sábado, 23 de fevereiro de 2008

Mundo Linden: 1 ano mantendo você bem informado sobre o Second Life
Por Marcelo Posthorn*

Em agradecimento, este blog oferece uma festa para seus leitores, na noite em que completa seu primeiro aniversário.

Chegamos então aos 365 dias de atividade do blog Mundo Linden. Em 23 de Fevereiro de 2007, a fundadora deste site, Debora Puggliesi (aka. Debora Perenti), na época estudante de jornalismo na cidade de Salvador, Bahia, e entusiasta dos assuntos sobre o Second Life, postou a primeira matéria, onde falava sobre o início das ações da rede católica Canção Nova no metaverso da Linden Lab. Começava, naquele momento, aquela que hoje é considerada como "a maior base brasileira de informações sobre o Second Life", na língua portuguesa do Brasil, que até o momento possui um acervo de quase 1.200 matérias publicadas.

O tempo passou e muita coisa aconteceu. O Mundo Linden começou no auge da 'hype' que o SL experimentava. Toda mídia estava com foco neste mundo 3D, onde (quase) tudo era possível e fantástico. Modestamente, o blog foi desempenhando seu papel, todos os dias, procurando trazer informação selecionada e com qualidade. Focamos também trazer notícias e novidades em primeira mão. Com o tempo, e através de um marketing puramente viral, o Mundo Linden virou uma mania e parada obrigatória diária para aqueles que levam o Second Life a sério, mesmo que apenas por entretenimento.

No início de Agosto de 2007, Debora (Perenti) Puggliesi passou o bastão do blog para a empresa de mídia Webtiva.com, em virtude de questões pessoais, associadas a uma proposta irrecusável. Nesta época já se observava que o Second Life não era mais a 'namoradinha' do jornalismo nacional. Mesmo assim, a atual gestão manteve o foco do blog, não deixou a peteca cair e, diariamente, prosseguiu trazendo mais e mais informações sobre o metaverso. O objetivo da agência, a princípio, era investir em suas próprias ilhas no Second Life. Entretanto, observou-se que o Mundo Linden contava com uma audiência cativa e fiel, superior até a frequência registrada nas melhores ilhas brasileiras. Fizemos a aposta correta e vencemos.

O blog Mundo Linden prossegue hoje, firme e forte, às vezes com muitas, às vezes com poucas matérias, mas nunca deixando seus leitores um dia sequer sem novas informações. É claro que o fim da 'hype' trouxe uma certa escassez de novidades sobre o Second Life. Mesmo assim, se houver uma notícia interessante e relevante para a comunidade brasileira, onde ela estiver, iremos lá e traremos ao público. Ainda que seja uma notícia ruim. Nosso intuito é apenas informar. Procuramos também possibilitar a interação do público, abrindo diversos canais de diálogo e garantindo o direito de todos a expressão, mas com moderação e civilidade.

Festa de comemoração

Para comemorar o 1º ano de atividades do blog Mundo Linden, preparamos uma grande festa que ocorrerá na noite deste sábado, com pleno apoio da equipe da ilha RJ CITY, na pessoa do amigo Thiago Pagung. Um espaço foi preparado para receber os leitores, parceiros e amigos deste blog. Na festa, além de muita música, comandada por DJs de primeira linha, estaremos distribuindo brindes e prêmios em L$ para os leitores mais animados. O Mundo Linden também estará inaugurando sua nova sede, também na RJ CITY, que está posicionada ao lado da praia virtual de Ipanema, palco da nossa festa.

Agradecimentos

O Mundo Linden gostaria de agradecer, primeiramente, a todos os leitores que acompanham seu trabalho, desde o início, ou de algum tempo para cá. Não importa há quanto tempo. Importante para nós é que continue prestigiando nosso trabalho e se mantenha bem informado através dele. Agradecemos também aos nossos anunciantes (Ilha Buzios, Second Island, Brasil Money, VM2, ZZN Virtual e Ilha BH) que tornam este trabalho possível e que nos incentivam com seu apoio. Não podemos deixar de agradecer aos nossos parceiros (RJ CITY, Studio Graphics, São Paulo Convention & Visitors Bureau - SPCVB, KIIS FM 102,7 - Los Angeles, Mundo LS e AVS Models), que contribuem com infra-estrutura virtual e conteúdo para tornar o blog ainda mais interessante. A todos vocês, o nosso muito obrigado e contem conosco para, pelo menos, mais 365 dias de muita informação.

Obrigado!

*Marcelo Posthorn é avatar editor do blog Mundo Linden, e entidade virtual da Webtiva.com nos metaversos Second Life e OpenSim.

CLIQUE AQUI, para acessar o local da festa de 1 ano do Mundo Linden.
Local: Ilha RJ CITY
Data: 23/02/2008
Horário: 19:30 (Brasília)

Nenhum comentário: