quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

IBM adota o OpenSim para comercializar datacenters virtuais

Seguindo uma tendência natural, a companhia adotou o "Second Life de código aberto" afim de criar ambientes 3D livres, para monitoramento de dados.


A gigante do hardware IBM anunciou, nesta quinta-feira, que estará comercializando uma nova tecnologia para monitoramento de dados, em seus equipamentos de datacenter, com interface em três dimensões. Com o novo sistema, as informações armazenadas poderão ser controladas de uma forma muito mais amigável e intuitiva.

Este ambiente de monitoramento virtual, que a própria IBM está desenvolvendo, é baseado na plataforma OpenSimulator, projeto de código aberto com características de Second Life, que permite a qualquer um criar seu próprio mundo 3D, personalizando-o de acordo com as suas necessidades. Neste caso, com total comunhão aos parâmetros solicitados pelos clientes.

Segundo Michael Osias, pesquisador da IBM responsável pela adaptação do OpenSim aos equipamentos da empresa, "a real inovação é a troca da relação entre os humanos e as máquinas (interface), em um já antipático método 2D, para um ambiente 3D no qual os usuários poderão enxergar as informações e dados como algo 'quase real' e 'tocável'. Será possível uma melhor visualização dos recursos dos servidores, relatórios de fluxo de dados, etc., além de um melhor entendimento no controle de um ou mais datacenters".

A IBM foi uma das primeiras grandes companhias investidoras do Second Life, fornecendo infra-estrutura para expansão do data center da Linden Lab, em troca da instalação de várias sim (ilhas) nas quais exerce suas atividades acadêmicas e corporativas. Michael Osias menciona, contudo, que a multinacional já estudava, sigilosamente, o uso do OpenSim há cerca de três meses. Uma equipe foi recrutada para promover os melhoramentos necessários em sua distribuição, que será restrita apenas aos clientes. De qualquer forma, para o projeto OpenSimulator é, talvez, a melhor notícia desde o lançamento das primeiras versões de seu servidor SL de código aberto.

O Mundo Linden criou um fórum oficial de discussão sobre OpenSim no Orkut. Participe!
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44839152

Com informações da FOXBusiness e do Siliconrepublic.com
Publicidade:

Nenhum comentário: