sexta-feira, 11 de abril de 2008

Centro Cultural Bradesco apresenta a Psicanálise de Lacan

No próximo sábado, 12 de abril, o Centro Cultural Bradesco, no Second Life, oferece aos internautas o livre acesso a mais uma iniciativa inédita na área do conhecimento.

Trata-se do curso “O que é a psicanálise de Lacan”, que acontecerá durante todo o dia, com coordenação de Jorge Forbes, um dos principais introdutores do pensamento de Jacques Lacan no Brasil, de quem foi aluno.

Psicanalista e médico psiquiatra, Forbes contará com a colaboração de Ariel Bogochvol, além de vários especialistas convidados, para sintetizar os fundamentos do percurso de Lacan e sua herança. Para participar, basta acessar o Centro Cultural Bradesco - no Second Life - tinyurl.com/2ax7xe. Antes, porém, é necessário se cadastrar no Second Life e realizar o download da plataforma através do site http://www.mainlandbrasil.com.br . Grátis.


Resumo da Programação

9h - Quem foi Jacques Lacan?

O esboço de uma vida, sua formulação psiquiátrica, filosófica e literária. O retorno a Freud e para além de Freud. Dissidências. A orientação lacaniana, heranças e a psicanálise do mundo.

9h45 - Qual o percurso de Jacques Lacan?

Um percurso descontínuo, conservação e mudança de paradigmas. Psiquiatria, etologia, antropologia, lingüística, lógica, topologia e o pensamento contemporâneo.

11h - O que é o Imaginário?

O eu na teoria freudiana. A fase do espelho. Narcisismo. O eu e o outro Intersubjetividade, agressividade e erotismo.

11h45 - O que é o Simbólico?

A subversão do sujeito, a releitura estruturalista, o inconsciente estruturado como uma linguagem, as formações do inconsciente.

14h30 - O que é o Real?

A experiência do real no tratamento analítico, os paradigmas do gozo, defesas contra o real, para além do inconsciente, o analista como o real.

15h15 - A primeira clínica de Lacan

As estruturas freudianas – neurose, psicose e perversão, as modalidades do desejo.

16h30 - A segunda clínica de Lacan

Jorge Forbes fala sobre uma nova topologia. Para além de Freud e do Édipo. O sintoma como gozo e como identificação.

18h - Conclusões e debates

O espaço será aberto para a participação com conclusões e debates.


OUTRAS ATRAÇÕES

Meditação e música aos domingos

Todos os domingos, às 20h, o auditório virtual do Centro Cultural Bradesco apresenta sessões de música e meditação, destinadas a colaborar com os interessados na busca pelo equilíbrio. Uma boa dica para encerrar o final de semana.


Oficinas “Saúde e Qualidade de Vida”

Durante as terças-feiras do mês de abril, às 20h, o Centro Cultural Bradesco, no Second Life, traz para debates e orientações grandes especialistas brasileiros em medicina e saúde pública. Entre os próximos convidados, estão: o psicólogo Matheus Ajzenberg (dia 14.04), e os médicos Mauro Wajsberg (22.04) e Silvio Tarnovschi (29.04).

Centro Cultural Bradesco
Link: inyurl.com/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: tinyurl.com/28duq2

Press release: CLARA Comunicação
Neide Costa / Daniele Merola / Clarice Caldas
Tel 11 3667-9136, 3667-4065 . clara@claracomunicacao.com.br

Publicidade:

Nenhum comentário: