terça-feira, 8 de abril de 2008

Ilha testa interface experimental de movimentação espacial

A tecnologia é uma das que foram usadas para criar o controle do console Wii, mas neste caso, a brincadeira foi feita com uma superfície plana, como uma bandeja.

Um grupo de pesquisadores de Tóquio está experimentando uma nova interface de controle dentro da ilha Softbank do Second Life, e desta vez a experiência envolve uma brincadeira com os visitantes do lugar. A interface é associada a um acelerômetro de três eixos acoplado a uma espécie de bandeja, que traduz para a tela os movimentos que o usuário faz do outro lado.

A tecnologia é uma das que foram usadas para criar o controle do console Wii, mas neste caso, a brincadeira foi feita com uma superfície plana, como uma bandeja. No Second Life esta superfície virou uma gigantesca caixa erguida pelos braços mecânicos de um robô da ilha Softbank. Dentro dela, há objetos e espaço para avatares entrarem e tentarem se equilibrar enquanto a pessoa do outro lado faz o que quiser com eles, balançando a plataforma nos três eixos possíveis. Mas o visitante precisará de um pouco de sorte para encontrar alguém que esteja controlando tudo durante a sua visita. Para entender melhor, é preciso ver o vídeo de demonstração abaixo:



A Softbank, que é uma grande empresa com braços no mercado financeiro e de telecomunicações no Japão, está patrocinando a iniciativa, mas ainda não se sabe qual é o objetivo final dos pesquisadores. Porém é seguro imaginar que com o advento do sistema de física do SL (o Havok, ainda em testes no metaverso), um controle assim pode ser um caminho interessante para abrir novas possibilidades de interação no mundo aberto da Linden Lab.

Origem: Second Life Informa.
Publicidade:

Nenhum comentário: