terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Pesquisa aponta preferência em avatares que imitam vida real

A pesquisa, encomendada por uma instituição americana, concluiu que elfos ou bichinhos peludos não são prioridade para adultos na hora de criar um avatar.

A noção de que os avatares nos ambientes online são uma idealização e algo radicalmente diferente daquilo que as pessoas são na vida real foi contrariada em uma pesquisa conduzida pela Zogby International nos Estados Unidos. A pesquisa, encomendada pelo U.S. Congressional Internet Caucus Advisory Committee, concluiu que elfos ou bichinhos peludos não são prioridade para adultos na hora de criar um avatar e são preteridos por formas humanas, que imitem a aparência real da pessoa, de uma forma melhorada, destacando características mais masculinas ou femininas.

A Zogby ouviu 3.585 adultos e a maioria, 44,2%, disse que gosta de um avatar que represente exatamente aquilo que é na vida real, sem ao menos acentuar características que as tornem mais atraentes. Veja abaixo como as pessoas responderam à pergunta “Você alteraria muito a aparência do avatar em relação à sua real?:
  • Faria exatamente como eu sou - 44,2%
  • Não sei - 22.9%
  • Manteria similar, mas acentuaria a aparência mais feminina ou masculina - 18.1%
  • Eu alteraria muito a minha aparência física - 14,7%
A pesquisa foi feita entre os dias 21 e 23 de janeiro e tem margem de erro de 1.7%. E você, como prefere o seu avatar no Second Life? Deixe um comentário abaixo contando o que você prefere.

Origem: Second Life Informa / Reuters.
Publicidade:

2 comentários:

Unknown disse...

Durante um ano usei um avatar de humano normal. Mas o SL ficou meio sem graça, só coisas futeis principalmente entre brasileiros, uma corrida inutil pra ser a mais bonitona o mais bonitão. Me enojei de tudo isso e resolvi ser outros tipos de seres respirar outros ares. Fada, elfo, sereia, etc... e pra minha surpresa, é muito mais divertido explorar o inexistente do imaginário que ficar imitando a vida real.

Anônimo disse...

É muito legal explorar outros tipos de avatares, fica até surreal sair voando como um dragrão numa cidade "real", e isso que torna a experiência bem mais divertida. Não tenho nada contra avatares reais, nada mesmo. Acho quase um obra de arte o que alguns designers conseguem fazer nas skins, cabelos e roupas.
Problema é que a maioria dos usuários brasileiros mal se cadastra e já chega querendo sexo virtual ou perguntando se a mulher tem "aquela bunda" na vida real... isso quando não partem pra baixaria ou violencia, sem contar como enchem o saco dos noobies por causa do visual. Por que esse tipo de comportamento é o padrão entre a maioria dos brazucas????? To ha mais de 1 ano no sl, entro diariamente e entre brasileiros é quase só isso que vejo. Pouquissimos se comportam civilizadamente ou criam coisas de verdade, e os que fazem isso cedo ou tarde acabam só falando ingles.