terça-feira, 4 de março de 2008

Cisco usa o Second Life para testar nova unidade de processamento "QuantumFlow"

O roteador ASR 1000 agrega voz, vídeo e dados, com baixo custo, alta performance e ecologicamente correto. Demonstrador entrou em operação nesta segunda-feira (03) no datacenter da Linden Lab.

A Cisco Systems Inc. lançou nesta segunda-feira (03) um novo roteador para processamento de voz, dados e vídeos, construído sobre o novo processador desdenvolvido pela companhia, o "QuantumFlow". O equipamento é resultado de cinco anos de pesquisas e investimentos, orçados na casa dos US$ 250 milhões.

Segundo nota da Cisco, o ASR 1000 estará disponível para o mercado a partir de Abril, com opções de dois, quatrou ou seis racks, custando a partir de US$ 35.000. Entretanto, usuários do Second Life poderão experimentar hoje mesmo o poder e performance do "QuantumFlow", visitando a ilha da Cisco no metaverso. A companhia forneceu à Linden Lab uma unidade do roteador para abrigar sua região virtual. Assim, quem visitar a Cisco no Second Life estará sob processamento remoto do ASR 1000.

Este equipamento é destinado para uso em aplicações WAN designadas ao acesso em rede de alta capacidade. É ideal para intranets locais ou externas, em construções circundantes, como campus de universidades, complexos corporativos, industriais, hospitalares, etc. "O ASR 1000 é apontado por especialistas como o roteador de maior performance da atualidade", é o que afirma Jonathan Davidson, diretor de produtos para rede da Cisco. "As capacidades embutidas no novo roteador vão eliminar a necessidade de implantar múltiplas aplicações de única função, com menor consumo de energia, o que ajuda a diminuir custos e a preservar o ambiente, devido aos materiais empregados na sua construção", acrescentou Davidson.

Já o novo processador "QuantumFlow", o 'coração' do aparelho, integra dois chips, um para processamento de pacotes e o outro para 'buffering' (carregamento de dados) e funções agendadas. Seu poder de processamento é igual a 19.2 bilhões de instruções simultâneas, em um intervalo de 0.5 segundo. Suporta 160 processos ativos, ao mesmo tempo, através de seus 40 núcleos. Segundo especialistas, é o maior poder de processamento em rede em um único dispositivo até agora.

No Second Life, a Cisco agendou uma demonstração pública do ASR 1000. Além dos residentes experimentarem a performance da ilha da companhia, no metaverso da Linden, será uma forma de mostrar na prática, aos investidores interessados, que o equipamento está pronto para uso comercial, industrial e institucional.

Com informações do ComputerWorld.
Publicidade:

Nenhum comentário: