sábado, 29 de dezembro de 2007

Portugal tem nova universidade no Second Life

A Universidade Católica Portuguesa entra no mundo virtual através do curso de arquitetura, com a responsabilidade social como critério no mundo paralelo.

Na vanguarda das novas tecnologias, a Universidade Católica Portuguesa, através do curso de arquitetura que o pólo de Viseu ministra, entrou na realidade virtual, no Second Life. Os alunos de arquitetura foram convidados a desenvolver o projeto de uma ilha, que compraram, e que agora vão solucionar arquitetonicamente.

Segundo o professor e arquiteto António Carvalho, entrar desde o início neste mundo virtual “é um algo a mais”, pois o intercâmbio entre os residentes é muito grande. Para a UCP é sinal de “uma grande abertura”, aponta o arquiteto à Agência Ecclesia, que afirma que na universidade não há uma “visão tradicionalista”, mas antes uma “responsabilidade social do arquiteto”.

Sendo uma proposta que apresenta a possibilidade de vidas paralelas, o professor de arquitectura da UCP assume que este projeto “não pretende substituir a realidade, mas complementá-la”, garante, permitindo fazer experiências em novas soluções e produtos. Esta é uma oportunidade para marcar presença “com uma atitude responsável, pró-ativa dos alunos neste universo”, sublinha António Carvalho. O arquiteto condiciona “para melhor ou para pior” os espaços sociais. O espírito da responsabilidade deve ser transportado também para essa realidade virtual.

O fato do curso de arquitetura estar sediado no pólo de Viseu é outra vertente positiva, segundo António Carvalho. A interioridade da cidade não diminui a abertura ao resto do país e à outros países. As novas tecnologias são atualmente uma resposta ao isolamento e o Second Life “permite debater e discutir com residentes”, neste caso arquitetos, online e em tempo real.

Habituados a lidar com as novas tecnologias, o projeto foi bem aceito pelos os alunos. Foram convidados a desenvolver o projeto da ilha os primeiros quatro alunos que se inscreveram no desafio. Os espaços que serão criados para servir, posteriormente, aos restantes alunos do curso, em que possam divulgar e publicar ali seus projetos acadêmicos.

A inauguração oficial da ilha será feita durante o Open House/Festa de Arquitetura 2008, que ocorrerá em 14 e 15 de Fevereiro. Até lá, quem quiser seguir esta aventura virtual poderá acompanhar sua evolução a partir do endereço www.secondlife-ucp.blogspot.com.

Origem: Agência Ecclesia.
Publicidade:

Nenhum comentário: