sábado, 21 de junho de 2008

Testamos o HiPiHi, o Second Life Chinês e não gostamos

Uma boa tentativa de simular o que já acontece no Second Life, porém, muito aquém do esperado. Restrições de processamento de dados, limitação de velocidade de internet e um firewall governamental muito chato, dificultam a vida no novo mundo 3D.

O mundo 3D chinês está longe de ser uma ameaça para o Second Life e outros metaversos ocidentais, pelo menos no que diz respeito a interface gráfica. Além disso não localizamos nenhum patch de tradução oficial para o inglês, o que dificultou ainda mais nossa experiência.

Conseguiram criar um motor 3D funcional. Aparentemente os servidores são estáveis, porém, ficou evidente uma grande dificuldade no envio de pacotes.

Navegamos com um PC robusto (2 GB de memória RAM, processador Intel 2.2 Ghz, placa de vídeo NVídia GForce 7600 de 256 MB dedicados e conexão AJato 2 MB no momento do teste estava entregando mais de 95% do serviço). Mesmo com uma configuração acima da média, sentimos dificuldades no recebimento de pacotes.

Pesquisamos o que poderia ser e ficou constatado que era um problema no upload do HiPiHi, que além de ter limitação tecnológica, precisa passar todo seu conteúdo tanto Up quanto Download por um firewall do governo chinês, o que atrasa ainda mais a troca de dados.

Podemos confirmar que o metaverso chinês está para o universo de mundos virtuais, como estava o Second Life a 3 anos. Não localizamos muitas construções e as que localizamos eram bem inferiores ao que se espera de um mundo virtual 3D. Baixa qualidade nas texturas e acabamento precário. Além disso nosso viewer travou muitas vezes durante o teste. E para complicar ainda mais, o software de instalação tem 70MB, é maior que o Second Life e seus viewers independentes.

De acordo com a empresa, o HiPiHi possuí mais de 700 mil registros, em média conectam-se 17 mil avatares por dia e nos últimos 30 dias mais de 50 mil avatares conectaram-se no sistema.

Acreditamos que os projetos OPENSIM são bem mais completos e com melhores construções, do que o HiPiHi, pois apresentam maior possibilidade de construção e pelo que vimos a interface de desenvolvimento/criação é muito mais intuitiva, deriva-se totalmente do Second Life.

Não acreditamos que o HiPiHi possa expandir-se pelo mundo ocidental, realmente deve se tornar uma mania chinesa, restringindo a utilização ao enorme mercado local.

Veja mais fotos de nossa experiência no HiPiHi no álbum Mundo Linden no Flickr.

Origem: mundolinden.com
Publicidade:

Nenhum comentário: