terça-feira, 3 de junho de 2008

Homem tetraplégico anda no Second Life apenas com ondas cerebrais

No Japão, nas dependências da Universidade de Keio, um homem paralisado , utilizando apenas suas ondas cerebrais foi capaz de manipular um personagem virtual na internet. Cientistas japoneses confirmaram o experimento ontem (02 de junho de 2008) e foi o primeiro bem sucedido do gênero no mundo.

Aos 41 anos de idade o paciente usou sua imaginação para fazer um avatar no Second Life ter um passeio a pé e também realizar um bate-papo virtual com outra pessoa.

O paciente, que sofreu paralisia a mais de 30 anos, mal pode dobrar seus dedos, devido a uma doença muscular progressiva, portanto, não pode utilizar mouse ou teclado de modo tradicional.

No experimento, ele usava um chapéu com três eletrodos que acompanharam suas ondas cerebrais, relacionadas às mãos e pernas. Mesmo sem poder mover suas pernas, ele imaginava que seu personagem estava caminhando e o resultado era mostrado imediatamente no sistema 3D.

Ele foi, então, capaz de ter uma conversa com o outro avatar usando microfone.

"É a primeira vez que um paciente com este grau de paralisia tenha conseguido realizar um encontro sozinho com outras pessoas e uma conversa via Internet em um mundo virtual", acrescentam os cientistas.

Os pesquisadores agora estão estudando um sistema que permita criar mensagens SMS por pessoas com limitação física ou mental, selecionando algumas letras, disse Junichi Ushiba, professor do departamento de biociências e informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Keio.

"Em um futuro próximo, eles serão capazes de passear por Second Life em shoppings, apenas com as ondas cerebrais e realizar uma compra através de um simples clique", disse Ushiba.

Second Life é um mundo virtual cada vez mais popular no qual as pessoas - e animais - são representados por avatares animados e fazem tudo a partir de atividades sociais.

Ushiba diz que o Second Life pode motivar pacientes com paralisia grave, que muitas vezes estão em estado de profunda depressão para se submeterem a reabilitação.

Origem: Yahoo! News - UK

Um comentário:

Tiamat disse...

nossa..muitíssimo interessante essa matéria. até agora eu só lidei com deficientes visuais que utilizam configuração e tamanho de fonte maior..mas isso e maravilhoso