quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

'Caminho das Índias' terá blogueiro e personagem no 'Second life'

Blog do indiano Indra (André Arteche) terá participação do público. Atriz Rosane Gofman interpretará solteirona com avatar sensual.

Após a invasão dos autores de novela na blogosfera – Aguinaldo Silva, Walcyr Carrasco e Glória Perez têm páginas de sucesso na web – chegou a vez de personagens blogueiros movimentarem os folhetins. ‘Caminho das Índias’, trama que substituirá ‘A favorita’ na faixa das nove, terá um blog que vai ultrapassar os limites da ficção, escrito pelo indiano Indra, papel do ator André Arteche.

Morador da Lapa carioca, Indra é um apaixonado pela cultura da Índia e seu blog falará da diversidade do país. Além de ser assunto de cenas da trama, a página existirá na vida real e será hospedada no site da novela.

“O público ajudará a desenvolver o blog do Indra”, adianta Arteche. “Vamos colocar vídeos bacanas que estiverem bombando no YouTube e o próprio Indra vai bolar estratégias para ganhar acessos. Ele é um cara muito ligado em tecnologia, coisa que aliás é bem comum na Índia moderna”.

Segundo Arteche, as sugestões dos espectadores poderão aparecer nos capítulos de “Caminho das Índias”. “Vamos ganhar interatividade com o público”.

Para criar o primeiro blogueiro da teledramaturgia nacional, a autora Glória Perez conversou com diversos internautas que têm páginas pessoais. “O Indra utilizará seu blog para contar as experiências de um indiano no Brasil. Ele vai divulgar outros endereços interessantes e curiosidades da rede”, diz a autora.

Explode coração

Não é a primeira vez que Glória faz suas histórias navegarem pela internet. Na novela “Explode coração”, de 1995, a cigana Dara (Teresa Seiblitz) se apaixonava pelo empresário Júlio Falcão (Edson Celulari) em uma sala de bate-papo. O romance era o principal eixo da trama.

“Ficava impressionada com o fato de pessoas se apaixonarem nos chats e viverem um caso de amor, mesmo sem nunca terem se visto”, relembra a autora. “E olha que naquela época nem era fácil mandar um arquivo de foto como hoje”.

De olho na audiência, Glória acredita que levar o mundo virtual para a ficção é uma estratégia vanguardista. “Tem gente dizendo que as novelas estão em decadência, pois não atingem mais 50, 60 pontos. Mas o que está acontecendo é uma mudança na forma de acompanhar os capítulos”, defende a autora. “Antes o público só assistia à novela na TV. Agora, há um número representativo de pessoas que acompanham pela tela do computador e esse perfil de espectador é ignorado”.

Além do blogueiro, “Caminho das Índias” terá mais um personagem que desfrutará das maravilhas da web. Interpretada pela atriz Rosane Gofman, a secretária Valquíria terá um avatar no “Second life”.

Com uma vida amorosa pouco movimentada, a versão virtual de Valquíria esbanjará sensualidade e viverá diversas aventuras no universo digital. “Serão várias ‘Vals’ na novela: a personagem e seus avatares”.

Haja imaginação da autora para garantir final feliz para todos eles.

Fonte: G1

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Governo federal usará o Open Sim para ministrar cursos de software livre

A idéia de educar em mundos virtuais conquistou o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia da Casa Civil. A partir deste ano, o governo federal vai oferecer cursos gratuitos sobre software livre para servidores públicos e interessados no assunto usando uma plataforma semelhante à do Second Life. Há quatro meses, o programa norte-americano é utilizado na fase piloto, que atende 48 mil alunos. Porém, a idéia é construir a ilha do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento no mundo Open Sim que, ao contrário do Second Life, não cobra pelo uso do espaço e serviços.

"Os mundos virtuais oferecem grandes possibilidades educacionais, porque podemos construir o ambiente mais adequado para determinado público aprender melhor", defende Djalma Valois Filho, coordenador de operações do ITI e idealizador do projeto. Ele conta que o instituto, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, também vai disponibilizar cursos técnicos de agronomia para pequenos produtores rurais. "Se para ohomem do campo o ambiente ideal de aprendizado é uma grande fazenda, com milharal e professores debaixo da árvore, criaremos esse mundo."

Para Valois, os mundos virtuais não atrapalham os relacionamentos reais. "Na verdade, a tendência é que você amplie suas relações com outras pessoas. É importante lembrar que, por trás de cada avatar, há um ser humano", diz. Ele afirma, ainda, que os monitores dos cursos terão acompanhamento psicológico para saber lidar com a realidade virtual.

Embora reconheçam as múltiplas possibilidades da educação nos mundos virtuais, os especialistas defendem que a tecnologia deve ser apenas uma ferramenta a mais ou, no máximo, utilizada para cursos já tradicionalmente a distância, como graduações e extensões. Já em relação à educação básica, eles garantem que nada substitui o contato pessoal.

"A educação tem múltiplas funções e uma delas é a socialização. Isso nunca vai ser substituído", diz o especialista em gestão educacional Maurício Garcia, proprietário de uma empresa que criaambientes virtuais para sistemas de ensino. "O Second Life deve ser usado como mais uma ferramenta", concorda o americano Nicholas Cop, presidente de uma empresa de consultoria internacional especializada no tema.

Autor de um livro sobre educação no Second Life, João Mattos diz que, nos Estados Unidos, as high schools (correspondentes ao ensino médio no Brasil) têm feito experiências mistas, de oferecer aulas presenciais complementadas por atividades virtuais, principalmente na área de ciências. A tendência já tem até nome: blended learning (aprendizado misto).


Fonte: Diário de Pernambuco.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 18.478 novas inscrições, levando a população a um total de 16.601.044 avatares;

• Pico máximo de 71.975 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 hora (horário de Brasília) e um mínimo de 24.813 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 52.552 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 2.88 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.445.444 (NOVO RECORDE).

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quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

BOAS FESTAS!!!


Amigas e amigos leitores!

O blog MundoLinden.com deseja a todos excelentes festas de final de ano e um maravilhoso Ano Novo em 2009!

Aproveito para informar que estamos entrando em férias! Até o dia 30 de janeiro de 2009, nossas postagens serão reduzidas, pois, eu também mereço descansar com meus filhotes eheheheh

Um grande abraço, sucesso e felicidade para todos!

Jean Liberato
Editor MundoLinden.com

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 14.230 novas inscrições, levando a população a um total de 16.472.692 avatares;

• Pico máximo de 68.729 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 hora (horário de Brasília) e um mínimo de 41.759 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 54.978 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 0.94 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.444.651 (NOVO RECORDE).

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terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Universal criará filme baseado em Second Life, diz a Variety

Diretor de Piratas do Caribe está cotado para assumir a produção do filme

A revista americana 'Variety' divulgou informações de que a Universal estaria trabalhando junto com Gore Verbinski - diretor de Piratas do Caribe - para a criação de um filme baseado no mundo virtual Second Life.

Segundo o site VideoGamer.com, o filme contará a história de um homem casado que fica obcecado com a vida virtual e mostrará o impacto de tais ambientes virtuais em vidas reais.
Para a base do filme, a Universal comprou os direitos de um interessante artigo publicado em 2007 pelo Wall Street Journal que conta a história de um homem de 53 anos que passa até 20 horas de seu dia na rede.

Verbinski, que atualmente trabalha na adaptação do game Bioshock para as telonas, seria o nome mais cotado para a direção do filme, com Steven Knight - indicado ao Oscar de 2004 por Coisas Belas e Sujas - na criação do roteiro, noticiou o site Digital Trends.

O artigo da Variety não divulga outros detalhes como, por exemplo, a data prevista para o lançamento do título.

Fonte: Terra

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Festas de final de ano! Participe.

Hoje vai rolar a maior comemoração natalina do Second Life brasileiro, uma realização da Rede GW Fogos em parceria com a ilha Recife Digital.

Conheça a maior árvore de natal do Second Life (60 metros de altura e iluminação colorida diferente a cada dia), o evento ocorre entre os dias 19 e 31 de dezembro, próximo a orla de Recife.

Nos dias 19, 23 e 30, a programação conta com shows de fogos de artifício da Rede GW Fogos, comemorando a inauguração da árvore, o Natal e o Reveillon.

Participe e passe parte das festas de Final de Ano ao lado da maior árvore de natal do Second Life!

Teleporte-se agora, CLIQUE AQUI.

Press Release: GW Eventos e Ilha Recife Digital.
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O Second Life não é mais o SEU mundo!

Não é novidade para ninguém que a Linden Lab vem mudando a sua política de marcas ao longo dos últimos anos. Bom, mas o que mais chama a nossa atenção é o fato de que a cada dia, o SL deixa de ser considerado por eles como um mundo colaborativo!

Por Jean Liberato

Na verdade, a cada mudança estão distanciando os residentes da propriedade da marca e do produto Second Life.

Em 2004, ainda era um mundinho de testes, mas o lema que fez deste mundinho de testes um mundo virtual a ser copiado, era: "Your World. Your Imagination.", Seu Mundo. Sua Imaginação!

Que bonitinho, não? O sucesso do mundo virtual certamente aconteceu baseado no "nosso" mundo e na "nossa" imaginação. Mas a Linden Lab sentiu-se atraída pela ganância! E talvez deve ter se arrependido por delegar a comunidade, parte da propriedade sobre o que é hoje o maior mundo virtual de todos.

Em 2005 mantiveram o mesmo Slogan, como podemos ver ao lado.

Mas as mudanças vieram e foram mostrando que a cada ano que se passava, a Linden Lab deixava os residentes mais distantes da "propriedade" do "seu" mundo virtual. Em 2007 criaram o programa "In SL", que proibia o uso das marcas do Second Life, até mesmo por blogs e pelos residentes. Essa atitude contrariou totalmente o que a própria Linden Lab incentivou no início.

Quando o SL não era nada, a empresa permitiu aos residentes que poderiam usar os termos relacionados como "SL" ou "2nd Life", ou ainda a logomarca com a "Mão e o Olho". Mas em 2007 pribiram esta prática e criaram um mecanismo de controle, para cadastrar blogs, sites e produtos que utilizavam-se do Second Life como meio de produção para seu conteúdo.

Um dos efeitos mais claros, foi a mudança do nome do maior site de vendas on-line para produtos do Second Life, o SL Exchange, que a partir desta mudança, passou a chamar-se XstreetSL.

Atualmente o banner ainda é focado no tema antigo, mas a nova versão de testes do novo site mostra que isso vai mudar. Já em 2009.

O novo site, é feio, limitado e para piorar, sumiram com o lema que fez do Second Life o que ele é!

Sem os residentes, criando o seu "mundo", não existiria o "Segundo Mundo", não existiria "SegundaVida", ou seja, o próprio Second Life não existiria.

Será que os Lindens estão tão arrogantes a ponto de não enxergar isso?

Sabemos e respeitamos que a criação e os direitos sobre a tecnologia é totalmente da empresa Linden Lab, mas, ela poderia ter o bom senso de expandir este sucesso e compartilhar tal êxito com quem realmente fez de seu produto algo interessante e de sucesso, que são os Residentes!

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Air France-KLM usa Second Life para reunião de acionistas

A Air France-KLM, uma das maiores empresas de aviação comercial do mundo, está usando o Second Life como uma solução criativa para um velho problema: como falar diretamente aos seus acionistas sem a necessidade de presença física.

A companhia fez a última apresentação de seus resultados com uma transmissão ao vivo pelo metaverso, em uma ilha-auditório recém inaugurada.

A iniciativa da Air France-KLM é inovadora, mas a companhia não é pioneira nesta estratégia de aproximação aos seus acionistas. Recentemente, a Arcelor Mittal, uma das maiores empresas de mineração do mundo, também realizou uma conferência para acionistas pelo Second Life. O objetivo por trás disso é simples: empresas públicas, com centenas ou milhares de acionistas, sempre tiveram dificuldades em falar com as pessoas que investem nelas, então restava aos grandes acionistas a alternativa de se deslocarem até um hotel ou sala de reunião onde esse tipo de evento acontece. Com o Second Life, nada impede que um acionista participe de uma reunião desse tipo, inclusive enviando perguntas.

No site o presidente da Air France-KLM, Jean-Cyril Spinetta fala da ilha no Second Life e anuncia oficialmente a iniciativa de usar o metaverso para as reuniões de acionistas.

Origem: http://www.mundolinden.com/

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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 14.230 novas inscrições, levando a população a um total de 16.472.692 avatares;

• Pico máximo de 68.943 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 hora (horário de Brasília) e um mínimo de 39.813 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 53.430 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.68 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.437.910.

Origem: http://www.mundolinden.com/

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terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Aprenda a usar o AC3D para criar Sculped Prims no Second Life

Estes dias eu estava navegando pelo YouTube e encontrei um tutorial excelente, em português (de Portugal mesmo, o sotaque é diferente do nosso Português), feito por Fernando Melo, um residente da comunidade Tuga do SL, onde explica em detalhes como criar e exportar primitivas esculpidas no programa Ac3D.

Achei super interessante, principalmente por ser muito fácil na orientação dos objetos. Facilita bastante para quem não conhece detalhes da criação de conteúdo 3D por ser de simples utilização. Faça o DOWNLOAD AQUI.

Assista o vídeo tutorial agora mesmo e entenda como criar Prims Esculpidas e exportá-las para o Second Life:


Caso o vídeo não funcione clique aqui.

Origem: http://www.mundolinden.com/

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Playstation Sony Home, aberto para Brasileiros

É pessoal, a Sony cumpriu com o prometido e inaugurou seu mundo virtual, no último dia 11 de dezembro. O melhor de tudo é que nós brazucas podemos usar o novo mundo virtual.

Para saber como utilizar o Home, visitem PlayStation Home, que é o site oficial do Playstation e na sessão do Play 3 tem tudo a respeito do Home.

Assistam agora o vídeo promocional divulgado pela Sony:


Caso o vídeo não funcione clique aqui.

Sinceramente, achei bacana, mas para tornar-se um verdadeiro mundo virtual em 3D terá que evoluir bastante. Principalmente por limitar demais a criação de objetos e da interatividade.

Origem: G1 Globo

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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 17.798 novas inscrições, levando a população a um total de 16.430.003 avatares;

• Pico máximo de 72.229 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 hora (horário de Brasília) e um mínimo de 41.322 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 56.523 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.09 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.433.790.

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sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

APOIAMOS: "Procura-se: Talento Brasileiro"

Um artigo recente postado num blog estrangeiro ressuscitou a imagem de que os brasileiros no Second Life só estão praticando "crimes virtuais", o que gerou uma mini-discussão no referido blog e desagradou profundamente uma das mais conhecidas residentes brasileiras, Patou Dumont, editora do blog "Second News! Brasil".

Motivada pelo sentimento de reverter esta mal formada idéia e com vontade de mostrar que somos um grande grupo de pessoas e que nós brasileiros também produzimos coisas legais no Metaverso, Patou resolveu parar de reclamar e mandou ver, "decidi fazer algo que as pessoas possam olhar e se surpreender com a abundância de talento que temos no Brasil", diz Patrícia Claro (a alma que move Patou Dumont).

O projeto, intitulado "Talento Brasileiro", visa reunir construtores, scripters, animadores, machinimistas, fotográfos, fashionistas e criadores em geral que desenvolveram projetos dentro do Second Life com sucesso e a partir daí gerar uma publicação on line (site + .pdf) onde esses talentos serão expostos.

Para participar, envie um email para cartas@second-news.net" com os dados a seguir:

- Nome do Avatar / Data que entrou no SL;
- Nome e breve descrição do seu Projeto / SLURL do SIM que abriga seu
Projeto;
- Nome Real (se você se sentir confortável fornecendo esta informação) /
Estado aonde você reside (se você se sentir confortável fornecendo esta
informação);
- Uma mini-biografia falando sobre seu avatar, suas experiências no Second
Life e o que você espera desenvolver no futuro dentro do ambiente virtual;
- 2/3 Fotos do seu Projeto.

"Se você não é criador mas conhece alguém que fez ou esta fazendo algo que você considera interessante ou que adiciona valor ao SL, passe esta informação para esta pessoa. Vamos juntos sacudir a poeira e dar a volta por cima. Obrigada pela ajuda e apoio", concluiu Patou Dumont / Patricia Claro.

*Para participar você precisa ser Brasileiro e maior de 18 anos;
*Os dados acima devem ser enviados até dia 15 de janeiro de 2009;
*O envio de seus dados não implica que você será automaticamente incluído no
Projeto.

Origem: Second News! Brasil
Apoio: http://www.mundolinden.com/

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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 14.281 novas inscrições, levando a população a um total de 16.376.610 avatares;

• Pico máximo de 70.598 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 hora (horário de Brasília) e um mínimo de 39.996 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 54.493 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 2.85 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.422.041.

Origem: http://www.mundolinden.com/

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quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Grupo LindenBR faz 1 ano de atividades no SL

Um dia Porthus Amat, ainda noob, criou a primeira versão do site da LindenBR para atender residentes do Second Life que desejavam comprar Linden Dólares a um preço justo.

A partir daí as atividades cresceram além da venda de L$ e atualmente oferecem suporte gratuito para novos residentes, venda de terrenos, aluguel de streams e também mantém um blog. Porthus e LindenBr são criações da empresa Bonora Soluções Web .

Para comemorar o primeiro ano de vida da LindenBR, no dia 13 (sábado) a pártir das 14hs (Brasília) acontecerá a grande festa no escritório central da LindenBR in world... com diversos dj´s, prêmios, distribuição de lindens e muito mais... Pesquise no sistema de busca do SL por LindenBr e participe.

Origem: http://www.mundolinden.com/

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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 17.332 novas inscrições, levando a população a um total de 16.362.329 avatares;

• Pico máximo de 72.903 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 hora (horário de Brasília) e um mínimo de 44.258 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 56.566 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.42 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.422.041.

Origem: http://www.mundolinden.com/

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quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Conheça o projeto OpenSim da Rezzable

A conhecida empresa Rezzable, anunciou a abertura do grid de testes "Rezzable Alpha Grid"- baseado no sistema OpenSim.


A idéia é criar um ambiente de testes liberado para os residentes do mundo virtual permitindo que novos cadastros sejam feitos por interessados. Atualmente são 8 regiões ativas (SIMs), incluindo uma réplica do famosa ilha Greenies Home e uma porção de modificações para adaptação ao sistema OPENSIM.

Os testes estão focados na ilha Greenies OpenSim Home e baseia-se num jogo onde você deve encontrar as 7 diferenças entre a ilha original no Second Life e o projeto OpenSim nos servidores da Rezzable.

Vale a pena vistar. Encontre a 7 Diferenças entre os dias 17 de dezembro e quinta-feira, 18 de dezembro começando às 1pm SL Time (19:00 hs no Brasil).

PARTICIPE: REGISTRE-SE, Faça seu LOGIN e Saiba como participar (tudo em inglês).

Origem: http://www.mundolinden.com/

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Exército americano abrirá ilhas de recrutamento no Second Life

Para convencer jovens a se alistarem, o exército dos EUA tem buscado novas maneiras de se aproximar de possíveis recrutas. Prova disso é o recente anúncio do lançamento de duas ilhas virtuais que deverão estar prontas nos próximos meses.

O anúncio foi feito pelo General William S. Wallace durante uma conferência de ciência militar. Wallace é comandante do grupo de treinamento e doutrina militar do exército norte-americano.

Uma das ilhas servirá como um “centro de boas vindas” com quiosques de informação e meios de contactar recrutadores, e a outra ilha, de acordo com Wallace, será “um lugar para viver experiências virtuais como pular de aviões, fazer rapel de torres e utilizar armas, tudo para conseguirmos benefícios do recrutamento nesta rede social”, ele afirma.

O exército inclusive irá oferecer prêmios para atrair novos recrutas. “Se você for bem nas atividades ganhará pontos e esses pontos podem ser usados para comprar camisetas e bonés virtuais”, explicou Wallace. Ele ainda diz que é realista quando o assunto é tecnologia de rede sociais, e admite que ela foi supervalorizada, mas não a desmerece. “Há 4 milhões de jovens que sempre entram no SL. Essa é a faixa etária jovens que queremos encorajar a entrar para o exército”, finaliza ele.

Além da presença no Second Life, o exército americano já investiu na criação de videogames com a série America’s Army, que foi distribuída gratuitamente e elogiada por ter a qualidade de um jogo de computador de alto nível.

Origem: iG

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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 16.135 novas inscrições, levando a população a um total de 16.346.096 avatares;

• Pico máximo de 71.672 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 hora (horário de Brasília) e um mínimo de 40.157 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 55.188 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.39 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.420.582.

Origem: http://www.mundolinden.com/

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