segunda-feira, 3 de março de 2008

realXtend lança o melhor pacote para metaversos livres da atualidade

Baseado na plataforma OpenSim, time de programadores lançam simultaneamente um servidor avançado de região e o primeiro navegador 3D desenvolvido especialmente para esta plataforma. O realXtend, além de também acessar o grid da Linden, já permite utilizar páginas web como textura dinâmica nos primitives.

Apenas duas semanas após o lançamento da sua primeira versão, o realXtend acaba de lançar a nova versão 0,2 do seu pacote de viabilização de mundos virtuais. Desta forma, se disponibilizou aquilo que, até o momento, é a melhor e mais completa solução para que qualquer interessado crie e disponibilize publicamente seu próprio metaverso. Este kit, antigamente composto apenas de um navegador 3D de código aberto, agora assume o projeto OpenSim, fornecendo um servidor com alto grau de avanço, completo e com muito mais recursos que o original, conhecido por "Standalone Server". O realXtend inclui agora novas características essenciais, como servidor de inventário pré-configurado e personalização livre de avatar.

Navegador reaXtend permite acessar grids da Linden e do OpenSim

O realXtend é um agrupamento de novas e antigas idéias, com o objetivo de se criar um produto revolucionário, combinando as melhores delas. Muita gente tem aguardado, com o advento do OpenSim, que alguém disponibilizasse um produto pronto com as tecnologias mais populares dos mundos virtuais. O que destaca o realXtend é a possibilidade de personalização do seu personagem e poder trafegar facilmente entre regiões com uso de seus servidores (a nível de software). Ou seja, a criação de um grid é mais fácil neste caso e a movimentação de objetos entre regiões parece ter sido solucionada. Muitos consideram o realXtend a solução definitiva para os adeptos do "Second Life livre".

"Temos feito testes e eliminado erros, tantos quantos possíveis, e temos algumas novas características principais. Uma delas é o nosso sistema de Avatar. Rodando pela nossa solução, os avatares foram totalmente redesenhados para suportarem sua tranferência entre uma região ou outra, ou mesmo entre grids diferentes. Nas plataformas mais antiquadas, isso não era possível. Desta forma, o avatar ficava 'preso' a um mundo único", é o que afirma a gerente de projetos da realXtend, Jani Pirkola.

Personalização de avatares e teleporte

Pelo 'real', um avatar agora pode ser projetado com um pacote de modelagem 3D utilizado por designers profissionais e animadores. "A concepção e a animação de um avatar, com qualidade humana, é algo difícil. O que fizemos, então, foi fornecer avatares padrão, bem desenvolvidos, dando amostras aos novos profissionais para que estes saibam qual caminho devem trilhar, sem precisar 'encontrá-lo' primeiro. Também estamos produzindo as ferramentas para modificações destes avatares, na esperança de ver grandes personagens sendo produzidos", disse Pirkola.

Servidor conta com ilha totalmente montada, inventário ativo e é compatível com o Windlight

A realXtend lembra que outra característica importante em implementação é a do teleporte entre regiões e grids diferentes, com o mesmo avatar e inventários. O processo está bem avançado e, entre os resultados previstos, a possibilidade técnica e definitiva no qual avatares OpenSim poderão 'adentrar' no grid Second Life, da Linden Lab, e vice versa. Espera-se que o sistema de teleporte avançado multi-grid esteja pronto ainda no primeiro semestre de 2008.

Navegador 3D

"A realXtend adotou o uso de licenças BSD para todos os componentes do servidor e do navegador. Fizemos isso ao observar que, cada vez mais, as empresas estão rejeitando softwares e soluções com licenciamento restritivo, o que não permite a personalização de um determinado sistema para a realidade corporativa do cliente", comenta Jani Pirkola. Segundo ela, o realXtend começou primeiramente no desenvolvimento de um navegador 3D alternativo ao do oficial Second Life, utilizando-se das licenças de código aberto liberadas pela Linden e, com isso, tentar trazer uma experiência mais avançada de navegação dos mundos virtuais, além de criar navegadores personalizados para seus clientes potenciais.

realXtend permite o uso de páginas web como texturas dinâmicas nos primitives

Assim como o 'server', o navegador 3D da realXtend está com seu desenvolvimento bem avançado, contando com praticamente todos os recursos de seu similar oficial. Navegação web na tela do próprio programa, personalização através de 'peles' e um código extremamente 'enxuto', com menor consumo de memória, são os destaques. Mas o que chama mesmo a atenção é que o realXtend se antecipou ao Second Life e já permite que usuários utilizem páginas web para gerar texturas dinâmicas para os primitives. Porém, apenas através dos grids remotos ou locais, rodando o servidor do mesmo fabricante. Espera-se que a Linden compatibilize este recurso, no grid oficial, em breve.

Pirkola diz que o projeto do navegador deu uma pequena pausa, com o surgimento da plataforma OpenSim. Neste momento, a realXtend mudou seu foco e passou a trabalhar paralelamente com o navegador e o servidor. O objetivo, com isso, era criar um produto único e livre, que permitisse a qualquer empresa construir seu próprio metaverso, com um grid no tamanho da sua realidade e nível de investimento. Em todos os momentos, o desenvolvimento foi feito baseado nas licenças BSD pois, como no Linux, a idéia da realXtend é vender 'consultorias' e não o produto em si, que é grátis e pode ser baixado a qualquer momento.

"A visão de futuro do realXtend é a mesma. A internet 3D vai acontecer e queremos antecipar isso hoje. Todos estamos acostumados a utilizar uma internet 2D que já se mostra entediante. Nossa abordagem é a de que a rede mundial pode se tornar um ambiente fantástico, permitindo que todos tenham uma experiência de realidade virtual para entrenimento e utilidade profissional. Estamos comprometidos, com o aporte de investimentos de empresas interessadas, em tornar nosso produto livre um impulsionador para esta nova realidade, ao alcance de qualquer pessoa que deseja um 'algo mais' da internet. Continuem visitando nosso site para se manterem informados, em primeira mão, sobre estas novidades", convida a gestora do projeto.

Site do projeto: www.realxtend.org
Download do navegador e do servidor (v0.2): clique aqui.
Galeria de fotos: clique aqui.

O Mundo Linden criou um fórum oficial de discussão sobre OpenSim no Orkut. Participe!
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44839152


Assista o vídeo oficial do realXtend:



Publicidade:

Nenhum comentário: