quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Second Life X Lively (Google)

É galerinha, o Lively fechou! E o Second Life continua crescendo e crescendo com gente de verdade, não mais com robôs como bem nos lembrou nosso amigo Henry! E agora??? Quem vai segurar o gigante Google? Será que a Linden agüenta não ser engolida pelos dólares "googleanos"?

por Jean Liberato.

Bom, parece até brincadeira, mas eu sempre disse que o Lively era limitado e que não ameaçava o Second Life. Era um brinquedinho, um chat 3D que ficava atrás de seus concorrentes diretos, como publiquei neste post em 16 de julho passado.

Está acesa a luz de alerta! Residentes do SL, o Google acredita nos mundos virtuais, pois experimentou um. Fechou, pois entendeu que o formato dele estava errado. Outras coisas devem ser lembradas, como o fato deles fornecerem o sistema de buscas (search) que é o padrão no nosso Second Life da Linden Lab, e agora o gigante está "livre" novamente, sem produtos nesse filão interessante de mundos virtuais. Entendem o que quero dizer?

Acredito que agora o Google venha para cima do Second Life, com força total. Devemos ter novidades no ano que vem, mesmo em uma época de recessão na economia mundial. É bem possível que eles queiram comprar a Linden Lab, ou ainda, se associar a empresa e trazer consigo uma solução para o funil tecnológico que a Linden vive hoje. A capacidade de processamento dos "data centeres" da Linden é limitada e uma sociedade com o Google seria mais que bem vinda neste momento.

Ou seja, meus amigos, esperem um ano de 2009 com possibilidade de grandes mudanças no Second Life. O Lively morreu, o Second Life cresce exponencialmente e não existe outro mundo virtual tão interessante no aspecto comercial quanto o SL. Como nos disse a Tiamat em seu comentário de ontem, "o SL proporciona um tipo de interação entre as pessoas que ainda não havia na Internet ou nos meios de comunicação", por isso mesmo acredito que seja interessante para várias empresas de tecnologia que este mundo virtual proposto pelo Second Life seja cada vez mais viável e ativo.

Quem quer apostar comigo que o Google vem pra cima da Linden Lab, para comprar ou participar como sócia do SL? Deixem seus comentários, que eles valem ouro.

Nos vemos no Second Life!

Se você não conhece o SL, cadastre-se agora mesmo: www.secondlife.com.

*Jean Liberato (consultor para desenvolvimento web, especialista em Social Media).
* in world: Liberato Lindman

SL Guru – Consultoria Full Service em estratégias e negócios no Second Life
(11) 8400.9116/(11) 2598.5977


Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

4 comentários:

Sexercise disse...

O lively e fraquinho e bem diferente do SL, e ainda ajudou o SL a ganhar alguns residentes, pq dentro do lively mta gentw falava que sl era melhor. Tbem acredito que o tio googlao vai querer comprar o SL.

Tiamat disse...

*fazendo cara de tragédia grega* meu ursinho engraçadinho morreu?????
?Heheheheheh, conheci o lively por conta da sua matéria e experimentei algumas vezes do escritório ja que a capacidade de video do pc daki é triste.
E sim, em outras matérias do Mundo Linden vi que empresas de games tbm estão apostando fichas em mundos virtuais...
Realmente não me surpreenderia se visse a Google arrastando suas asinhas para cima da Linden Labs, até pq o SL cresce, e está crescendo, não sei se a LL tem capacidade de investir em Hardware e parque tecnologico para suportar o inventário e contas do mundo todo.
A Google possui um parque de servidores robustos, até pq parece visar justamente isso. Ser a maior provedora de informações, de diversos tipos. Abraçar a LL chega a parecer natural. Obrigada por estar sempre fazendo matérias que nos colocam a um passo a frente.

Anônimo disse...

Eu não tennho dúvidas disso, aliás, antes do Lively By google, eu me peguntava, onde cargas d'água está o Google que ainda não adentrou no SL? Sempre pensei que ela poderia comprar a LL (para nosso bem talvez?). Qdo o LbG foi lançado, o experimentei e de cara cheguei à conclusão: ele não presta, ele não está ao nível da Google e, ela vai abandonar isso assim que ver o tiro errado que deu.
Porém, temos aí ma situação interessante. A microsoft tb aposta no SL (ou no caso, o Open sim), como ficaria caso a maior concorrente da Microsoft se interressar em comprar o Sl? Será que teremos uma guerra de titãs para ver quem levaria a pequena LL e sua mina de ouro?
Com certeza, 2009 promete uma guerra.

Ecommerce in Brazil disse...

Conhece o google deadly ? LOL


Abs, Henry