
Escrito por: Teagah Beck
Machinima, termo criado a partir das palavras da língua inglesa machine (máquina) e animation (animação), é tanto uma coleção de técnicas de produção associadas quanto um gênero fílmico. Como uma técnica de produção, o termo diz respeito à computação gráfica produzida através de máquinas domésticas, em oposição à produção através das complexas máquinas programas 3D dos profissionais. Jogos em primeira pessoa costumam ser utilizados. Usualmente, machinimas são produzidos usando ferramentas e recursos disponíveis em um jogo.
História - O primeiro machinima foi feito com o jogo Quake. Lançado em 1996 pelo clã The Rangers, Diary of a Camper foi o primeiro machinima. Um filme mudo curto, durando menos de dois minutos. Na época o termo machinima ainda não existia, e tais filmes eram chamados apenas de "filmes do Quake".
Veja aqui:
Se o vídeo não funcionar, clique aqui.
Machinima Anachronox - Os produtores de Anachronox combinaram várias cenas do jogo em um Machinima com duas horas e meia de duração. Anachronox: The Movie é considerado o melhor machinima já feito, tendo recebido vários prêmios no Machinima Film Festival de 2002.
Parte 1 do filme:
Machinimas sociais - Há machinimas que se destacam, como The French Democracy, de Koulamata. Nesse machinima se conta uma história relacionada aos distúrbios que ocorreram nos subúrbios franceses no final de 2005.
Há também jogos cuja finalidade é a criação de machinimas, como The Movies, da Activision. http://movies.lionhead.com/index.html .
Semana que vem tem mais, muito mais. Abraços. = ]
Fontes: Wikipedia; machinima.com; Activision
Origem: Mundolinden.com
Publicidade:
11 comentários:
Legal Teagah eu naum conhecia esse segmento!,vou começar a observar,gostei mesmo!
Boa sorte nessa sua empreitada aqui,fica na paz abs!
oi mano XD
me lembro desse primeiro video do quake, qdo eu era viciada e tinha uma cla tb.... a matéria tá excelente! o.o to esperando a proxima sair !
bjossss
Rehula
Legal Teagah eu naum conhecia esse segmento!,vou começar a observar,gostei mesmo!
Boa sorte nessa sua empreitada aqui,fica na paz abs!
excelente dica. muito nos interessa o assunto pois estando no meio acadêmico vemos aí uma saída pra alguns artistas e videomakers, além de alguns cineastas. todos serem beneficiados pela tecnologia. q está aí mesmo pra nos auxiliar em nossa vida profissional.
parabéns Teagah Beck, parabéns ao pessoal do blog Mundo Linden. abraços e seguimos aguardando as novas. até +
Eu vi em uma enquete vc falando em machinimas mas nem tive ideia do que era, agora ta explicado^^
Mas e ai tio, vai sair filminho do sl?
Bjinhos
Carlakill Kurosawa
Oi mano =]
Excelente matéria! Adorei... os vídeos show de bola... legal vc aqui mostrando um pouquinho desse segmento pra nós, escolheram o cara certo pra isso, vc mandou muito bem!!! Estamos aguardando a próxima. Parabéns manito! Bjos
Agnes
Ah, muito legal.
Também faço uns filminhos caseiros (muito toscos - hihihi) no Second Life.
Mas também estou trabalhando num projeto maior... mas como leva tempo para achar o cenário correto, criar os efeitos, ter verba para pagar os coadjuvantes (^^) vai levar muito tempo para ficar pronto ;)
Parabéns Th, adorei o tópico ... não conhecia sobre e fiquei mto interessada!
Quero mais! Esperando o próximo post!
Bjos querido
Sensacional. excelentes dicas, ficarei ligada pois muito me interessa o assunto. Não existem muitas machinimas de ficção no Brasil, ao menos não as vejo. e, finalmente, encontrei aqui essa coluna.
parabéns ao pessoal do blog. vlw teagah. abs = ]
[red][b] Uia... :O!!!
Mas tah aí um cara que só tem a nos acrescentar na família!!! Conhecimento total do assunto e fácil explicação pra quem tah de fora!!!
TH, suspeita a parte aqui!!! Você eh fera Tio!!!
Bjossss
Muito Teagah!
eu também não sabia muito bem o que era não, e agora vou acompanhar pra ficar "antenada".
Como sempre, perfeito!
Postar um comentário