sexta-feira, 23 de maio de 2008

Nove entre dez mundos virtuais corporativos fracassam

Segundo a consultoria Gartner o motivo é a falta de compreensão das empresas em como usar a tecnologia dentro de suas instituições.

Entre as empresas que lançaram seus próprios metaversos, 90% delas viram seus projetos falharem em 18 meses ou menos. Os dados constam em uma recente pesquisa feita pelo instituto Gartner de pesquisas.

De acordo com a consultoria, o fracasso está no fato das empresas terem apenas se entusiasmado com a tecnologia, sem procurar entender os motivos que levam as pessoas a entrarem nos mundos virtuais.

Para Steve Prentice, vice-presidente da Gartner, as empresas precisam entender melhor os metaversos e como os mundos virtuais podem representar a transição das páginas web para locais 3D. O virtual depende de pessoas, mesmo que não fisicamente, definiu Prentice.

A criação de mundos virtuais empresariais cresceu a partir deste ano, impulsionada pelo sucesso do Second Life. Outras consultorias, como a Forrester, afirmaram que os mundos virtuais iriam rivalizar com a Internet em termos de importância para os negócios.

Mas, apesar do grande índice de fracassos, a pesquisa do Gartner afirma que os mundos virtuais irão fazer parte do mundo corporativo assim que as companhias entenderem como utilizar a tecnologia. Até 2012, de acordo com a consultoria, 70% das empresas vão criar seu próprio metaverso e terão um mundo virtual para administrar interesses próprios.

Os custos para a implementação incentivam a adoção. Segundo a consultoria, em média, uma plataforma custa 50 mil dólares, sendo que para realizar testes com a tecnologia é possível desembolsar até cinco mil dólares.

De acordo com nossa experiência nos sistemas OPEN-SL, os custos podem ser até menores, e em breve estará a disposição inclusive de empresas brasileiras, que poderão instalar e manter seus próprios servidores, com conteúdo dirigido aos colaboradores e fornecedores, bem como, para reuniões e desenvolvimento de tarefas que hoje implicam em alto custo, como eventos de vendas, treinamentos ou até mesmo dinâmicas de grupo.

Origem: Equipe Mundolinden.com
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