sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Crescimento real no Second Life, 551.000 pessoas conectaram-se ao SL em Outubro/2008!

Amigos, apesar da Linden Lab ainda não ter disponibilizado os dados métricos e estatísticos sobre sua economia interna e volume de acessos do mês de setembro, conseguimos fazer uma análise baseada nos dados fornecidos pela geógrafa mais famosa do Metaverso, Tateru Nino.

por: Jean Liberato

No mês passado, segundo ela, houve 368.000 novas assinaturas (criação de avatares) no Second Life. Se deduzirmos o número de residentes que fizeram "login" (conectaram-se no mundo virtual) durante os últimos 30 Dias, de acordo com os dados fornecidos pela Linden Lab em seu site oficial, chegaremos a um número fantástico de 551.000 usuários ativos no SL nos últimos 30 dias!!! Recorde deste ano.

Um acréscimo de quase 50 mil pessoas ativas em relação ao mês anterior e muito próximo do recorde absoluto atingido em Julho de 2007, que foi de 560 mil usuários ativos em 30 dias. Ou seja, o Second Life voltou a crescer neste ano e vem se mantendo tão forte quanto era na chamada "bolha".

É interessante notar que no início deste ano, os Lindens pararam de publicar relatórios oficiais mensais, sobre o número total de usuários ativos. Para chegar a estes dados precisamos construir o resultado a partir do cruzamento de informações, subtraindo o volume de assinaturas nos últimos 30 Dias, do total de "logins" no sistema.

Durante este ano de 2008, o número de novas contas no SL tem aumentado sistematicamente a uma média de cerca de 375.000 novas contas criadas todos os meses, conforme temos publicado desde Fevereiro em nossa coluna mensal e exclusiva "Índices e Estatísticas".

De acordo com os dados de Tateru, a contagem exata de novas inscrições no Second Life em 2008 é a seguinte:

Out: 368.138
Set: 371.022
Agosto: 373.261
Jul: 404.434
Jun: 314.375
Maio: 402055
Abril: 367.686
Mar: 433.737
Fevereiro: 421.907
Jan: 520.959

É sempre bom registrar, que mesmo a contra gosto dos "profetas do apocalipse" o Second Life cresce, se mantém ativo, tem vida própria, tem uma economia forte e ativa; e tudo isso mesmo sob o julgo dos grilhões pesados que a Linden Lab atribui ao mundo virtual de sua propriedade.

Não existe no mundo, nenhum sistema de simulação social tão complexo, tão completo, tão plural, ao mesmo tempo pessoal e tão ativo quanto o Second Life, que vive e cresce sem o apelo comum em jogos e outros sistemas, que colocam a competitividade acima de tudo.

Na Segunda Vida o que importa é sempre você! E você poderá construir e desenvolver qualquer roteiro que desejar.

Nos vemos no Second Life!

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:


5 comentários:

Anônimo disse...

O problema é saber quantos desses "novos usuários" são alts e copybots.

Jean Liberato disse...

Oi Monika

legal seu comentário, mas acredito que poucos são bots, pois o efeito dos bots na busca já não são os mesmos após a Linden criar o Showcase.

Já em relação ao Copybot, acho que são poucos avatares. Como acompanho mensalmente os números do SL, acho que pelo menos 95% são novos residentes mesmo.

;)

Sexercise disse...

ola jean, tu acredita mesmo nessa media? Me diga, aonde tu encontra essa noobiezada toda? Tu roda os infohub e welcome areas? Eu percorro diariamente esses lugares a 1 ano e nunca vi essa media toda de novatos.

Texto interessante - apesar de grande com 9 paginas - escreveu a Gwyneth, questionando esses numeros, entre outras coisas. No link abaixo

http://gwynethllewelyn.net/2008/10/13/the-hard-facts-about-the-second-life®-economy/

gde abraco

Anônimo disse...

Com relação aos "noobies", nos clubes que visito, tenho visto muitos, mas muitos mesmo, às vezes, eu fazia eventos onde não reconhecia nenhum rosto. Certo que o número de alts tb cresceu, mas sem comparação ao de gente realmente nova. Só fico meio com pé atrás com relação aos copybots mesmo. Não sei se são tao poucos assim...

Mag disse...

Acho que dessa vez os números refletem a realidade sim, também notei um aumento na quantidade de noobs e, conversando com brasileiros novatos, muitos disseram que se cadastraram por indicação de amigos. Infelizmente vários desses eram adolescentes de 14-15 anos :/
Aliás, acho que houve um aumento significativo no número de menores no SL, todos mentindo sua data de nascimento pelo site da Kaizen. Já peguei crianças de 9 anos (sim, 9 anos!) passeando por ilhas brasileiras. Tive que reportar, fazer o quê.