segunda-feira, 2 de junho de 2008

A Eletric Sheep Company está com problemas na justiça trabalhista

Uma das mais bem sucedidas empresas que atuam no Second Life, criadora de campanhas para marcas famosas como CSI, NBA, MTV, HBO, CineMAx, entre outras, tem problemas por não recolher taxas e tributos reais sobre seus trabalhadores virtuais.

A companhia vive um momento delicado, pois o orgão que controla as relações do trabalho nos E.U.A. , relatou algumas irregularidades que podem abrir uma discussão interessante, principalmente para empresas reais que utilizam-se de mão de obra no metaverso.

Foi denunciado o não pagamento dos tributos referentes ao seguro social (aqui no Brasil equivalente ao pacote de tributos do INSS e do FGTS), de pessoas que trabalharam para a empresa através de seus avatares no Second Life, em campanhas para diversas marcas reais dentro do mundo virtual.

Com isso a Eletric Sheep terá que recolher os tributos devidos acrescidos de multa. Algo que os advogados da empresa estão explorando ao máximo, tentando capitalizar este novo fato e ampliar a presença da marca na imprensa.

Aqui no Brasil avatares trabalham ou trabalharam sem formalidade para muitas empresas (Bradesco, Kaizen Games, Nokia, TAM, SESC, Sundown Motos, Rádios, etc) seria interessante ver como esta relação deve ser tratada pela Justiça Trabalhista, tendo em vista a falta de compromisso de muitos. Seria no mínimo estranho forçar uma empresa a formalizar um grupo de colaboradores, para dedicação exclusiva às suas ações no Metaverso.

Acreditamos que a contratação de prestadores de serviços no Second Life deve ser formalizada sim, mas de forma alternativa à atual legislação trabalhista, que inviabiliza e encarece esta contratação.

Está aberta a discussão deste tema delicado, será que o Ministério Público do Trabalho brasileiro tem interesse no assunto?

Origem: Equipe MundoLinden.com
Publicidade:

Nenhum comentário: