terça-feira, 29 de julho de 2008

Microsoft quer integrar OpenSim ao Windows Live ID

Com o lançamento dos OpenSims - metaversos nos moldes do SL porém abertos para programação - ninguém saberá ao certo como manter sua identidade dentro do caos dos grids intercambiáveis.

Isso porque um usuário poderá atravessar de um metaverso para o outro assim que quiser, mas sem ter uma identidade ou login padrão para cada. Sendo assim, a Microsoft quer lançar sua própria solução através do Windows Live ID.

O desenvolvedor da Microsoft, Zain Naboulsi, afirma que a empresa pretende integrar ao menos três de seus serviços gratuitos ao pacote open source. São eles a ferramenta de codificação Sharp Express, a SQL - plataforma base na Microsoft para administrar arquivos do OpenSim - e o Windows Live ID - ferramenta de administração de identidades virtuais.

Como os OpenSims continuam a crescer, a Microsoft quer sair na frente disponibilizando uma identidade do Windows Live para os avatares dos metaversos e, assim, ficar um passo à frente das outras ferramentas de identidade virtual como o Google, Yahoo e OpenID. "Queremos lançar uma versão do OpenSim que integra os serviços do Live e do servidor SQL", disse Naboulsi.

A diferença é que, ao contrário da Linden Labs, Naboulsi pensa que a tecnologia 3D de metaversos não diz respeito a manter uma identidade diferente da real. Pela visão da Microsoft, a ideia é que mundos virtuais sejam evoluções online associadas à vida real. "Tenho interesse zero em jogos" afirmou Nabulsi. "O futuro é um mundo 3D simplificado em seu próprio desktop".

Origem: Reuters

Publicidade:

Nenhum comentário: