terça-feira, 20 de março de 2007

Antigo desenvolvedor do Second Life lança concorrente 'FlowPlay' em abril

Fase beta, para testes públicos do novo metaverso, começa no próximo mês. O FlowPlay deve entrar em operação definitiva a partir do próximo verão americano.

O FlowPlay é um mundo virtual em desenvolvimento, fruto dos trabalhos realizados e coordenados pelo programador Derrick Morton. Antigo aprendiz em construção de mídias na RealNetworks, onde conheceu Phillip Rosedale, Morton colaborou na produção e desenvolvimento dos alicerces daquilo que hoje é conhecido como Second Life.

Entre as particularidades no novo mundo virtual, está uma maior facilidade da criação de sistema de interação, como games e outras atividades competitivas. Campeonatos poderão ser criados, com ganhos em dinheiro virtual, inicialmente subsidiados pela FlowPlay. No mundo real, a empresa espera encurtar a margem de tempo para que possa deixar de ser uma 'startup' e, antes da Linden, coloque seu empreendimento no mercado de tecnologias de capital aberto, a Nasdaq. A idéia é acelerar o aporte de investimentos e com isso aperfeiçoar mais rapidamente o desenvolvimento do FlowPlay.

Está marcado para este mês de abril, o início da fase beta para testes públicos do navegador e do grid. No entanto, a abertura oficial do sistema ocorrerá durante o 'verão americano', que vai até setembro de 2007. A partir de então haverão as contas 'premium' que, semelhante ao Second Life, o residente pagará uma taxa mensal e ter recursos melhores, neste metaverso, à sua disposição.

É interessante observar o crescimento da quantidade de iniciativas paralelas ao Second Life. O lado bom é que isso pode fazer com que a Linden, além do eventual e necessário crescimento do grid, promova novos aperfeiçoamentos em seu mundo virtual, que anda tecnologicamente estagnado desde o final de 2006.

Fonte: 3pointD.

Nenhum comentário: