quinta-feira, 8 de maio de 2008

CIA afirma que presença de terroristas no SL é mínima

A busca de terroristas jihadistas é fomentada mundialmente e não podia ser diferente dentro do metaverso. Osama Bin Laden pode estar em qualquer lugar do planeta, mas pesquisas e investigações feitas recentemente pela divisão de Inteligência Aplicada da Universidade Mercyhurst na Pensilvânia mostram que ele definitivamente não está no Second Life.

Ano passado surgiram rumores de que negociantes de armas faziam contato pelo metaverso e isso insuflou comentários de que terroristas jihadistas poderiam estar envolvidos em transações virtuais. Em abril, Phillip Rosedale, um dos idealizadores do Second Life, compareceu ao Congresso dos Estados Unidos, visita que aumentou as preocupações sobre o caso. A representante democrata Jane Harman afirmou que a investigação é necessária: "Não estou fomentando a censura. Mas estou perguntando o que podemos fazer para assegurar que estas maravilhosas ferramentas (os metaversos) não sejam transformadas em ferramentas que facilitem ataques terroristas a civis inocentes pelo mundo".

O professor da Mercyhurst, Kristan Wheaton, responsável pelos relatórios, comentou com a agência Reuters sobre a importância da pesquisa nos metaversos: "Quando você apresenta a idéia de que há uma possibilidade, como um profissional da Inteligência, você deve prestar atenção na questão". Wheaton serviu à Inteligência do exército americano por vinte anos e hoje é encarregado de treinar futuros analistas da CIA.

O relatório conclui que a presença de terroristas no Second Life não é uma grave intimidação: "Jhadistas usam o Second Life como um aviso a ser notado e não como uma ameaça real". Dentre outras colocações, o relatório ainda esclareceu: "Comunicações para planejar ataques terorristas provavelmente não são uma ameaça devido à paranóia, suspeitas de monitoração, sendo que canais de comunicação já existentes como fóruns na web são mais eficientes. Fabricação de bombas, treinamento de armas e outras práticas avançadas são improváveis de acontecerem dentro do Second Life devido a necessidade de presença física nestas atividades".

Origem: Second Life Informa (iG)
Publicidade:

Nenhum comentário: