quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Roubo de skins agita o Second Life
Por Ananda Valeeva*

A cada dia é mais evidente o aumento de escândalos e casos de fraudes na SL, cometidos no uso de scripts mal intencionados, os quais roubam avatares e lindens de contas de usuários; há o caso dos BOTs (avatares “zumbis” criados apenas para aumentar a freqüência nas ilhas e atrair novos investidores e residentes, que acreditam no “sucesso” de visitas ao SIM), e mais uma vez somos surpreendidos com novos rumores de mais crimes na SL.


Durante o carnaval, período em que “teoricamente” as festividades e alegria contagiam a todos, alguns scraps no Orkut de avatares, foram lançados por alguém que não se identificou, a um casal que inaugurou recentemente uma loja que vende lindas skins. Este post veio de um perfil, que pareceu fake, pois não havia sequer um nome ou foto. Ele lançou acusações e até uma lista de “supostos” coniventes com a venda de skins roubadas. Entretanto, o caso é extremamente sério e não pode haver acusações sem embasamento e provas. Estou buscando mais informações e fazendo um levantamento sério e imparcial, para que apenas a verdade seja divulgada.

Sabe-se que é verdade e cada vez mais comuns os casos de roubo de texturas na SL. Criar essas texturas é um belo trabalho artístico e rentável, pois todos nós apreciamos melhorar a aparência de nossos avatares, os quais são cada vez mais reais, com detalhes de pele realmente fascinantes. Esses artistas que criam essas incríveis texturas merecem nosso respeito e valorização ao seu trabalho. Por isso, as skins são muito cobiçadas e, por serem produtos realmente mais caros, têm instigado alguns oportunistas a encontrar alguma forma de burlar a venda.

As skins são, em geral, não transferíveis, até para proteger seu criador e dono e gerar mais buscas para outras vendas. O golpe descoberto por pessoas mal intencionadas vem do uso de scripts, que abrem esse código “no transfer” para que eles possam torná-las Full Permission (permissão total para fazer cópias, modificar, etc) e assim podem vendê-las mais barato e competir com as grandes lojas. Há outros casos em que alguns estão oferecendo essas skins totalmente free (talvez, como represália aos altos preços praticados por quem as vende). Há skins por até L$ 5.000.

Já foi descoberto um brasileiro que estava vendendo essas skins roubadas em sua loja e nos informaram que ele foi banido pela Linden Lab, mas esta é uma situação muito delicada e complexa, pois há pessoas roubando os melhores produtos, não apenas skins e que são de vários países e, depois que esses produtos são repassados para inúmeros inventários, é muito difícil evitar que se multiplique o problema, pois muitos sequer sabem que o que compraram, ganharam ou pegaram free, eram produtos roubados.

Na verdade, estamos vivendo o impasse das falhas morais humanas, que existem desde que o mundo é mundo e que infelizmente, já que os avatares são reflexo das pessoas que os possuem, inevitavelmente eles também surgiriam no mundo virtual.

Essa é uma questão para profunda reflexão e talvez, para quem venda qualquer produto e queira sua loja protegida, uma solução seja buscar o máximo de informações sobre quem é seu fornecedor e confiar sabendo quem realmente criou seus produtos. E para quem denuncia algo, também seria importante, para que não caia no vazio e injustiça, que se identificasse e apresentasse provas, pois apenas acusar é leviano, irresponsável e muito perigoso. Continuarei buscando mais informações, até mesmo como um serviço em nome dos bons profissionais que possam sofrer injustiças e para desmascarar os reais responsáveis.

*Ananda Valeeva é repórter SL e colaboradora do blog Mundo Linden.
Publicidade:

12 comentários:

Anônimo disse...

buscar informacoes para querer sua loja protegida? Voce nao leu meu blog? Nada pode ser protegido na atual programacao do game. Tudo pode ser replicado 1, 2 ou 1 milhao de vezes. Nada pode ser feito pelo lojista. E pior, usando scripts e ferramentes do proprio game, fornecidas pela LL.

A unica medida é nao criar mais nada e protestar com a LL.

O que eu ainda nao entendi é porque ninguem está fazendo protesto na frente da sede da LL, porque ela vendeu um produto falso onde nenhuma propriedade intelectual está protegida. Tudo pode ser clonado, até scripts e poses!

Anônimo disse...

Engraçado, estou a uns 10 dias no sl e ganhei e peguei muita coisa freebie, inclusive skins de varios tipos. E eis que hj fui entrar no sl e nao consigo, recebi essa msg. "Your account has been disabled by Linden Lab.Please Call 800-860-6990 during the hours of9AM - 6PM PST, Monday - Friday."
Ou seja: sera se alguma das skin que recebi faz parte dessas roubadas e dai bloquearam minha conta???
Mandei ticket pra la e estou agurandando a resposta

Anônimo disse...

sim, a LL está excluindo centenas (ou milhares) de avatares que possuem coisas copiadas, clonadas ou roubadas. É a politica nazista deles. Banem ao invés de resolver o problema.

Anônimo disse...

De longa data que esse tipo de ataque, antes através de copybot ou agora através de outros mecanismos, sabota o poder criativo, pelo simples prazer destrutivo que uma minoria que se auto intitula "sabe tudo", ou até para tirar proveito financeiro, lança mão de artifícios excusos para se apoderar de criações alheias no Second Life. E é lamentável que isso seja divulgado como retaliação, a um banimento mais do que justo. Sempre existirão os meios para se praticar atos excusos, seja no SL ou na RL, cabe a quem quiser executá-los, decidir se deve agir eticamente ou não.

Anônimo disse...

Não existe só o SL, existem outros mundos virtuais, a própria Sony já planeja um, se duvidar o Second Life pode ter o mesmo fim do ICQ nos comunicadores instântaneos! Agora nada que criem será 100% confiável e infalível. Mas acredito que empresas fortes financeiramente e inovadoras tem grande potencial de fazer o SL perder a sua populariedade. Basta fazer um produto que tenha uma longevidade e que ofereça mais resistências as corrupções!

Anônimo disse...

Mas algumas skin me foram passadas por pessoas dispostas a me ajudar. Eu não aceitaria se soubesse que era produto de roubo. Alias, ainda nem sei se foi por isso que fui bloqueado. Estou aguardando resposta deles.

PS, olhando em Incident Report vejo que foram aplicadas medidas disciplinares por "Violations using Alternate Accounts" com supensão de 14 dias. Aqui nesse link http://secondlife.com/community/blotter.php

Eu ainda consigo logar no site mais nao tenho acesso em nada na conta, muito menos a Grid. No site fica a mensagem: Your account has been disabled by Linden Lab. Please Call 800-860-6990 during the hours of
9AM - 6PM PST, Monday - Friday.

Anônimo disse...

Chapado, não há pq protestar contra a Linden. Tudo pode ser copiado sim, isso é inerente a internet. É o mesmo que protestar contra a Mozilla pq o browser firefox grava as imagens do seu site em cache e eu posso conseguir o arquivo no meu HD. Ou num printscreen. Usar, modificar ou distribuir esse arquivo por qualquer meio é o problema. Com ou sem as ferramentas da Linden é possível copiar o conteúdo. Mas a AÇÃO de copiar, modificar ou distribuir o conteúdo alheio (ganhando ou não com isso) é que infringe a propriedade intelectual. Ou seja, quem copia ou quem distribui é que deve ser punido.

Anônimo disse...

comparar as imagens que aparecem no navegador com as texturas que estao no SL é no minimo burrice. Uma coisa nao tem nada a ver com a outra. Se voce cria uma imagem e a coloca na internet, ela pode ser copiada por qualquer um e mesmo que voce consiga coibir o uso indevido, será muito dificil controlar isso. Agora, o SL nao é como a internet. Quando voce cria uma textura e faz upload para dentro do game, ela nao é publica e voce nao espera que ela se torne, mas sim sua, para ser usada nas suas criações. O SL ***deveria*** oferecer meios de proteger esta imagem, já que as texturas no SL sao a base de quase todos melhores produtos do game, tais como SKINS e ROUPAS. Se a LL nao tem como oferecer uma protecao, deixando com que qualquer criança de 12 anos consiga interceptar as texturas **originais**, porque continuar a criar coisas no game? Ou você sai ou voce cobra da LL medidas extremas de proteção a propriedade intelectual, coisa que atualmente nao existe. O engraçado é ver o povo me atacando, mas inocentando a LL. É como se eu identificasse um buraco no muro de um grande presidio e estivesse denunciando isso publicamente. Nao só isso, mas demonstrando como é facil abrir o burado naquele presidiio. E para a minha surpresa, ao invés de cobrarem uma solução do dir do presidio, todos me atacassem porque eu estou revelando algo proibido. Vai entender voces....

Anônimo disse...

Chapado, não estou dizendo que não devemos cobrar da Linden, devemos cobrar sim que eles façam o que for possível para evitar os roubos e que os ladrões sejam punidos. Mas protestar contra ela não é o caso, pq eles não enganaram ninguém. Está tudo lá, nos termos de uso do serviço que eles prestam.

Não é "diferente da internet". Ao fazer upload de texturas, ou audio, ou poses, vc está simplesmente "hospedando" um arquivo - que a princípio contém uma criação sua - num servidor deles.

O serviço, a marca, a infra-estrutura é deles. Usa quem quer. Paga quem quer. Concorda quem quer. Cancelar as contas de quem infringe as normas DELES é a punição que está prevista. Ao criar uma conta lá vc deve aceitar as normas DELES antes de começar. Já infrações de copyright é outra coisa.

A linden é provedora de um serviço, com normas de uso próprias. Em nenhum momento, em contrato nenhum ela diz que irá proteger suas texturas, nem controlar o conteúdo disponibilizado pelos usuários. Pq o conteúdo a princípio já é protegido pelo copyright. O sistema de permissões funciona apenas dentro do SL, fora dele não tem como controlar. Ao burlar esse sistema vc está infringindo uma norma deles - sim pq ele deve ser burlado, não é algo automático. Um arquivo, ou a identificação de um arquivo que está no seu computador está fora da alçada da Linden. Os dados transmitidos ao sair do servidor deles, não é mais responsabilidade deles.

Ao comprar terras e colocar suas criações lá é o mesmo que alugar um espaço no servidor de qualquer empresa de hospedagem como repositório de arquivos com objetivo de serem acessados via internet. E se é VIA INTERNET, vc mesmo já sabe, tem como interceptar. Não tem milagre. O arquivo vai ser visualizado de alguma forma, e se pode ser visualizado é possível ser copiado. É POSSÍVEL, não significa que só pq é possível vc possa fazer o quiser com ele. É aí que acaba a responsabilidade da Linden e entra o copyright.

E outra coisa, você não identificou um buraco num presídio. Primeiro pq não é um buraco, segundo pq não é um presídio. Nem metaforicamente.
Mas de alguém que se auto-intitula "chapado" não dá pra esperar muito raciocínio mesmo.

Anônimo disse...

"porque continuar a criar coisas no game?"

Cada um tem seus motivos...
Talvez pelo mesmo motivo de alguém que use caneta e papel e goste de desenhar num caderno velho.
Talvez pelo mesmo motivo de alguém que gaste horas num curso de pintura, ou de quadrinhos, ou de esperanto.
Talvez pelo mesmo motivo de quem faz um blog.
Talvez pelo mesmo motivo das pessoas que gostam de desmontar coisas.
Talvez pelo mesmo motivo de alguém que sai pelo mundo fotografando.
Talvez pelo mesmo motivo de alguém que criou um programa e distribuiu seu código pra quem quiser usar.
Talvez pelo mesmo motivo de quem tenha aderido ao creative commons ou ao copyleft.
Talvez pelo mesmo motivo de alguem que vive de copyright.
Talvez pelo mesmo motivo de quem assite novela.
Motivo não falta.

Anônimo disse...

agora já era caros amigos. Nao adianta me atacar. Nao vou retirar meu blog do ar. Conversei com amigos que ainda estao no game e muitos ja estao copiando de tudo (para uso pessoal e sem falar para ninguem). As vendas nas lojas estao caindo e nao há como voltar atras.

Eu vou parar de atualizar meu blog, pois basicamente ja contei todos truques que os usuarios precisavam saber. Mas nao vou retirar meu blog do ar. Se a LL quiser ela que acinone seu juridico para tentar junto ao google (dono do blogger) remover meu blog do ar, mas como até agora não recebi nenhuma msg deles, acho que eles não estao nem aí para meu blog. Parece que os unicos revoltados são brasileiros, voces mesmo. Nao adianda comentar aqui ou me enviar emails porque nao vou mais acessa-lo. Adeus.

Anônimo disse...

Se uma loja expõe seus produtos na vitrine corre o risco de ser roubada, nem por isso deixa de por eles lá, funciona assim, você comete um delito, você e punido.. foi o que aconteceu com você, não importa se o que você pegou foi para dar de graça aos amigos ou vender, não é seu e pronto. E se divulga como fez isso e outras pessoas fazem tambem devem ser punidas, e onde isso vai parar???