domingo, 18 de março de 2007

Lançada versão 'alpha' do primeiro cliente terceirizado do Second Life

O SLeek permite que os residentes acessem o grid sem o uso do motor gráfico 3D, para ações como checagem de inventário, mensagens IM, etc. A iniciativa só foi possível graças à liberação pública do código do navegador, por parte da Linden Labs.


O Sleek é o primeiro cliente Second Life, que se tem notícia, produzido por programadores não ligados direta ou indiretamente à Linden Labs. Há cerca de 3 meses, a gestora do mundo virtual havia anunciado que abriria o código fonte do seu navegador, permitindo uma maior aceleração do seu desenvolvimento. Esta iniciativa é também conhecida como libSecondLife, e possibilitou o surgimento do Sleek.

O que chama a atenção neste mini-cliente, é que o mesmo permite o acesso ao grid do Second Life em situação nas quais o residente não precisa necessariamente visualizar seu avatar e rodar o motor grafico 3D do sistema. Quantas vezes entramos no mundo virtual, por exemplo, para checar o nosso inventário, ou responder mensagens IM que recebemos? No Sleek estas ações são possíveis, sem que você utilize todo processamento e memória do seu computador.

Não se trata, no entanto, de um novo navegador. Não se pode construir, caminhar ou voar pelo Sleek. Não se pode usar nenhum recurso atribuído a avatares. Mas trata-se de um intercomunicador e verificador de recursos relacionados à sua conta na Linden. Logo na inicialização do mini-cliente, verificamos a famosa tela de abertura do navegador oficial do Second Life. A presença desta tela no sisteminha tem o objetivo tão somente de mostrar as informações nela contidas, baseadas em um servidor web com motor java. Os adeptos do libSecondLife poderão, inclusive, localizar o link real para esta página.


A Linden apoia oficialmente qualquer iniciativa como o Sleek. Eles inclusive apreciam o fato dos seus usuários poderem acessar e interagir no grid, sem necessariamente utilizar o sistema 3D do Second Life. A vantagem está na economia de processamento que poderá ocorrer nos servidores caso boa parte dos residentes passem a utilizar o Sleek, diminuindo consideralvamente os problemas de 'lag' e 'crashs'. Existem informações não oficiais de que a própria Linden poderá 'adquirir' as melhores idéias e produtos, baseados em seu código aberto, tornando-os 'sistemas oficiais secundários do Second Life'.

Download agora o SLeek.
Download do código fonte do Sleek, em linguagem 'C#'.
Requer .NET Framework 2.0 para rodar.



Com informações do 3pointD.

Um comentário:

Anônimo disse...

excelente aplicativo ! ja organizei todo meu inventario com ele sem entrar no second life 3d ! posso fazer isso em qualquer computador e roda até no meu pendrive ! dica matadora debora parabens !!