quarta-feira, 4 de junho de 2008

Avatares que apoiam Obama, comemoram no Second Life vitória nas prévias Democratas

Ontem, durante todo o dia, após a última rodada de 5 meses de batalha pré-eleitoral contra sua partidária a Senadora Hillary Clinton, os apoiadores do também Senador Barak Obama comemoram inclusive no Second Life a sua indicação para a disputa presidencial nos EUA.

O grupo oficial do candidato reúne 883 pessoas no metaverso e é maior que o de sua ex-concorrente, Hillary Clinton com apoio de 527 pessoas no Second Life e maior ainda que todos grupos somados do futuro concorrente John Mc Cain (Partido Republicano), que conta com pouco mais de 100 pessoas.

Os Democratas estavam em festa, em especial os partidários de Obama, que puderam assistir a declaração final de seu candidato ao vivo, por vídeo streamming na sede oficial da campanha dentro do Metaverso, com 15 minutos de antecedência em relação aos canais convencionais de televisão.

Infelizmente no Brasil o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibiu a utilização da Internet, do Second Life e de outras ferramentas de redes sociais, para campanhas ou contato eleitoral.

Entendo que esta é uma medida cega, que proíbe a livre manifestação daqueles que devemos escolher como candidatos. Um site, um perfil no Orkut, uma sede no Second Life, vídeos no You Tube, podem com certeza aproximar os candidatos ainda mais dos eleitores, o maior exemplo é sem dúvida Obama, que desenvolveu uma campanha forte nestes canais, estreitando seu relacionamento com eleitores que fizeram toda a diferença na decisão das prévias Democratas.

A manutenção de proibição, imposta pelo TSE, sobre canais de comunicação como estes, favorece somente a mesma e velha política que não leva a lugar nenhum. Beneficiará aos cartéis eleitoreiros, ao coronelismo e a manipulação das massas. Mas nunca beneficiará o eleitor, que não poderá acessar diretamente as opiniões dos candidatos (em blogs, sites, twitter, etc) e assim deixarão de conhecer melhor aqueles que os representarão.

Visite o comitê de Obama no Second Life, clique aqui.

Assista também ao vídeo da presença oficial de Obama com seu avatar no Second Life:


Se o vídeo não abrir clique aqui.


Origem: MundoLinden.com
Publicidade:

Nenhum comentário: