segunda-feira, 7 de julho de 2008

Second Life e CLub Penguin estão entre os 10 sites que mais cresceram no Reino Unido

O resultado foi divulgado na nova pesquisa da Nielsen, onde a consultoria acompanha os 10 melhores sites do Reino Unido em média mensal de minutos em uso.

Não existem outros mundos virtuais na lista, que envolve gigantes como MSN Search, eBay e Facebook, mas o desempenho do Club Penguin e principalmente do Second Life, chamou muito a atenção.

Visite Londres no SL. Teleporte-se aqui.

O monitoramento do uso dos sites em minutos, no período de maio de 2007 a maio de 2008, demonstrou que o Club Penguin cresceu 82%, passando de 23 milhões para 42 milhões de minutos, enquanto o Second Life cresceu espantosos 137%, subindo de 125 milhões para a excelente marca de 296 milhões de minutos dedicados ao uso do site oficial em todo o território da "Rainha".

Mas o interessante não é o número de horas dedicadas ao site, mas o número de horas gastas pelos britânicos na utilização do mundo virtual (o que não foi apurado pela consultoria), este dado certamente seria muito maior que o resultado apresentado pela Nilsen. Outro dado importante é que cerca de 52% dos britânicos, nunca tinham nem ouvido falar no Second Life e que a taxa de aprovação do site era de apenas 6%.

Ou seja, se apenas 6% aprovam o site e mesmo assim produzem um efeito capaz de colocar-lo entre os 10 maiores em crescimento, imagine o que seria possível caso sejam implementadas mudanças na relação com o consumidor e facilitadores para manter os novos residentes ativos no sistema.

Websites/incremento total por utilização em minutos - Reino Unido:

Maio 2007 – Maio 2008

Rank




Website



Total UK minutes (millions) May 07



Total UK minutes (millions) May 08

Increase in total minutes (millions)

% increase in total minutes

1




Facebook



462



2,249

1,787

387%

2




YouTube



392



588

196

50%

3




Second Life



125



296

171

137%

4




Google Search



769



885

115

15%

5




Google Maps



63



121

58

91%

6




Wikipedia



116



146

30

26%

7




ASDA



12



37

25

208%

8




iTunes



514



536

22

4%

9




Club Penguin



23



42

19

82%

10




Veoh



9



27

18

195%


Origem: netimperative.com
Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Compre esta moto linda, aqui.

• 18.493 novas inscrições, levando a população a um total de 14.242.394 avatares;

• Pico máximo de 65.732 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 39.790 logados por volta das 07:10 da manhã. Média do dia: 51.958;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 0.97 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.189.401.

Origem: Massively
Publicidade:

sábado, 5 de julho de 2008

Série "Dicas Rápidas do Torley":
28 - Criando texturas em madeira


Sempre temos uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Se o vídeo não funcionar clique aqui



Origem: Mundolinden.com

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 10.428 novas inscrições, levando a população a um total de 14.211.571 avatares;

• Pico máximo de 60.457 avatares logados ao mesmo tempo, às 16:40 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 37.212 logados por volta das 06:35 da manhã. Média do dia: 47.353;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 0.96 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.189.401.

Origem: Massively
Publicidade:

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Cine Mundo Linden: Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Uma homenagem aos 100 anos da imigração japonesa ao Brasil. A Festa Junina teve o apoio da Agência Click, da Livraria Cultura, do São Paulo Convention Bureau e foi produzida pela Meta Mídia Digital.

O evento primou pelo conteúdo de qualidade, onde se misturaram as tradições japonesa e brasileira. Aconteceu um concurso “Avatares do Centenário” com prêmios oferecidos pela Livraria Cultura e São Paulo Convention Bureau. A festa foi realizada na quarta-feira dia 18/06 com a presença de 340 avatares ao longo das 2 horas e meia de duração.

Avatares ganhadores no concurso Luxo:

1º - Analy Amat
2º - Nanny Liotta
3º - Monise Decosta

Avatares ganhadores no concurso Originalidade:

1º - Katiuska Chesnokov
2º - JoseFranco Fisseux
3º - Branco Merlin

Assista agora ao vídeo:


Caso o link não funcione, clique aqui

Origem: Mundolinden.com

Publicidade:

Obras de Tomie Ohtake e Manabu Mabe, em exposição no Centro Cultural Bradesco

Até o dia 30 de julho, a galeria virtual do Centro Cultural Bradesco, no Second Life, exibe parte da mostra “Presença Japonesa na Arte Brasileira: da Figuração à Abstração”, que acontece, simultaneamente, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista (SP).

A exposição reúne obras de consagrados artistas japoneses e nipo-brasileiros, que representam diferentes gerações, entre eles, Tomie Ohtake e Manabu Mabe. A proposta é evidenciar a importância da contribuição dos imigrantes japoneses e seus descendentes para a produção visual brasileira.

A exposição virtual marca o encerramento das comemorações do centenário da imigração japonesa, que trouxe as mais diversificadas atrações e eventos temáticos aos visitantes do Centro Cultural Bradesco.

Sua participação é gratuita, basta se cadastrar no Second Life e realizar o download da plataforma, através do site http://www.mainlandbrasil.com.br/ e na seqüência, acessar o Centro Cultural Bradesco no http://tinyurl.com/2ax7xe .

Centro Cultural Bradesco
Link: http://tinyurl1.co/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: http://tinyurl.com/28duq2
Para conferir a programação completa do Centro Cultural Bradesco acesse o site:
www.fl2.com.br/bradesco

Press Release: CLARA Comunicação
Daniele Merola / Neide Costa / Clarice Caldas
Tel:11 3667-9136, 3667-4065
E-mail: clara@claracomunicacao.com.br


Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 11.486 novas inscrições, levando a população a um total de 14.201.143 avatares;

• Pico máximo de 61.201 avatares logados ao mesmo tempo, às 15:55 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.625 logados por volta das 06:15 da manhã. Média do dia: 48.846;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.02 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.182.861.

Origem: Massively
Publicidade:

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Ganhar dinheiro no mundo do Second Life

A entrevista da Rede Gazeta (Brasil) foi ao ar em junho de 2007, mas continua interessante e atual. Para quem nunca assistiu a esta matéria, vale a pena conhecer.

Assista agora ao vídeo:


Caso o link não funcione, clique aqui


Origem: Mundolinden.com

Publicidade:

Entrevista com o professor Paulo Frias, Universidade do Porto

Um belo trabalho universitário que aborda de forma inteligente o tema Second Life.

O entrevistado é o professor Paulo Frias um dos maiores especialistas em Second Life em Portugal. No Metaverso é responsável pelo avatar Palup Ling e tem um dos blogs de melhor conteúdo sobre o SL (Discursos do outro mundo), primando pela seriedade e inteligência no debate deste tema.

Assista agora ao vídeo:


Caso o link não funcione, clique aqui


Origem: Discursos do outro mundo

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Veja este lindo nascer do Sol, aqui.

• 11.508 novas inscrições, levando a população a um total de 14.189.675 avatares;

• Pico máximo de 61.246 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:55 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 30.041 logados por volta das 06:35 da manhã. Média do dia: 45.695;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 2,74 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.182.861.

Origem: Massively
Publicidade:

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Índices e estatísticas de MAIO/2008 no SL

Mantendo a seriedade de nossas postagens, com exclusividade em língua portuguesa, realizamos mensalmente a análise comparativa da economia e dos dados demográficos do Second Life, com base nas informações oficiais da Linden Lab. Leiam em primeira mão, um resumo exclusivo com as principais estatísticas, sobre o Metaverso da Linden Lab.

Total de horas gastas pelos usuários: 31,9 milhões de horas, um aumento de 10,80% em relação ao mês anterior, demonstranto maior interesse dos atuais residentes em permanecer logados no grid;

Aumento da população total: foram abertas
381.865 novas contas, incremento de 2,83%, elevando para 13.830.008 residentes. Em termos percentuais, manteve o mesmo padrão dos últimos meses;

Contas Premium: o mês de Maio/2008 registrou estabilidade, fechando com 88.585 residentes com conta paga (Premium Account), contra 88.550 de Abril/2008.

Após meses de queda o Brasil registrou uma alta considerável de avatares ativos, 10,80% (2.252 residentes a mais), finalizando o mês de Maio com 24.108 avatares ativos, subindo novamente para a 6ª posição mundial (uma representação de 4,52% da população ativa mundial no SL, acima da média mundial).

Em nível mundial o mês de março registrou aumento no total de usuários ativos, 16.472 usuários ativos a mais em relação ao mês passado, o que corresponde a um acréscimo de 3,19% no total de usuários ativos. O mês de Maio/2008 fechou com 532.606 usuários ativos no mundo. Revertendo a tendência de queda dos últimos 2 meses.

Os TOP 10, representam 81,25% da atividade no SL. E são os seguintes países:

1º EUA (196.523 usuários ativos) - manteve a posição
2º Alemanha (45.724) - manteve a posição
3º Reino Unido (39.844) - manteve a posição
4º Japão (26.371) - subiu 1 posição
5º França (25.996) - caiu 1 posição
6º Brasil (24.108) - subiu 1 posição
7º Itália (22.722) - caiu 1 posição
8º Canadá (17.599) - manteve a posição
9º Espanha (17.567) - subiu 1 posição
10º Holanda (16.325) - caiu 1 posição

• A área total do grid (mapa mundial do SL) cresceu cerca de 19,83% e atingiu a marca de 1.429,65 km2. Um claro reflexo da nova política de preços para aquisição de regiões, que barateou de USD$1750 para USD$1000 o preço de aquisição de uma Estate Land (região ou ilha particular).

• O total de regiões (ilhas) chegou a mais de 21.800 (acréscimo de 3.600 regiões). Demonstra que foi um sucesso a nova política de preços da Linden Lab.

• O total de L$ em circulação no sistema subiu novamente (2,46%), atingindo a marca total de L$5,17 bilhões (novo recorde, batendo o mês anterior), equivalentes a US$19,2 milhões ativos no sistema financeiro do metaverso.

• Houve um aumento considerável no volume total de negociações em L$ (Linden Dollares) no mercado oficial (LindEx-Linden Exchange), de US$8,6 milhões para US$9,38 milhões (um aumento de 9,00%). Os investidores e especuladores do mercado de câmbio do Metaverso continuam acreditando muito na meda virtual (L$).

• A Linden Lab faturou US$625.000 no mês de Maio/2008, apenas com a venda direta de L$ (Linden Dollares), fora do mercado LindEx. Também um pequeno aumento US$ 21.500 em relação ao mês anterior (3,5% de acréscimo na venda direta de Linden Dollares).

Organização:
*Jean Liberato (consultor em web, especialista em redes sociais).
* in world: Liberato Lindman
SL Guru – Consultoria Full Service em estratégias e negócios no Second Life
(11) 8400.9116/(11) 2598.5977


Origem: mundolinden.com
Publicidade:

HOJE: Final da Libertadores ao vivo no Second Life

O programador Sylvio Runo, disponibiliza para todos gratuitamente a transmissão do jogo entre Fluminense X LDU.

Não perca o jogão ao vivo, online para o mundo todo à partir das 19:30 horas de Brasília, na região Pioneer.

Siga este link: NAT HOME CENTER. Faça o teleporte agora mesmo para conhecer o sistema de TV que revolucionou o SL.

Origem: Mundolinden.com
Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Veja este lindo nascer do Sol, aqui.

• 11.070 novas inscrições, levando a população a um total de 14.177.893 avatares;

• Pico máximo de 62.210 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.721 logados por volta das 06:20 da manhã. Média do dia: 49.265;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,02 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.182.861.

Origem: Massively
Publicidade:

terça-feira, 1 de julho de 2008

Encontro sobre a revolução digital inaugura série de eventos no NAVE

No próximo dia 5 de julho será inaugurado o projeto Descolagem, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (RJ) e o Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, que promoverá uma série de eventos na área “Usina de Expressão” do Núcleo Avançado em Educação (NAVE).

O tema da Descolagem de abertura é "A cultura digital e o impacto da tecnologia no mundo moderno", e será desenvolvido por Sílvio Meira, cientista-chefe do C.E.S.A.R., Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, que mescla tecnologia, educação, ensino e pesquisa de forma exemplar; Ronaldo Lemos, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV-Direito Rio, cujos trabalhos estão relacionados aos assuntos Direito, Tecnologia e Cultura; Lúcio Abbondati, médico e desenvolvedor de jogos, que prega os benefícios dos games para o desenvolvimento de um indivíduo saudável e criativo; e Fábio Seixas e Marco Gomes, empresários de sucesso cujos negócios tomaram forma na internet.

O evento contará ainda com uma apresentação multimídia e intervenções do VJ/DJ Nepal. O jornalista e blogueiro Beto Largman é o curador dos eventos e fará a moderação dos mesmos, junto com o pioneiro da internet brasileira Cris Dias.

Os convidados poderão conhecer também a Expo_Games, uma exposição com instalações sobre o universo dos jogos eletrônicos, cuja curadoria é do artista multimídia Batman Zavareze.

O QUE É DESCOLAGEM

Descolagem pode ser uma palestra, mas também uma mesa redonda, um filme, uma performance, um curso, workshop ou o meio de difusão de informação e conhecimento que mais se adequar ao momento, à proposta, ao assunto, ao século em que vivemos.

Na Descolagem, qualquer um pode ter a palavra. Os próximos temas serão anunciados com antecedência no site do NAVE, de modo que o participante que se considera expert no assunto proposto poderá se candidatar a apresentar seu trabalho - seja presencialmente, em vídeo ou em outros formatos adequados. Assim, a palavra é democrática, não se limitando apenas aos nomes conhecidos.

Os meios são a mensagem: uma vez que os temas serão ligados à tecnologia e ao pensamento inovador, as apresentações poderão ser feitas em vídeos gravados, videoconferência, demonstrações de softwares, acesso imediato a sites e até mesmo performances. Os participantes são encorajados a inovar em suas apresentações.

Perguntas podem ser feitas e opiniões podem ser dadas tanto presencialmente como à distância (sujeitas a moderação), uma vez que será possível acompanhar o evento ao vivo, via streaming, pela internet. Ferramentas de blog, microblog, SMS e e-mail serão fundamentais para a transformação da Usina de Expressão do NAVE num espaço de troca de experiências, fazendo com que a comunicação seja a principal tônica dos encontros.

O material das Descolagens (vídeos, estudos, apresentações) ficará disponível on-line após os eventos - assim, o projeto contribui com farto material de pesquisa, tanto para o público interno do NAVE como para o internauta interessado.

SERVIÇO
Sábado, dia 5 de julho de 2008
A partir das 14h
Rua Uruguai, 204 – Tijuca

Os interessados em participar devem enviar uma mensagem para descolagem@gmail.com com o título “Quero Participar” e no corpo da mensagem informar o nome, idade e ocupação. Como o número de inscrições é limitado, enviaremos uma mensagem confirmando o convite. O encontro contará com transmissão ao vivo pela internet, neste site, a partir das 14h30

NAVE

O NAVE é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que utilizem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio. No Rio de Janeiro, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O NAVE é formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários. Modelo similar foi implantado em 2006 pelo Oi Futuro no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, em Recife (PE) – escola pública de horário integral que desenvolve, entre outras atividades, uma fábrica de jogos, onde os alunos aprendem a produzir jogos eletrônicos. Para saber mais sobre a escola, o site www.onave.org.br compila as notícias relevantes sobre o projeto. Releases do NAVE e da Expo_Games seguem anexos.

PARTICIPANTES DA PRIMEIRA EDIÇÃO:

SILVIO MEIRA

Silvio Meira, mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutor em Ciência da Computação pela University of Kent at Canterbury (1985), atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, onde coordena projetos de pesquisa. Fundou o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), instituto dedicado à criação de produtos, processos, serviços e empresas usando Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

http://www.cesar.org.br/
http://www.cin.ufpe.br/
http://smeira.blog.terra.com.br/


RONALDO LEMOS

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo e Mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito - Rio. Presidente da organização internacional iCommons. Professor visitante na Universidade de Oxford. Professor-titular dos cursos de graduação e pós-graduação da FGV Direito - Rio e coordenador da área de Propriedade Intelectual na Escola de Direito da FGV. Autor, dentre outros, do livro Direito, Tecnologia e Cultura e de diversos outros artigos em publicações nacionais e internacionais. Colunista mensal da revista Trip.

www.direitorio.fgv.br
www.overmundo.com.br
www.direitodeacesso.org.br
www.creativecommons.org.br


NEPAL

DJ, videomaker e produtor musical, Nepal vem desenvolvendo seu trabalho na área de mídia digital desde 2000, com a formação do coletivo digital Apavoramento Sound System, formado por artistas multimídia como DJs, editores, VJs e designers, que tem movimentado o mercado carioca com projetos ligados à área de entretenimento e novas mídias para a TV, festivais de música, cinema e perfomances audiovisuais.

http://www.apavoramento.com/


FABIO SEIXAS

Fabio Seixas é empresário e analista de sistemas pela PUC-Rio. Possui 12 anos de experiência em projetos e empresas de internet, já tendo passado por empresas como iBest, Comunique-se, Tessera Internet e WeShow. Foi um dos criadores do Prêmio iBest e fundou sua primeira empresa de comércio eletrônico em 1997. Atualmente é sócio-diretor do Camiseteria.com.

http://blog.fabioseixas.com.br
http://www.camiseteria.com


LUCIO ABBONDATI

Médico homeopata, em 1989 Lúcio fundou o Além da Imaginação, centro cultural em Niterói que dispunha de uma biblioteca especializada em ficção científica, quadrinhos adultos, arte e ufologia, uma videoteca especializada em séries antigas de TV, espaços para jogos e atividades como coral e partidas de RPG. Hoje, além da clínica médica, Lúcio Abbondati desenvolve jogos eletrônicos e de tabuleiro, ministra palestras sobre o lúdico na educação (e suas variações) e tem, em parceria com sua mulher, Lúcia, um livro publicado e um programa no canal 16 da Net.

http://www.criadordejogos.blogspot.com/
http://programamultideias.blogspot.com/


MARCO GOMES

Desenvolvedor de projetos e interfaces para a internet desde o final dos anos 1990. É aficcionado por tecnologia e livros de ficção-científica. Praticante de Parkour, treina o desenvolvimento físico e mental para situações de emergência. Sócio-fundador da Boo-Box, trabalha para tornar o marketing na internet mais interessante e eficiente.

http://boo-box.com
http://marcogomes.com
http://meadiciona.com/marcogomes


BETO Largman

Jornalista e blogueiro especializado em tecnologia, internet e design, Beto Largman gerenciou projetos inovadores ligados a tecnologia e mídias eletrônicas, arte e cultura, além de ter editado revistas, colaborado em inúmeros programas para a TV e realizado projetos de produção musical. Beto Largman é o curador do projeto Descolagem.

http://oglobo.globo.com/online/blogs/largman/
http://br.youtube.com/feiramoderna
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDG83397-8382-15,00-FEIRA+MODERNA.html
http://profile.myspace.com/betolargman

Cris Dias

Um dos primeiros blogueiros do país, é diretor da Vilago, empresa com foco completo no mercado de blogs. Tem mais de 10 anos de experiência como analista de sistemas, sendo cinco deles como líder de equipe, passando por grandes empresas no Brasil, EUA e Canadá. É Administrador de Sistemas Linux desde 2002, com graduação técnica em Marketing.

http://www.crisdias.com/
http://www.vilago.com/


A Ilha Buzios apoia o evento.

Press-Release: Largman comunicação e Meta Mídia Digital
Publicidade:

Amanhã têm Final da Libertadores ao vivo no Second Life

O programador Sylvio Runo, disponibiliza para todos gratuitamente a transmissão do jogo entre Fluminense X LDU.

Não perca o jogão e experimente mais esta novidade criada por um dos melhores programadores brasileiros no Second Life, participe nesta quarta-feira (02/07/2008) à partir das 19:30 horas de Brasília, na região Pioneer.

Siga este link: NAT HOME CENTER. Faça o teleporte agora mesmo para conhecer o sistema de TV que revolucionou o SL.

Origem: Mundolinden.com
Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

DeLorean do filme DeVolta para o Futuro. Veja ele em exposição aqui.

• 11.265 novas inscrições, levando a população a um total de 14.166.823 avatares;

• Pico máximo de 63.010 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:55 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.215 logados por volta das 06:05 da manhã. Média do dia: 50.104;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,41 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.182.861.

Origem: Massively
Publicidade:

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Congresso Second Life na Educação / RJ

Ocorreu no último sábado o Congresso Second Life na Educação, Capítulo Rio de Janeiro, na Faculdade CCAA. A edição carioca do congresso brasileiro sobre o uso do metaverso em atividades educacionais foi promovida simultaneamente na RL (real life ou primeira vida) e no SL.

Após o sucesso da primeira edição, ocorrida em São Paulo em dezembro de 2007, chegou a vez do Rio de Janeiro ser escolhido para sediar o mais importante evento acadêmico brasileiro sobre o uso do Second Life em atividades educacionais.

Embora conhecido por muitos, o SL ainda é um mistério para boa parte dos internautas e, principalmente, para os profissionais do ensino. O evento teve como objetivo, apresentar informações básicas sobre o Second Life como ambiente virtual de ensino e de novos ambientes utilizados na educação, reuniu palestrantes de diversos pontos do país, de instituições como a IBM, ABED, ESAB, Círculo Interativo, UBV e UFRJ.

O congresso foi idealizado pelos professores Carlos Valente e Rodolfo Nakamura e teve a coordenação do professor Marcos Pereira (no SL Archanjo Arcadia), faz parte do calendário de eventos brasileiros em comemoração aos 5 anos de existência do Second Life.

Na ocasião do primeiro evento, foi lançado o livro "Second Life e Web 2.0 na Educação", que apresenta uma parte teórica sobre o assunto e as vivências práticas dos autores, João Mattar e Carlos Valente, dentro desses ambientes. Nesta nova edição do congresso, os temas foram novamente abordados numa visão ampliada e complementada pelas experiências dos demais palestrantes.

Após a mesa redonda, foram lançados oficialmente a segunda edição da revista Avatar Mundos Virtuais e o Grupo de Pesquisadores Brasileiros de SL na Educação, da UBV.

O evento ocorrereu simultaneamente na RL e no SL. A parte física foi realizada no auditório da Faculdade CCAA e a virtual no Teatro Rachel Luzes da Universidade do Brasil Virtual (UBV) na ilha Fortes Perez Cultural.

Para maiores informações sobre o congresso e seus desdobramentos, acesse www.sleducacao.com.br.

Na RL (primeira vida):
Faculdade CCAA
Av. Marechal Rondon 1460 – Riachuelo
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20950-202
Fone: (21) 2156-5000


No SL:
Universidade do Brasil Virtual (UBV)
Teatro Rachel Luzes
Fortes Perez Cultural 139, 229, 30
Contato: Archanjo Arcadia

Origem: Mundolinden.com
Publicidade:

Cine Mundo Linden: Africa Virtual - dirigido por LifeFactory Writer

Um empreendimento real, da ONG Africana Uthango Social Investments.

Uthango é uma entidade local sem fins lucrativos, que defende o desenvolvimento econômico/social da África, sem a destruição de sua cultura e suas raízes. Para ampliar a atuação da entidade, LifeFactory Writer criou este machinima, mostrando que é possível fazer um tour pela África até mesmo dentro do Second Life.

Conheça o site da SL Africa.

Visite no Second Life a região Virtual Africa e faça um Safari Virtual.

Assista agora ao vídeo:


Caso o link não funcione, clique aqui


Origem: Mundolinden.com

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

DeLorean famoso do filme DeVolta para o Futuro. Veja ele em exposição aqui.

• 10.532 novas inscrições, levando a população a um total de 14.155.538 avatares;

• Pico máximo de 63.017 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:45 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 29.728 logados por volta das 06:30 da manhã. Média do dia: 51.032;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 2,02 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.164.337.

Origem: Massively
Publicidade:

sábado, 28 de junho de 2008

Um avatar no RH

Empresas começam a recrutar funcionários no ambiente virtual do Second Life.

A funcionária T-Pink é uma das responsáveis pelo setor de recursos humanos na filial brasileira da empresa alemã T-Systems, uma das maiores do mundo na prestação de consultoria em tecnologia da informação. A executiva chama atenção pelas longas madeixas tingidas de cor-de-rosa, razão do apelido pelo qual é conhecida. Mas realmente inusitado a seu respeito é que T-Pink só existe no Second Life, mundo virtual na internet. Trata-se de um avatar que representa a empresa. Está programada para receber candidatos on-line e fazer uma primeira triagem, com base num roteiro de perguntas cujas respostas são avaliadas, junto com o currículo, por uma equipe de funcionários (de verdade). As demais entrevistas e dinâmicas de grupo se passam no mundo real. Nos últimos três meses, 1.500 candidatos foram avaliados por T-Pink e 144 deles seguiram na seleção. São 15% dos aspirantes a uma vaga na T-Systems, a primeira no Brasil a usar o Second Life com esse propósito. "A seleção ficou mais eficiente", diz André Vieira, diretor de recursos humanos.

André Vieira, da T-Systems, e T-Pink, sua funcionária virtual: seleção on-line

Algumas empresas começaram a explorar o Second Life há dois anos, quando implantaram filiais on-line com o objetivo de divulgar produtos e a própria marca. Elas também já usavam sites de relacionamento, como Orkut e Facebook, em busca de informações sobre os candidatos. O recrutamento virtual é algo bem mais novo. Poucos meses atrás, Microsoft e Hewlett-Packard foram as primeiras a recorrer à internet para selecionar candidatos, nos Estados Unidos e na Europa. Estão interessadas no que diz uma recente pesquisa americana sobre os candidatos a emprego no Second Life: 80% deles têm pelo menos cinco anos de experiência no mercado de trabalho e adoram tecnologia. Ainda que nem todas as vagas ofertadas na internet sejam direcionadas a especialistas na área, observar os candidatos no ambiente virtual tem ajudado a encontrar profissionais com aptidões bastante valorizadas. Uma delas diz respeito à rapidez de raciocínio em frente ao computador. Outra remete à clareza no uso do idioma e, mais básico ainda, à capacidade de escrever sem cometer erros. Como as questões são respondidas no ato, não há oportunidade para eventuais correções.

O Second Life oferece outra vantagem – essa, de ordem financeira. Um espaço permanente no mundo virtual (ou "ilha", segundo o jargão) sai por algo em torno de 4.000 reais, além do dinheiro investido no desenvolvimento de softwares que determinam o formato da entrevista virtual e as perguntas que serão feitas pelo avatar da empresa a cada candidato. Mesmo assim, fazer a pré-seleção on-line custa um terço do valor de uma pré-seleção não convencional. Essa economia se deve, basicamente, ao fato de a entrevista na internet dispensar os custos de manutenção de um espaço físico e tomar menos tempo dos funcionários – dez minutos apenas para a leitura das respostas. Com tudo isso, o Second Life tem se revelado uma ferramenta útil e, por isso, cada vez mais procurada. Diz Louis Vong, vice-presidente da TMP, uma das maiores empresas de recrutamento nos Estados Unidos: "A aplicação com sucesso do novo sistema já despertou o interesse de multinacionais de vários ramos de negócios, e não só de tecnologia". Tudo indica que virão muitas outras T-Pinks por aí.

Origem: REVISTA VEJA.

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

OVNI no SL? Confirme isto aqui.

• 9.876 novas inscrições, levando a população a um total de 14.135.351 avatares;

• Pico máximo de 60.672 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:45 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.519 logados por volta das 06:20 da manhã. Média do dia: 49.030;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,54 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.164.337.

Origem: Massively
Publicidade:

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Gosta de corridas? Conheça PINK’SL – THE WINNER TAKES ALL

O evento promete animar o Second Life e começa hoje. Onde dois pilotos orgulhosos e dois carros possantes alinhados lado a lado numa pista de dragster, disputam quem é o mais veloz. E o vencedor leva tudo em PINK’SL.

Este é o clima em PINK’SL que começa hoje à noite no Second Life. Uma produção 100% brasileira, de alta qualidade. Com realização da SexyLife (Ursula Zehetbauer, Giovanna Graves e Maxh Loon) em parceria com Ze Branagh (Hyperativa), PINK’SL, traz para o Second Life toda a adrenalina do reality show de maior sucesso do Speed Channel dos EUA (retransmitido no Brasil pelo Sportv).

Construído na Ilha Vírgula numa área de 20.000 metros quadrados, o PINK’SL recria o ambiente do reality numa pista de dragster perfeita, arquibancada pra 70 pessoas sentadas, área pra festas, pódio, boxes enfim todo o ambiente necessário para o evento. O responsável pela construção foi o excelente builder brasileiro - Fernzz Beck. O total em prêmios que será distribuído é de L$50.000.

As provas serão realizadas entre 2 grupos: PINK’SL VIP e PINK’SL DRIVERS.
O primeiro grupo, restrito, contará com convidados ilustres. O segundo grupo será aberto a qualquer avatar que deseje colocar suas habilidades e controle emocional à prova.

As inscrições começam hoje na festa de lançamento do evento às 21:00 hs (horário de Brasília) no próprio local do evento. Teleporte-se já, clicando aqui.

Origem: Mundolinden.com

Publicidade:
Vídeo Tutorial: "Como construir no Second Life"

A parceria entre o blog MundoLinden.com e o Prof. Marcello, apresenta uma nova vídeo aula, assista agora:




Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Inaugura hoje Pink´s SL, visite clicando aqui.

• 11.141 novas inscrições, levando a população a um total de 14.125.875 avatares;

• Pico máximo de 60.272 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:45 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.537 logados por volta das 06:20 da manhã. Média do dia: 48.670;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,76 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.164.337.

Origem: Massively
Publicidade:

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ilha gigantesca celebra os 5 anos do SL

Foi com um discurso emocionado que o criador do Second Life, Philip Rosedale, inaugurou um espaço gigantesco que servirá como palco para as festividades dos 5 anos do Second Life nesta última segunda-feira.

Havia tantos convidados no evento que foi quase impossível ver de perto o avatar de Philip sobre o palco, completamente cercado de pessoas. Philip discorreu sobre os 5 anos de pioneirismo desta ferramenta de mundos virtuais 3D em uma conferência com seu avatar e áudio em streaming.

"Vocês estão cercados por este conteúdo sensacional que foi construído por pessoas de todo Second Life. A todos que ainda não viram, e eu aposto que todo mundo em pé aqui na minha frente já viu, eu recomendo que passem algum tempo do seu dia e caminhem por aqui para dar uma olhada; eu vou fazer isso assim que acabar meu discurso. Acho que outra coisa que devemos perceber é como obviamente o Second Life cresceu. Estamos em uma comunidade agora de um quarto de milhão de pessoas usando diariamente o Second Life e talvez um milhão ou mais de pessoas usando-o ativamente. E o crescimento continua. É inacreditável olhar para o passado em apenas alguns anos atrás e perceber como este mundo parecia tão grande e como ele realmente era pequeno em termos de pessoas que estavam ali. E assim, como sempre, estou muito inspirado em ver tudo isso", discursou o criador do SL.





A ilha nomeada de SL5B é, na verdade, um complexo de ilhas que abriga uma série de exposições interessantes sobre o Second Life. São dezenas de construções, esculturas, fotos e vídeos construídos pelos próprios habitantes do Second Life e especialmente escolhidos para fazer parte da festa. Toda a cultura e arte que cresceu nestes 5 anos de metaverso pode ser vista e apreciada de perto, em um festival de luzes, sons e imagens. As esculturas e construções contam um pouco da história do SL, dos vários povos que fazem parte deste mundo e principalmente da criatividade de seus habitantes que tornaram o metaverso um lugar cheio de boas idéias e inovação.



Para aproveitar a festa, diariamente acontecem shows no palco principal com artistas do Second Life cantando ao vivo para uma platéia sempre lotada. A reportagem do SL Informa esteve lá durante a apresentação de um guitarrista italiano que estava empolgando cerca de 60 pessoas que se espremeram na pista para curtir o show. Para se informar sobre a agenda, vá até a página do evento , que é atualizada diariamente.





A partir do dia 30 de Junho, o assunto em exposição muda e a grande ilha SL5B torna-se palco para discussão aberta de outros temas como negócios virtuais, educação, saúde e organizações não-governamentais sediadas dentro do metaverso. A festa acaba dia 07 de Julho com o encerramento oficial das atividades.



Origem: Second Life Informa (iG)

Publicidade:

Habbo Hotel, chega a 100 Milhões de contas abertas!

O mundo virtual infantil demonstra que investir em metaversos é realmente um bom negócio.

Trata-se de um sistema simples, o avatar tem um quarto de hotel e nele faz o que quiser, cria coisas e as vende, compra móveis, faz grupos de relacionamento, cria grupos profissionais, entre outras tarefas que são em sua maioria desenvolvidas pelo público jovem que frequenta o mundo virtual (a maioria dos usuários têm entre 13 e 18 anos).

Cem milhões de contas abertas é realmente um número espetacular, apesar de ter "apenas" oito milhões de usuários ativos por mês (mesmo assim superior a outros mundos virtuais).

A facilidade de acesso (via browser de web - Firefox ou Explorer), o controle do conteúdo (voltado para crianças e jovens) e o acesso gratuito, permitiram ao Habbo chegar a este patamar.

O usuário que registrar o avatar de número 100.000.000 será premiado com um MacBook Air (um notebook na vida real), uma conta free com várias permissões de usuário pago, muitos itens exclusivos para fazer o que bem entender no hotel e alguns benefícos no jogo.

Visite o site brasileiro do Habbo Hotel

Origen: gamesindustry.biz

Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.115 novas inscrições, levando a população a um total de 14.115.734 avatares;

• Pico máximo de 59.985 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.863 logados por volta das 06:25 da manhã. Média do dia: 47.189;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,56 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.191.047.

Origem: Massively
Publicidade:

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Novo acesso à prática de meditação no Second Life!

Numa iniciativa inovadora, o Centro Cultural Bradesco, no Second Life - tradicionalmente visitado por interessados em sua vasta programação de cultura e negócios, abre seu auditório virtual para práticas de meditação e terapias orientais, todos os domingos, das 20h às 21h.

Para proporcionar ao internauta o clima adequado, o espaço ganha, neste horário, nova ambientação, com cores, elementos cenográficos e sons que remetem a estados de relaxamento. As sessões são conduzidas por psicoterapeuta corporal e transpessoal, com técnicas reais.

As sessões combinam técnicas de meditação, música, ensinamentos de do-in, shiatsu, entre outras atividades destinadas a colaborar com a busca pelo equilíbrio.

As práticas são conduzidas pela psicoterapeuta corporal e transpessoal, Ana Micaela, também especialista em cinesiologia psicológica, cura e dinâmica energética do psiquismo, massagem circulatória e corretiva, toques sutis e meditação, entre outras terapias.

Sua participação é gratuita, basta se cadastrar no Second Life e realizar o download da plataforma, através do site http://www.mainlandbrasil.com.br/ e na seqüência, acessar o Centro Cultural Bradesco no http://tinyurl.com/2ax7xe .

Centro Cultural Bradesco
Link: http://tinyurl1.co/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: http://tinyurl.com/28duq2
Para conferir a programação completa do Centro Cultural Bradesco acesse o site:
www.fl2.com.br/bradesco

Press Release: CLARA Comunicação
Daniele Merola / Neide Costa / Clarice Caldas
Tel:11 3667-9136, 3667-4065
E-mail: clara@claracomunicacao.com.br


Publicidade:

São Paulo Convention Visitors Boureau, comemora o Centenário da Imigração Japonesa

Ações incluem distribuição de adesivos e festa no Second Life, o SPCVB entrou no clima das comemorações do centenário da imigração japonesa. Uma das ações promocionais da entidade foi a produção de 15 mil adesivos com os dizeres São Paulo é tudo de bom e o Bairro da Liberdade também, em reverência à região mais oriental da capital paulista.

A iniciativa nasceu de uma parceria com a Seinen Liberdade Acal - Associação Cultural e Assistencial da Liberdade que atua na divulgação das tradições nipo-brasileiras.

Os adesivos foram encartados na edição especial do Jornal Viva Liberdade e distribuídos pelo Grupo de Jovens da Liberdade na Semana Cultural Japonesa, no Bairro da Liberdade, durante a visita do príncipe Naruhito. “Também participamos da blitz da Rádio Transamérica na última quarta-feira, dia 18, para a distribuição de brindes e dos adesivos, além de inserir spots na programação da emissora e um anúncio da nossa campanha publicitária no jornal Nipack, com Serginho Groismann na capa”, destaca Toni Sando, diretor-superintendente do SPCVB.

As comemorações chegaram inclusive ao mundo virtual do Second Life, com a realização de uma festa junina Rokugatsu Matsuri, no dia 18, na Ilha Bradesco. O evento misturou tradições nipônicas e brasileiras com muita música, diversão brincadeiras e entrega de brindes de associados do SPCVB. Foram oferecidos ingressos para o Playcenter e três city tour das agências Ecology, Circuito São Paulo e GoinSão Paulo.

Sobre o SPCVB

Com 24 anos de existência e primeiro Convention & Visitors Bureau da América do Sul, o SPCVB é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, congregando atualmente mais de 500 associados-mantenedores, que representam todos os segmentos do trade turístico paulistano. Seus objetivos são a ampliação do número de visitantes em São Paulo e o aumento de sua estadia em nossa cidade, além de dinamizar o volume de negócios e o mercado de consumo na capital. Para isso, busca integrar setores da sociedade por meio de parcerias público-privadas e facilitar novos projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e da renda da população em São Paulo.

Press Release: SPVCB

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.325 novas inscrições, levando a população a um total de 14.105.619 avatares;

• Pico máximo de 62.703 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 33.939 logados por volta das 11:50 da manhã. Média do dia: 48.185;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,09 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.191.047.

Origem: Massively
Publicidade:

terça-feira, 24 de junho de 2008

Disney aposta em mundo virtual para os pais

A empresa que investiu pesado ao comprar o Club Penguin (rede social e mundo virtual infantil) pagando mais de 700 milhões de dólares, pretende buscar interatividade com os adultos e não apenas com as crianças.

Uma nova rede social em formato de mundo virtual será criado e já está em fase de desenvolvimento, chamará DisneyFamily.com e terá como base a troca de informações, principalmente entre mães, ao estilo Twitter (pequenas mensagens postadas durante o dia, no máximo em 140 caracteres).

Um dos principais temas que devem surgir como conteúdo neste sistema, será a discussão sobre o controle do conteúdo digital por parte dos pais. Muita polêmica em torno do assunto, porém, com a prática dos pais em mundos virtuais voltados para eles, a Disney pretende desmistificar isto e trazer também toda a família para o novo universo.

Após Nickelodeon e Mattel se darem muito bem com seus metaversos infantís a
Disney, também investirá pesado neste segmento a partir de agora.

Origem: paidcontent.org
Publicidade:

Tutoriais: Torley Linden ensina a trocar sua aparência com os novos avatares

Após a pesquisa de opinião, acerca dos novos modelos para avatares básicos, Torley fez este vídeo abaixo que ensina a todos como efetuar a troca de visual.

Encontre o seu modelo favorito e vista-se com ele. Já estão constando no seu inventário padrão. Veja agora como fazer:



Origem: Mundolinden.com

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite a praça de aniversário do SL clicando aqui.

• 9.987 novas inscrições, levando a população a um total de 14.095.029 avatares;

• Pico máximo de 62.954 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.988 logados por volta das 06:25 da manhã. Média do dia: 49.906;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,09 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.191.047.

Origem: Massively

Publicidade:

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Second Life comemora 5º aniversário e a festa é toda sua

Começa hoje o calendário oficial de eventos coordenado pela Linden Lab, para comemorar o 5º ano de existência de seu Metaverso.

Muita festa, diversão, eventos culturais, eventos profissionais, palestras, concursos e atividades, que serão realizadas in-world (dentro do Metaverso) e na vida real (RL).

A primeira semana de eventos será dedicada ao público produtor e consumidor de arte, moda, machinimas (vídeo) e música. Na segunda semana, ocorrerão eventos dedicados aos negócios, educação, saúde e organizações não lucrativas.

Portanto de 23 de junho a 7 de julho, muita coisa interessante acontecerá na região exclusiva para estes eventos, toda preparada pela Linden Lab.

Para participar, visite a página oficial com a programação e o nome dos responsáveis pelos eventos. Tudo será em língua inglesa.

Origem: mundolinden.com
Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.253 novas inscrições, levando a população a um total de 14.085.042 avatares;

• Pico máximo de 62.968 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:45 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 39.511 logados por volta das 03:55 da manhã. Média do dia: 51.463;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,17 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.193.192.

Origem: Massively

Publicidade: