quinta-feira, 13 de março de 2008

Artista recria a histórica "Marcha do Sal", de Gandhi, no Second Life

A idéia é percorrer virtualmente, e no mundo real, os mesmos 400 quilômetros da histórica marcha indiana contra o controle inglês, na década de 30, homenageando assim o ícone histórico do século XX.

Joseph DeLappe, um artista plástico de San Francisco, acaba de recriar no Second Life um evento histórico da Índia e, também, mundial: A "Marcha do Sal de Mahatma Ghandi". Não é uma reprodução política, mas artisticamente se faz uma representação eletrônica do evento e uma homenagem curiosa, no metaverso Linden.


No dia 12 de março de 1930, Mahatma Gandhi e vários discípulos iniciaram uma marcha em protesto ao domínio inglês na Índia. A caminhada, de quase 400 quilômetros, durou 25 dias em direção ao litoral. Gandhi e seus seguidores paravam de cidade em cidade para descansar, conseguindo assim, mais simpatizantes. O protesto foi incitado pelo fato de que, naquela época, os indianos eram obrigados a comprar produtos industrializados da Inglaterra, sendo proibidos inclusive de extrair sal em seu próprio país.

No dia 6 de abril, depois do banho, ritual sagrado para os hindus, Gandhi apanhou um punhado de sal à beira-mar, e seu gesto foi repetido simbolicamente pelos milhares de indianos ali presentes. Em resposta e esses atos, os ingleses prenderam mais de 50 mil indianos, entre eles o próprio Gandhi. Mesmo com a prisão de Gandhi, a marcha continuou, em direção às salinas ao norte de Bombaim. Aproximaram-se em silêncio dos depósitos de sal, guardados por 400 policiais, que investiram contra eles com cassetetes. Os protestantes foram tombando, sem esboçar gestos de defesa. Cada coluna que avançava era igualmente abatida.

Homenagem no Second Life

A idéia de DeLappe é caminhar os mesmos 400 quilômetros (240 milhas) que Gandhi percorreu, no Second Life, e no mundo real utilizando uma esteira, especialmente adaptada para controlar o avatar do artista no metaverso. Uma reprodução quase perfeita do ícone histórico indiano. "Sou um artista americano homenageando a história da Índia e a filosofia de vida de Gandhi, tomando para mim certos aspectos da sua marcha", afirma DeLappe. "Mas, ao mesmo tempo, não estou indo à qualquer lugar".

Pacifista, DeLappe ficou famoso pelos seus protestos virtuais contra a Guerra do Iraque, quando publicou no serviço de chat do "America's Army" (famoso game online 3d, oficial para recrutamento no Exército dos EUA) o nome de centenas de soldados mortos durante a ofensiva americana. Esporadicamente, o artista repete este tipo de protesto. No Second Life, contudo, o objetivo é apenas homenagear Ghandi e 'alfinetar' as nações imperialistas.

Se você quiser testemunhar o esforço de Joseph DeLappe, caminhando em sua esteira por todo metaverso, acesse o blog oficial da iniciativa e fique por dentro dos locais no Second Life por onde o "Ghandi virtual" passará nos próximos 26 dias, prazo de cumprimento do evento. Não se sabe ainda se ele passará por alguma ilha brasileira.

Com informações do Wired Blog Network.
Publicidade:

Nenhum comentário: