quinta-feira, 1 de março de 2007

Exclusivo: Inaugurada a primeira delegacia virtual brasileira no Second Life

A idéia é minimizar situações de desordem e promover a harmonia e boa convivência nos ambientes virtuais brasileiros. Em breve também será lançado um 'Conselho de Justiça' para promover soluções amigáveis sobre conflitos entre avatares.


No início desta semana foi inaugurado um empreendimento no mínimo inovador: o 1º Distrito Policial Jardins São Paulo. O DP está situado ao norte da Ilha SP Jardins e já demonstra um alto nível de organização por parte dos seus idealizadores. Em um prédio imponente, devidamente estilizado e identificado, bandeiras do Brasil e do Estado de São Paulo por ornamentação e viaturas policiais para rapido acesso às regiões da ilha, o 1º DP São Paulo Jardins demonstra já contar inicialmente com uma infra-estrutura limpa e eficiente, no cumprimento dos objetivos a que se propõe.

O uso indevido do Second Life por parte de alguns avatares brasileiros, mau intencionados, que promovem invasões, arruaças, uso indevido de armas de fogo, bem como alusão à venda de drogas, tem sido uma preocupação crescente entre os donos de ilhas brasileiras, que vêem nisso um potencial prejuízo no tocante à audiência selecionada de transeuntes e aos futuros investimentos por parte de empresas reais ou virtuais, que podem não ser concretizados.


Diante disso, uma parceria foi iniciada na Ilha São Paulo Jardins para a instalação desta delegacia virtual, que contará com policiais virtuais (moderadores) devidamente selecionados, recrutados, treinados, uniformizados e postos em ação, para agirem na moderação da ilha. Todos os envolvidos na iniciativa promoverão, enfim, a ordem nos locais em que a delegacia virtual atuar.

Em uma segunda etapa, será criado o '1º Conselho de Justiça do Second Life Brasil', destinado a promover, de forma amigável e mediante acordos, a solução dos diversos conflitos que possam surgir ao longo do tempo entre avatares, objetivando mais uma vez a harmonia na porção brasileira do universo virtual SL. Este Conselho poderá solucionar, por exemplo, problemas de 'banimento' de avatares da ilha.


Por estas iniciativas responde Laila Bolero (foto), idealizadora e implementadora, que gentilmente concedeu-nos uma entrevista exclusiva ao Mundo Linden, dando detalhes sobre este projeto:

Mundo Linden - Laila Bolero, como surgiu a idéia de instalar no Second Life uma delegacia virtual?

Laila Bolero -
A idéia de montar uma delegacia virtual surgiu em razão da existência de alguns desentendimentos entre avatares, situações de duvidas, desconhecimento de como agir dentro do SL, ignorância das regras das lands, invasão de avatares que acreditam que o SL é apenas uma forma de expor e assumir o seu lado marginal sem respeitar o espaço do outro, afinal, nem todos pensam assim, pois, se assim fosse, empresas como Nissan, IBM, Universidades, FECOM entre outras, não teriam instalado suas sedes virtuais ou investido financeiramente na compra das ilhas, então, visando minimizar algumas situações equivocadas e de desordem, bem como, esclarecer outras, foi criada delegacia.

ML - Por que a escolha da Ilha Sp Jardins para instalação desta delegacia?

LB -
Porque o dono da ilha, Unger Felix, é um homem de visão, tanto que, em breve, instalarei lá o PRIMEIRO CONSELHO DE JUSTICA DO SL BRASIL, um Órgão destinado a promover soluções entre conflitos dos avatares, de forma amigável, mediante acordos, sendo que, as regras da ilha estarão subordinadas ao Conselho, mas ai, já daria uma outra matéria (risos).

ML - Quais atividades serão exercidas no local?

LB -
Como disse, a delegacia não existe somente para punir os baderneiros, mas também, esclarecer, advertir, informar as regras, orientar, enfim, a competência da delegacia é algo que vai se ajustar conforme as novidades do SL forem se apresentando, mas sempre respeitando as regras básicas.


ML - Haverá o recrutamento de 'policiais virtuais' para auxiliá-la? Como eles atuarão? Serão remunerados?

LB -
Sim, este recrutamento será feito pelo Delegado nomeado, Arlen Flossberg, que é a autoridade competente para escolher sua equipe e eles atuarão de modo semelhante aos officers das lands, com poderes e visando manter a ordem sem tornar a ilha um lugar chato, ao contrario, extremamente agradável e apto para o jogo, sem tantos laggys e avatares inconvenientes. O trabalho no 1º DP Jardins/SP é voluntário.

ML - Existem planos de ampliação da delegacia para outras regiões?

LB -
Sim, existem planos neste sentido.•

Nenhum comentário: