é uma variação natural dentro de um universo simulado com mais de 500 mil usuários ativos. O que realmente preocupa é a falta de trabalho para manter novos usuários. Mensalmente cerca de 300 mil novos usuários entram para o SL, porém com os atuais níveis de atividade, pode-se perceber que pouquíssimos desses novos usuários realmente permanecem ativos. Será culpa da falta de atenção a eles? Ou culpa do sistema que não suporta tantos usuários simultâneos e nos momentos de pico costuma travar?

Analisando os TOP 10, o que mais chamou atenção é que em relação ao mês anterior todos os países perderam atividade. Inclusive o gigante EUA. Portanto há uma forte tendência mundial na diminuição de atividade que deve ser combatida tanto pelas empresas que mantém o sistema, quanto pelos usuários que o utilizam de forma séria ou comercialmente.

• O total de regiões em expansão reflete que a política de redução de preços para compra direta na Linden Lab, surtiu efeitos. Porém a grande preocupação ainda é a taxa de manutenção (US$295,00 ao mês para regiões particulares) extremamente cara. Será que estas regiões particulares conseguirão se manter por mais tempo? Estima-se que 60% do grid seja composto destas regiões (cerca de 800 regiões), o que gera atualmente um faturamento adicional aproximado de US$236.000 ao mês para a Linden Lab.

• O total de L$ em circulação no sistema subiu para L$5 bilhões, um novo recorde (US$19 milhões ativos no sistema que são movimentados livremente). Para termos idéia deste volume imenso, é uma economia viva, independente de mercados externos, que movimenta o equivalente a países em desenvolvimento e chega a um PIB anual superior a US$300 milhões. Ainda trata-se de um mercado muito interessante para quem deseja trabalhar seriamente. Não estamos falando apenas de publicidade, mas apenas de recursos internos (objetos, roupas, skins, corpos, terrenos, casas, etc).

• A queda no volume total de negociações em L$ no mercado oficial (LindEx-Linden Exchange), reflete a estratégia de descentralização adotada pela Linden Lab na venda de L$ (Lindens Dollares) através de agentes oficiais. Assim como ocorre aqui no Brasil. Bem como a queda de 1/3 da receita da empresa com a venda direta de L$ também está diretamente relacionada a esta postura.

Todos os meses, assim que a Linden Lab divulga os dados oficiais, realizamos este estudo.

Organização:
*Jean Liberato (consultor em web, especialista em redes sociais).
SL Guru – Consultoria Full Service em estratégias e negócios no Second Life
(11) 8400.9116/(11) 4129.2072


Origem: mundolinden.com
Publicidade:

Nenhum comentário: