segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Second Life tem homenagem a Oscar Niemeyer

O professor da Universidade Metropolitana de Tóquio, Hinedori Watanave, juntamente com um grupo de alunos, desenvolveu um arquivo em 3D onde usuários do Second Life poderão visualizar em tempo real, dentro do metaverso, um apanhado histórico-visual da obra do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

A iniciativa de Watanave se deu como uma homenagem aos 100 anos de imigração japonesa ao Brasil. O projeto artístico digital é formado por centenas de imagens que o professor reuniu dentro de "cubos" virtuais que o visitante pode acessar como um arquivo em 3D. Ao clicar em cada um dos cubos, o avatar é transportado para dentro dele e pode ver de diversos ângulos algumas das obras mais famosas de Niemeyer. A interatividade possibilita que o observador fique imerso dentro das linhas e traços do grande arquiteto brasileiro.

O professor Watanave estará no Brasil a partir de hoje para fotografar os projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer, além de registrar também o visual das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto do arquivo em 3D ainda é um protótipo, porém, como Watanave descreve em seu blog, sua obra no Second Life será apresentada no FILE, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, que acontece dia 5 de agosto em São Paulo, dentro da categoria Arte em Mídia.

Abaixo, o próprio Watanave exibe em um vídeo como seu arquivo 3D funciona.



Se o vídeo não funcionar, clique aqui.

Origem: MundoLinden.com

Publicidade:


Um comentário:

nomadebit disse...

Olá, na realidade é nome do professor é HIDENORI Watanave. Ele fez uma excelente apresentação de seu trabalho no FILE 2008, nesta terça.

Abraços,
Carlos