A companhia gestora do metaverso trabalha paralelamente em três grandes projetos, com objetivo de dar um "novo rosto" ao Second Life, em 2008, buscando assim trazer novamente a atenção da mídia.
Depois de um período de relativa estagnação técnica do Second Life, salvo a chegada do sistema de comunicação por voz, que antes passou por um interminável período de testes, a Linden Lab tornou público o fato de estar trabalhando em três grandes projetos, paralelamente, com objetivo de promover um upgrade de larga escala em todo seu metaverso.
Três são as frentes principais de ação: a inclusão do novo sistema atmosférico, o "WindLight", a atualização e efetivação do motor de movimentos Havok para versão 4 e, finalmente, a confirmação de que um novo navegador 3D está a caminho, visualmente reformulado e em fase adiantada de testes, conhecido pelo codenome "Dazzle". O objetivo é mostrar ao mundo que a Linden Lab não se acomodou após o grande período de 'boom' que o Second Life experimentou entre 2006 e 2007, mas que agora mostra sinais de desaceleração. Para a companhia, um Second Life renovado, e bem mais realista, pode trazer novamente a atenção da mídia e de novos interessados em experimentar a vida paralela em um mundo eletrônico.
"Dazzle" - Este é o codenome do projeto que vem sendo tocado, há cerca de 5 meses, na reformulação visualmente radical do navegador 3D oficial do Second Life. Duas semanas atrás, a Linden passou a distribuir para alguns beta testers, selecionados a 'dedo', uma cópia do "Dazzle" para apreciação. Ontem foi liberado publicamente, na pagina wiki do SL, um kit de download com arquivos que poderão transformar o visual do Second Life, somente a partir da versão 1.18.4.3, para o visual do "Dazzle" que em breve será adotado em definitivo. Após do download deste arquivo .ZIP, o residente deverá seguir algumas instruções para modificar seu navegador.
Aparentemente, o "Dazzle" apresenta algumas melhorias visuais, tornando o navegador Second Life um software com aparência mais 'glass' e com tonalidades mais claras para aquela cor azul tradicional dos navegadores atuais. Não são grandes melhorias, como aquelas vistas com o lançamento do browser paralelo OnRez. O 'Dazzle' continua não permitindo navegação web 'in-world' e os elementos estruturais continuam praticamente os mesmos. A nova proposta parece mais uma troca de 'skin' do que um novo navegador propriamente dito. Mas, como ainda está em estágio beta, é possível que algumas surpresas ocorram até seu lançamento, previsto para a segunda metade do mês de Dezembro.
WindLight - Quem está no Second Life a mais tempo, sabe que a Linden Lab adquiriu uma softwarehouse, especializada em simulação atmosférica em ambientes eletrônicos: a WindBlind. Apesar deste assunto ter aparentemente sido esquecido pela mídia, a Linden continuou trabalhando no desenvolvimento do sistema "WindLight", da companhia adquirida, com objetivo de inseri-lo como um dos novos fatores da grande renovação do Second Life.
Nesta madrugada, um dos diretores de desenvolvimento da companhia, Torley Linden, postou em seu blog pessoal um mosaico com 16 fotos espetaculares do Second Life, já rodando o WindLight em um grid específico e não-público, com acesso restrito aos programadores. As imagens mostram que o motor foi melhorado e que em breve teremos um ambiente atmosférico muito mais realista no Second Life.
Falta ainda que o sistema passe por testes públicos, em beta-grid, para que seja aprovado e incluído em definitivo no grid principal. Mas desta vez, segundo fontes da imprensa, existe uma determinação dentro da Linden de que o WindLight seja liberado em um período muito menor ao do previsto. Menor ainda, se comparado com o período interminável consumido com os testes do sistema de voz, liberado há alguns meses. A idéia é que o WindLight seja acessível ao público já em Dezembro. Observamos aí, então, uma convergência de datas para o lançamento público, mesmo que para testes, deste sistema atmosférico e do novo navegador 'Dazzle'.
Havok4 - De todos os novos recursos, o mais aguardado, sem dúvida, é a atualização do motor gráfico Havok para versão 4. É também o mais adiantado em sua fase de testes, pois há quase dois meses já está disponível ao público através do beta-grid preview. O Havok4 é um sistema que controla toda física virtual do Second Life, como movimentos, posicionamento de estruturas e seus elementos visuais. Por ser a parte técnica mais sensível do Second Life, a Linden antecipou seus testes para que uma eventual aprovação e efetivação do sistema viesse logo, ainda em 2007. Mais uma vez observamos aqui uma provável convergência de datas, pois o Havok4 está praticamente finalizado, mas com alguns bugs sérios ainda demandando correção. Mesmo assim, tudo leva a crer que Dezembro seja o mês em que será efetivado.
Vídeo mostra testes recentes com o Havok4:
Concluindo, vemos que estes três projetos paralelos estão obviamente correndo juntos, de mãos dadas, para que todos eles cheguem ao seu final, ao mesmo tempo. Pelas evidências e pela coincidência dos prazos, não há dúvidas de que a Linden Lab trabalha, sem nenhum alarde, na promoção de uma renovação em larga escala do Second Life, para 2008.
Publicidade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário