União Européia sinaliza que tem planos para ingressar no Second Life
Semanas após a inauguração da Embaixada da Suécia, a União Européia anuncia intenção em abrir uma representação virtual no metaverso Linden.
A União Européia afirmou ter iniciado preparativos para ingressar no Second Life, abrindo inicialmente um grande escritório de relacionamento. “É certamente uma idéia em que nós estamos trabalhando,” afirma Mikolaj Dowgielewicz, da comissão de relações públicas da entidade internacional.
“Porém, estamos ainda sem pessoal especializado para tratar do assunto. No momento, todo nosso corpo de funcionários de TI está empenhado nos preparativos do 5º aniversário da União Européia”, argumentou Mikolaj, acrescentando que o executivo da UE está com o projeto Second Life em pauta, para após as celebrações.
Métodos alternativos de comunicação
Os europeus compõem o maior bloco de residentes no metaverso, respondendo por cerca de 54% de toda população virtual ativa. Eles são seguidos pelos americanos e canadenses que, juntos, representam 34.5 por cento, segundo estatísticas da Linden Labs.
Mikolaj Dowgielewicz, gerente de comunicação da comissária Margot Wallstrom, explica que um escritório da União Européia, no mundo virtual, seria parte do esforço do Executivo em se aproximar dos cidadãos europeus, tendo em vista o fato de possuirem tenues laços relacionais e as áreas deficientes de comunicação flagrantes na UE.
“Nós estamos trabalhando no aperfeiçoamento em utilização da Internet como principal meio de comunicação entre o Executivo da UE e sua população. Consideramos como um séria reflexão, nossa estratégia e relacionamento através dos meios tecnológicos, como a rede mundial de computadores”, explicou o porta-voz. “O Second Life é apenas uma dessas estratégias interessantes”, disse. “Estamos sempre abertos para as novas idéias e tecnologias de comunicação em massa.”
Nenhum detalhe foi apresentado, ainda pela comissão, em como se envolverão no Second Life. Mas o sr Dowgielewicz afirmou que provavelmente seria um projeto específico do departamento de comunicação da União Européia, e não exatamente um envolvimento de todo o Executivo. A comissão de comunicação é responsável por manter a interatividade entre a sede e as 27 embaixadas da UE ao redor do mundo.
Sebastian Kurpas, outro integrante da comissão, disse que é necessário um empenho de todos os setores do corpo governamental em propor a utilização de canais alternativos do Executivo para transmitir a sua mensagem. Explicou também que a comissão tem mudado, ultimamente, sua estratégia de comunicação, principalmente lançando mão de meios tecnológicos para propagação de mensagens em massa, como o TV e a Internet.
Sobre o Second Life, Kurpas afirma que a comissão poderia "alcançar um público diferente, aquém dos meios de comunicação convencionais e que dificilmente se interessariam pelos assuntos da União Européia". E acrescentou: "o mais importante, porém, é a forma como você aborda seu público alvo, sem ser chato ou invasivo". Ou seja, a informação será apresentada, mas cabe à audiência decidir 'consumí-la' ou não.
Com informações do EUObserver
sábado, 3 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário